Athos Bulcão: Biografia, Obras e Curiosidades Que Vão Te Surpreender

Athos Bulcão foi escultor, pintor, desenhista e tornou-se conhecido por meio de suas obras realizadas em azulejos, nas quais se destacavam os grafismos com base em cores e formas geométricas.

Quer conhecer mais sobre a biografia e carreira desse ilustre artista plástico que nos deixou em 2018? Então, atente-se aos próximos tópicos. Neste post vamos compartilhar a biografia, as obras e curiosidades sobre a vida e carreira de Athos Bulcão. Confira!

Quem foi Athos Bulcão? Conheça a biografia do artista

Athos Bulcão foi escultor, pintor, desenhista e tornou-se conhecido por meio de suas obras realizadas em azulejos, nas quais se destacavam os grafismos com base em cores e formas geométricas.

Nascido no Catete, Rio de Janeiro, em 2 de julho de 1918, Athos passou sua infância em uma casa ampla em Teresópolis. Perdeu sua mãe, Maria Antonieta da Fonseca Bulcão aos cincos anos de idade e foi criado pelo pai Fortunato Bulcão – amigo e sócio de Monteiro Lobato.

Durante sua infância sempre esteve muito próximo da arte. Isso porque, na família suas irmãs o levavam frequentemente ao teatro, ao Salão de Artes, à ópera, à Comédia Francesa e demais eventos na região. No decorrer da vida, Athos Bulcão cultivou amizades com grandes artistas brasileiros, os quais foram responsáveis por sua formação. Jorge Amado, Pancetti, Vinicius de Moraes, Fernando Sabino, Enrico Bianco – que o apresentou a Burle Marx, Milton Dacosta, Manuel Bandeira entre outros.

Em 1939, Athos Bulcão Brasília abandonou os estudos em medicina para dedicar-se à pintura. Em 1944, realizou a primeira mostra na inauguração da sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil. Em 1952, passou a recortar imagens fotográficas de origens diversas e montou novos conjuntos por ele fotografados. Em 1955, Athos Bulcão passou a trabalhar com o arquiteto Oscar Niemeyer e, em 1957, passou a integrar o grupo responsável pela arquitetura e decoração de Brasília.

Veja também: Conheça a Trajetória de Sucesso de Brunete Fraccaroli, a Arquiteta das Cores

Athos Bulcão tornou-se conhecido por suas obras realizadas em azulejos. Fonte: Archtrends Portobello

1. Athos Bulcão tornou-se conhecido por suas obras realizadas em azulejos. Fonte: Archtrends Portobello

Artista de rara sensibilidade, Athos Bulcão deixou sua marca em diversos murais, painéis e relevos de prédios públicos espalhados pelo Brasil. Entre os mais famosos estão as paredes do Congresso Nacional, a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima e o Aeroporto Juscelino Kubitschek, todos localizados na cidade de Brasília. Além do Brasil, Athos também realizou trabalhos em Cabo Verde, Argélia, Itália, Argentina e França.

O artista Athos Bulcão que já estava em tratamento contra o mal de Parkinson faleceu aos 90 anos no Hospital Sarah Kubitschek da Asa Sul, em Brasília, após uma parada cardiorespiratória. O hospital em questão inclusive transpira por entre os ambientes internos obras criadas por Athos Bulcão. No dia 2 de agosto de 2018, ano em que Athos Bulcão completaria 100 anos de idade, o Google em sua homenagem lançou um Doodle no qual apareciam as formas dos famosos azulejos do artista.

E as homenagens não param por aí. Em 2014, o Athos Bulcão Hotel, conhecido como Athos Bulcao Hplus Executive Hotel, foi inaugurado em Brasília carregando o nome do artista como identidade. O Athos Bulcão Hotel dispõe para todos os hóspedes WiFi grátis em todos os quartos, estacionamento no local e uma piscina ao ar livre durante todo o ano.

“Artista eu era. Pioneiro eu fiz-me. Devo a Brasília esse sofrido privilégio. Realmente um privilégio: ser pioneiro. Dureza que gera espírito. Um prêmio moral”.

Athos Bulcão

Seus trabalhos foram aplicados a prédios públicos em pontos turísticos espalhados por todo Brasil. Fonte: IARQ

2. Seus trabalhos foram aplicados a prédios públicos em pontos turísticos espalhados por todo Brasil. Fonte: IARQ

Azulejos Athos Bulcão: trabalhos em Brasília

Athos Bulcão deixou sua marca em diversos edifícios do Brasil e mundo. Confira abaixo alguns dos principais trabalhos realizados pelo artista em Brasília.

  • Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubstichek (azulejos Athos Bulcão fazem parte das salas de embarque doméstico e internacional e compõe o painel de chapas metálicas do Conector Sul);
  • Catedral Metropolitana de Brasília;
  • Cine Brasília;
  • Universidade de Brasília;
  • Palácio do Planalto;
  • Congresso Nacional;
  • Escola Francesa de Brasília;
  • Igrejinha Nossa Senhora de Fátima;
  • Torre de TV;
  • Ministério das Relações Exteriores;
  • Teatro Nacional Cláudio Santoro;
  • Hospital Sarah Kubitschek (os azulejos Athos Bulcão trazem vida aos ambientes internos do hospital);
  • Parque da Cidade Sarah Kubitschek (azulejos Athos Bulcão decora banheiros públicos ao longo da pista de Cooper).

Veja também: Lina Bo Bardi: Biografia, Curiosidades, Principais Obras e o Legado do MASP

Além do Brasil, Bulcão também realizou trabalhos em Cabo Verde, França, Argélia, Itália e Argentina. Fonte: Biancogres

3. Além do Brasil, Bulcão também realizou trabalhos em Cabo Verde, França, Argélia, Itália e Argentina. Fonte: Biancogres

Fundação Athos Bulcão: entidade que preserva e divulga a obra do artista plástico

Criada em 18 de dezembro de 1992, a Fundação Athos Bulcão se trata de uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é preservar e divulgar a obra do artista plástico Athos Bulcão.

A Fundathos, como assim é conhecida, tem a função de conservar, pesquisar, comunicar, documentar, investigar e expor o acervo de Athos Bulcão de forma a contribuir com a formação de crianças, jovens e adultos e, tornar a educação, a arte e os bens culturais acessíveis a toda comunidade.

A Fundação Athos Bulcão desenvolve projetos e ações que utilizam os bens culturais deixados pelo artista como recursos educacionais, turísticos e de entretenimento, a fim de estimular em seu público uma percepção crítica da realidade e valorização da arte brasileira. No portal da fundação pode você conferir diversas obras e produtos criados com a sua identidade.

Veja também: Rino Levi: A História do Arquiteto Que Elevou a Arquitetura Moderna Brasileira

Fundação Athos Bulcão. Fonte: Fundathos

4. Fundação Athos Bulcão. Fonte: Fundathos

Agora que você conheceu a trajetória de sucesso de Athos Bulcão, confira nossa galeria de fotos abaixo e se inspire com alguns dos seus trabalhos realizados no Brasil.

Confira mais alguns trabalhos de Athos Bulcão

Projetada por Niemeyer, a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima foi decorada com azulejos Athos Bulcão. Fonte: Agência Brasil

5. Projetada por Niemeyer, a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima foi decorada com azulejos Athos Bulcão. Fonte: Agência Brasil

Parque da Cidade Sarah Kubitschek: os azulejos Athos Bulcão decoram banheiros ao longo da pista de Cooper. Fonte: Fotojornalismo UnB

6. Parque da Cidade Sarah Kubitschek: os azulejos Athos Bulcão decoram banheiros ao longo da pista de Cooper. Fonte: Fotojornalismo UnB

Os azulejos Athos Bulcão se destacam na parede do Congresso Nacional. Fonte: Beatriz Marques

7. Athos Bulcão Brasília: os azulejos Athos Bulcão se destacam na parede do Congresso Nacional. Fonte: Beatriz Marques

Cores e formas de Athos Bulcão. Fonte: Edgard Cesar

8. Cores e formas de Athos Bulcão Brasília. Fonte: Edgard Cesar

Azulejos Athos Bulcão imprimem tradição e modernidade. Fonte: Fundação Athos Bulcão

9. Azulejos Athos Bulcão imprimem tradição e modernidade. Fonte: Fundação Athos Bulcão

As cores de Athos Bulcão marcam presença no Hospital Sarah Kubitschek. Fonte: ArchDaily Brasil

10. As cores de Athos Bulcão marcam presença no Hospital Sarah Kubitschek. Fonte: ArchDaily Brasil

Athos Bulcão também deixou sua marca no Cine Brasília. Fonte: DFÁguas Claras

11. Athos Bulcão também deixou sua marca no Cine Brasília. Fonte: DFÁguas Claras

Comentários

comentários em "Athos Bulcão: Biografia, Obras e Curiosidades Que Vão Te Surpreender"