O Que é Paisagem Urbana? Entenda o Conceito +Exemplos

Paisagem urbana é a arte de tornar coerente e organizado, o emaranhado de casas, edifícios, viadutos, ruas e demais espaços que compõem o ambiente urbano.

Segundo Gordon Cullen, influente arquiteto e urbanista britânico, essa coerência e organização que o conceito da paisagem urbana retrata, exerce uma forte influência na criação de projetos de arquitetos e urbanistas uma vez que é possível realizar análises sequenciais e dinâmicas da paisagem urbana a partir de premissas estéticas.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post vamos nos aprofundar no conceito de paisagem urbana, entender suas diferenças em relação à paisagem rural, bem como, destacar elementos que compõem a paisagem urbana e a paisagem rural. Confira!

O que é paisagem urbana?

Paisagem urbana é a arte de tornar coerente e organizado, o emaranhado de casas, edifícios, viadutos, ruas e demais espaços que compõem o ambiente urbano.

Segundo Gordon Cullen, influente arquiteto e urbanista britânico, essa coerência e organização que o conceito da paisagem urbana retrata, exerce uma forte influência na criação de projetos de arquitetos e urbanistas uma vez que é possível realizar análises sequenciais e dinâmicas da paisagem urbana a partir de premissas estéticas.

Veja também: O Que é Paisagem Cultural? Significado e Exemplos no Brasil e no Mundo

A análise da paisagem urbana exerce uma forte influência na criação de projetos de arquitetos e urbanistas: retrato da cidade do Rio de Janeiro. Fonte: Pixabay

1. A análise da paisagem urbana exerce uma forte influência na criação de projetos de arquitetos e urbanistas: retrato da cidade do Rio de Janeiro. Fonte: Pixabay

Cullen para estruturar melhor o conceito de paisagem urbana recorre a três aspectos, sendo eles:

  • Ótica: se trata da visão propriamente dita e, formada por meio de percepções sequências dos espaços urbanos. Por exemplo, primeiro se avista uma rua, em seguida se entra em uma praça, que sugere um novo ponto de vista de uma construção histórica e assim por diante.
  • Local: está ligado às reações das pessoas com relação a sua posição no espaço urbano, ou seja, está atrelado diretamente ao sentido de localização e as sensações provocados por esses espaços (abertos, fechados, dentro, fora…). Por exemplo, “estou aqui fora”, e seguidamente, “vou entrar em um novo espaço”.
  • Conteúdo: envolve a construção da cidade, suas escalas, cores, texturas e estilos que caracterizam as casas, edifícios, setores da malha urbana (ruas, viadutos, pontes…) e demais espaços.
Paisagem urbana desenho. Fonte: Adaptado por Adam (2007) de Cullen (1983) - Livro Paisagem Urbana - Gordon Cullen

2. Paisagem urbana desenho. Fonte: Adaptado por Adam (2007) de Cullen (1983) – Livro Paisagem Urbana – Gordon Cullen

Diferenças entre paisagem urbana e rural

Afinal, qual a diferença entre paisagem urbana e rural? Paisagem rural e paisagem urbana possuem características específicas e diferenças visuais que facilitam a identificação de ambas. Na paisagem rural, por exemplo, é comum observar a presença abundante de áreas verdes, plantações e espaços de criação de animais. A fauna e a flora são mais diversificadas e em geral a aglomeração de pessoas é menor.

Atividades sobre paisagem rural e urbana: espaços verdes com árvores, plantações, criação de animais são alguns dos elementos que compõem a paisagem rural. Fonte: Pixabay

3. Atividades sobre paisagem rural e urbana: espaços verdes com árvores, plantações, criação de animais são alguns dos elementos que compõem a paisagem rural. Fonte: Pixabay

Por outro lado, na paisagem urbana é possível destacar a presença de inúmeros prédios, casas, escolas, hospitais, supermercados, setores da malha urbana (ruas, viadutos, pontes…) e uma maior concentração de pessoas.

A poluição visual (outdoors, faixas em muros e pote), sonora (som ultrapassa o limite auditivo normal) e ambiental (ilhas de calor, falta de drenagem no solo, poluição de rios, poluição do ar..) é mais perceptível na paisagem urbana, do que em relação a paisagem rural. Contudo, apesar dessa imagem negativa muitas vezes associada aos grandes centros urbanos, cabe salientar que a infraestrutura encontrada na composição da paisagem urbana costuma ser melhor do que aquelas que compõem a paisagem rural.

Atividades sobre paisagem rural e urbana: avenidas, ruas, pontes são alguns do elementos que compõem a paisagem urbana. Fonte: Pixabay

4. Atividades sobre paisagem rural e urbana: avenidas, ruas, pontes são alguns do elementos que compõem a paisagem urbana. Fonte: Pixabay

Logo, é fundamental que as cidades trabalhem a favor do planejamento urbano de forma a melhorar a qualidade de vida coletiva por meio de ações políticas, ambientais, sociais, entre outras.

Quais os tipos de paisagens urbanas?

Casas, grandes edifícios, pontes, viadutos, ruas, avenidas, ciclofaixas, trânsito de pedestres e veículos, construções considerados patrimônio histórico, monumentos, parques urbanos, hospitais, escolas, poluição sonora, visual e do ar são alguns dos elementos que compõem a paisagem urbana.
Casas, grandes edifícios, pontes, viadutos são alguns dos elementos que compõem a paisagem urbana. Fonte: Pixabay

5. Casas, grandes edifícios, pontes, viadutos são alguns dos elementos que compõem a paisagem urbana. Fonte: Pixabay

Agora que você já está por dentro do conceito de paisagem urbana, suas diferenças em relação a paisagem rural, e quais elementos que fazem parte da sua composição, continue com a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “O Que é Espaço Urbano? Tudo Que Você Precisa Saber!” Além disso, deixo como recomendação a leitura do livro “Paisagem Urbana – Gordon Cullen”. Até a próxima! 🙂