Edifício Viadutos: Conheça o Prédio Icônico Desenhado por Artacho Jurado

O Edifício Viadutos é um prédio icônico que foi desenhado por João Artacho Jurado nos anos 50. Localizado no centro de São Paulo, mais especificamente, na Praça General Craveiro Lopes, número 19, no bairro da Bela Vista, o prédio certamente chama a atenção de todos os moradores locais e visitantes da região.

A estrutura majestosa e imponente do Edifício Viadutos, com 368 apartamentos divididos pelos seus vinte e sete andares, deixa qualquer arquiteto e engenheiro de boca aberta. Conheça de perto informações peculiares sobre João Artacho Jurado e as características que tornaram o Edifício Viadutos uma preciosidade da arquitetura brasileira.

O Edifício Viadutos é um prédio icônico que foi desenhado por João Artacho Jurado. Fonte: Mapio

1. O Edifício Viadutos é um prédio icônico que foi desenhado por João Artacho Jurado. Fonte: Mapio

Edifício Viadutos: história e arquitetura

Localizado no centro de São Paulo, mais precisamente, na Praça General Craveiro Lopes, n° 19, no bairro da Bela Vista, o famoso Edifício Viadutos foi desenhado por João Artacho Jurado nos anos 50 e tirado do papel por meio da empresa Monções Construtora e Imobiliária S.A. 

Na época o projeto de Artacho Jurado Edifício Viadutos foi alvo de grandes críticas, visto que sua estrutura refletia uma mistura de diferentes estilos arquitetônicos como a Art Nouveau (movimento caracterizado pelo uso de linhas curvas, irregulares e assimétricas, bem como, mosaicos e formas como folhagens, flores e animais), clássico, a Art Déco (caracterizado pelo uso de formas geométricas, ornamentos e design abstrato) e moderno.

O Edifício Viadutos reflete uma mistura de diferentes estilos arquitetônicos. Fonte: Veja São Paulo

2. O Edifício Viadutos reflete uma mistura de diferentes estilos arquitetônicos. Fonte: Veja São Paulo

A construção majestosa e imponente do Edifício Viadutos São Paulo é marcada pela presença de 368 apartamentos sabiamente divididos em vinte e sete andares. A diversidade de plantas, por sua vez, resultou em oito tipos de apartamentos diferentes, aos quais foram recebidos positivamente pela burguesia da época. Ao todo 12 elevadores oferecem suporte para a movimentação das pessoas pelo prédio.

O Edifício Viadutos conta com a presença de 368 apartamentos sabiamente divididos em vinte e sete andares. Fonte: Carlos Alkmin

3. O Edifício Viadutos São Paulo conta com a presença de 368 apartamentos sabiamente divididos em vinte e sete andares. Fonte: Carlos Alkmin

A cobertura do Edifício Viadutos com certeza é um dos pontos fortes dessa grandiosa construção, já que oferece uma magnífica visão 360 graus da cidade. Neste ponto alto também está localizado o salão de festas do condomínio.

A cobertura do Edifício Viadutos oferece uma magnífica visão 360 graus da cidade. Fonte: Prédios de São Paulo

4. A cobertura do Edifício Viadutos SP oferece uma magnífica visão 360 graus da cidade. Fonte: Prédios de São Paulo

Vale comentar que o Edifício Viadutos São Paulo conta com uma fachada ativa (trata-se da ocupação da fachada localizada no alinhamento de passeios públicos para uso não residencial com acesso aberto à população), com uma marquise no térreo arborizada e uma farmácia.

O Edifício Viadutos conta com uma fachada ativa. Fonte: Arte Fora do Museu

5. O Edifício Viadutos SP conta com uma fachada ativa. Fonte: Arte Fora do Museu

O Edifício Viadutos SP representa um marco histórico na paisagem paulistana e foi um dos primeiros a possuir placa solar, a fim de reduzir os custos de energia do condomínio. No entanto, o Edifício Viadutos ao ser tombado, em 2002, como Patrimônio Histórico pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico (CONPRESP), foi exigido a retirada dos painéis do prédio.

Mas, afinal quem foi João Artacho Jurado?

João Artacho Jurado era proprietário da Imobiliária Monções S.A. e foi responsável pela construção de vários prédios residenciais dispersos pela cidade de São Paulo nos anos 30, 40 e 50 – época do “boom imobiliário”.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, Artacho Jurado não possuía diploma de arquitetura ou engenharia. Dessa maneira, seus projetos eram assinados por outros colaboradores, o que de certa forma causava desconforto ao CREA (órgão responsável por fiscalizar as placas de obra), já que apesar do consentimento de outros profissionais, o nome de maior destaque sempre era o de João Artacho Jurado.

O famoso Edifício Viadutos foi desenhado por João Artacho Jurado nos anos 50. Fonte: Pinterest

6. O famoso Edifício Viadutos foi desenhado por João Artacho Jurado nos anos 50. Fonte: Pinterest

Seus projetos eram pensados de forma a atender principalmente as classes média-alta e alta. E as construções que refletiam essa mistura de estilos arquitetônicos (Art Nouveau, clássico, Art Déco e moderno) sempre iam além do morar, ou seja, essas obras traziam consigo uma coleção de serviços e opções de lazer como piscinas, terraços, salões de festas e bares na coberturas.

Além do Artacho Jurado Edifício Viadutos, podemos destacar outros projetos de sua autoria como: Edifício Verde Mar, Edifício Bretagne, Edifício Piauí, Edifício Enseada e Edifício Parque das Acácias.

E aí, o que você achou sobre o icônico Edifício Viadutos de Artacho Jurado? Gostou?! Então, se você deseja conhecer mais de perto as diferentes obras de João Artacho Jurado, saiba que existe um livro “Artacho Jurado- Arquitetura Proibida” que retrata muito bem sua trajetória.