Concreto Aparente: O Que É, Vantagens e Dicas de Como Usá-lo no Projeto

O concreto aparente é uma técnica construtiva onde o concreto, componente da estrutura das construções, permanece à vista na arquitetura do imóvel. Essa técnica quando aplicada evita o uso de revestimentos e demais materiais de acabamento em sua superfície. 

O resultado estético fica incrível e a versatilidade do concreto aparente é de encher os olhos visto que aplicação pode agregar valor e personalidade tanto as áreas internas como externas de um projeto.

Nesse contexto, se você é aluno ou profissional da área de engenharia, arquitetura ou se identifica com assuntos relacionados à construção civil, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, vamos abordar as principais características estéticas e técnicas que tornam o concreto aparente o “queridinho” de muitas construções. Confira!

Os projetos de casas de bloco de concreto aparente e amplas janelas em vidro são repletos de personalidade

1. Os projetos de casas de bloco de concreto aparente e amplas janelas em vidro são repletos de personalidade. Fonte: Pinterest

Veja também: Laje Nervurada – Descubra Por Que Ela é Econômica e Veja 15 Exemplos

O que é concreto aparente?

O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil e se trata do resultado da combinação entre cimento, areia (ou outros agregados miúdos), pedra brita e água. Neste processo, o cimento ao ser hidratado pela água, forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de areia e pedra brita.

Mas, afinal como é feito o concreto aparente? A partir da composição mencionada acima o concreto é colocado em formas para posterior endurecimento. Após as etapas de endurecimento, o concreto aparente, como o próprio nome já diz, fica à vista na decoração do ambiente e desconsidera o uso de revestimentos e demais acabamentos para cobrir sua superfície.

Concreto aparente e ripas de madeira estruturam a fachada da casa

2. Concreto aparente e ripas de madeira estruturam a fachada da casa. Fonte: Pinterest

O concreto que conhecemos hoje surgiu em meados do século XIX, passou a dominar o mercado de construção civil no mundo depois da década de 1940 e mais adiante foi considerado como a principal marca do movimento modernista. Le Corbusier, arquiteto e identificado como pioneiro do movimento modernista, certamente foi um dos primeiros a considerar o concreto mais do que material de construção. 

O concreto aparente compõe o projeto do Edifício da Associação de Proprietários de Moinhos criado por Le Corbusier

3. O concreto aparente compõe o projeto do Edifício da Associação de Proprietários de Moinhos criado por Le Corbusier. Fonte: Pinterest

Nas décadas seguintes o concreto foi deixado de lado, retornando apenas com o surgimento da Arquitetura Brutalista, que fez uso do concreto em diversos projetos pelo mundo. Nos anos 2000 essa tendência voltou e, hoje, o concreto vem ganhando cada vez mais destaque e sendo incorporado em inúmeros projetos residenciais, comerciais, rurais, margeando tanto as esferas públicas (construção de pontes, viadutos, hospitais, escolas…) quanto as privadas (imóveis corporativos).

Prédio do Governo Central de Orange County estruturado em concreto aparente (EUA) é referência da arquitetura brutalista

4. Prédio do Governo Central de Orange County estruturado em concreto aparente (EUA) é referência da Arquitetura Brutalista. Fonte: Pinterest

Qual a diferença entre concreto aparente e cimento queimado?

Apesar de se aproximarem nas características visuais é importante ressaltar que o concreto aparente não é o mesmo que o cimento queimado.

O concreto aparente como já mencionado é uma técnica construtiva e, portanto, pode estar presente de diferentes formas no imóvel podendo compor a estrutura de uma viga, uma parede e um pilar, por exemplo. Enquanto o cimento queimado se trata de um tipo de revestimento, feito com argamassa especial e com aspecto mais polido.

Revestimento de piso de cimento queimado e teto em concreto aparente

5. Revestimento de piso de cimento queimado e teto em concreto aparente. Fonte: Pinterest

Por que usar concreto aparente?

A aplicação do concreto aparente proporciona diversos benefícios para a construção. O arquiteto Oscar Niemeyer, por exemplo, foi um grande incentivador do uso do concreto aparente no Brasil visto que grande parte dos seus projetos contavam com a presença desse material. Confira abaixo algumas das vantagens de aplicá-lo no seu projeto.

Versatilidade

O concreto aparente pode ser usado tanto nas fachadas das casas e edificações como nas áreas internas de um imóvel. A beleza peculiar e cheia de personalidade do concreto aparente é capaz de se conectar aos mais diversos estilos de decoração, variando do rústico ao contemporâneo.

Durabilidade

Uma vez que o processo de cura do concreto aparente é feito corretamente, o material se tornará mais resistente e portanto irá demandar de menos manutenções corretivas no futuro. 

Quando o processo de cura do concreto aparente é feito corretamente o material se torna muito resistente

6. Quando o processo de cura do concreto aparente é feito corretamente o material se torna muito resistente. Fonte: Pinterest

Economia

O concreto aparente acaba se tornando uma alternativa mais econômica na construção uma vez que não necessita de reboco e demais revestimentos para cobrir sua superfície. Além disso, sua estrutura demanda de menos manutenções no decorrer dos anos. 

Concreto aparente com acabamento ripado em madeira valoriza a fachada do imóvel

7. Concreto aparente com acabamento ripado em madeira valoriza a fachada do imóvel. Fonte: Pinterest

Valorização do projeto 

Por conta do estilo, da personalidade estética, da durabilidade e da economia gerada na aplicação desse material, uma coisa é possível afirmar: o uso do concreto aparente na construção acaba por valorizar o imóvel. As casas de bloco de concreto aparente inclusive apresentam um charme a parte. 

Invista em casas de bloco de concreto aparente

8. Invista em casas de bloco de concreto aparente. Fonte: Pinterest

Onde aplicar o concreto aparente?

O concreto aparente é um material versátil e pode ser usado na parte estrutural de diferentes imóveis, indo dos residenciais até os corporativos, refletindo um toque moderno à fachada. Vale comentar que o concreto aparente quando exposto na fachada do imóvel ou nas demais áreas externas do terreno é recomendado utilizar um impermeabilizante sobre o concreto aparente, evitando que os blocos fiquem danificados por meio das intempéries (sol, chuva, vento…).

Utilize um impermeabilizante sobre o concreto aparente para evitar que o concreto fique completamente exposto as intempéries

9. Utilize um impermeabilizante sobre o concreto aparente para evitar que o concreto fique completamente exposto as intempéries. Fonte: Pinterest

Em ambientes internos o concreto aparente também é muito bem-vindo e pode aparecer principalmente em forma de paredes, forros de teto e escadas trazendo estilo único e repleto de personalidade para o cômodo. Na decoração, o concreto aparente pode conversar com diferentes estilos (rústico, contemporâneo, urbano, minimalista…), mas dentre tantos, um em especial acaba se destacando: o estilo industrial.

 O concreto aparente pode aparecer principalmente em forma de paredes, forros de teto e escadas

10. O concreto aparente pode aparecer principalmente em forma de paredes, forros de teto e escadas. Fonte: Clube do Concreto

Nesse contexto se a ideia é incorporar o estilo industrial no espaço, procure combinar o concreto aparente com móveis de ferro e madeira, fiações aparentes, luminária trilho e spots de luz com acabamento em preto e revestimento tijolinho.

Combine concreto aparente com móveis de ferro e madeira, fiações aparentes e luminária trilho

11. Combine concreto aparente com móveis de ferro e madeira, fiações aparentes e luminária trilho. Fonte: Inova Concreto

Veja também: Loft Industrial: Confira 13 Exemplos Que Vão Transformar Seus Projetos

Para quem se identifica com um estilo mais tradicional, pode usar do concreto aparente textura cinza apenas para uniformizar as imperfeições do material, deixando a sua superfície mais uniforme. Agora se a ideia é trazer um toque de cor ao espaço é possível usar o concreto aparente textura colorido, como no exemplo abaixo.

Projeto com concreto aparente textura colorida

12. Projeto com concreto aparente textura colorida. Fonte: Projeto Habitissimo

Você gostou do nosso post sobre concreto aparente? Então, aproveite a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Concreto Armado: Entenda Quando é a Melhor Escolha Para o Projeto” e descubra quais são as particularidades desse sistema construtivo.