Ecovila: Tudo Sobre o Assunto +11 Ecovilas Brasileiras Para Conhecer

A ecovila se trata de uma comunidade urbana ou rural formada por pessoas que buscam integrar o ambiente social cooperativo com um estilo de vida mais sustentável. Esse grupo de pessoas, que se unem em prol dessa causa, se esforçam para colocar em prática ações que não causem danos ao meio ambiente.

Para atingir este objetivo essas comunidades se mobilizam por meio de projetos ecológicos que prezam pelo uso consciente dos recursos naturais, incluindo a prática de permacultura, agroecologia, arquitetura sustentável, uso de fontes alternativas de energia, dentre outros fatores.

Existem atualmente no mundo cerca de 10 mil ecovila distribuídas em 114 países

1. Existem hoje no mundo cerca de 10 mil ecovila distribuídas em 114 países. Fonte: Pinterest

Logo, se você é aluno ou profissional da área de arquitetura, engenharia ou simplesmente se identifica com essa nova forma de viver em sociedade, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, vamos compartilhar diversas informações relevantes sobre ecovila, bem como, onze projetos transformadores de ecovilas espalhados pelo Brasil que certamente merecem sua visita. Confira e aprecie esse novo modelo de vida!

O que é uma Ecovila?

As ecovilas são comunidades urbanas e rurais formadas por pessoas que defendem a mesma causa: integrar o ambiente social cooperativo com um estilo de vida sustentável, cujas ações praticadas não causem danos ao meio ambiente.

A arquitetura sustentável, bioconstrução, o uso de fontes alternativas de energia, a prática da agroecologia, da permacultura e da economia solidária são algumas das atividades que fazem parte da estrutura dessas comunidades na ecovila.

A prática da agroecologia e da permacultura são algumas das atividades que fazem parte da Ecovila

2. A prática da agroecologia e da permacultura são algumas das atividades que fazem parte da Ecovila. Fonte: Embrapa

Mas, afinal como surgiu ecovila? O conceito de ecovila surgiu em 1991 a partir do artigo “O Desafio das Ecovilas” escrito por  Robert Gilman – pensador em sustentabilidade que, junto com sua falecida esposa Diane Gilman, pesquisou e escreveu sobre ecovilas.

Gilman definiu as ecovilas como assentamentos humanos com todas as características de uma vila presentes e acessíveis no mesmo local. Dessa forma, a residência, provisão de alimentos, lazer, vida social e comércio se fazem presentes nesse espaço, porém em proporções adequadas de modo que não causem danos ao meio ambiente. Aqui, as atividades são pautadas pelo desenvolvimento sustentável e harmonioso com a natureza.

Quantas Ecovilas têm no Brasil?

Segundo dados da Rede Global de Ecovilas (GEN) existem atualmente no mundo cerca de 10 mil ecovilas distribuídas em 114 países, incluindo o Brasil. Estima-se que hoje existam mais de 300 ecovilas no Brasil.

Quais são os benefícios de viver em uma ecovila?

Construir a própria moradia em meio a natureza, produzir o próprio alimento e compartilhar saberes e experiências com vizinhos e amigos é uma prática constante dentro da ecovila. E dentre os inúmeros benefícios associados, separamos abaixo cinco ótimas razões para você viver em uma ecovila.

1.Conservação e uso sustentável dos recursos naturais

A prática da reciclagem, a destinação correta do lixo orgânico, o uso de alternativas limpas para geração de energia, o reaproveitamento da água e o uso de tecnologias ecológicas para o tratamento de esgoto e água residual como o tanque de evapotranspiração, círculo de bananeiras, fossa biodigestora e zonas de raízes (wetlands) são apenas algumas das inúmeras ações que uma ecovila faz a favor do uso sustentável dos recursos naturais. 

2. Preservação e recuperação ambiental

As pessoas que vivem dentro de uma ecovila prezam pela preservação e também elaboram projetos e ações que recuperem as áreas ambientais do entorno da comunidade.

3. Alimentação orgânica e saudável

A prática agroecologia e a prática da permacultura são estimuladas dentro das comunidades de ecovila, pois a produção de alimentos torna a comunidade autossuficiente. Não é à toa que todos os moradores, voluntários e até mesmo os visitantes acabam sendo convidados a plantar, colher e compartilhar tudo aquilo que foi produzido.

Veja também: Como criar hortas urbanas? Veja 16 exemplos que deram certo

A prática da agroecologia e da permacultura são estimuladas dentro das comunidades de ecovila

3. A prática da agroecologia e da permacultura são estimuladas dentro das comunidades de ecovila. Fonte: Ecovila Instituto Arca Verde

4. Arquitetura Sustentável

A arquitetura modular, a técnica da construção com COB e as técnicas de bioconstrução, por exemplo, são uma realidade dentro da ecovila. Residências, áreas de convivência e espaços para eventos e aulas são pautados por uma arquitetura sustentável.

5. Educação para convivência e cooperação

A prática de uma educação de convivência e cooperação formam um dos pilares de uma ecovila. Dentro dessas comunidades os moradores além de compartilhar experiências e conhecimentos com os demais, oferecem apoio mútuo uns aos outros em diferentes aspectos da vida individual e coletiva.

Como Montar uma Ecovila?

Mas, afinal como montar uma ecovila? Entenda que o processo de como montar uma ecovila passa por várias etapas, dentre elas podemos destacar os seguintes passos.

  1. Forme um grupo de pessoas que abraçam a causa e que estejam dispostos a colocar o projeto de ecovila em ação;
  2. Defina a localização e o tamanho do terreno para que o projeto comece a criar vida;
  3. Implantação das primeiras construções e estruturas de água, esgoto, energia, internet, entre outros;
  4. Construção de moradias e implantação de espaços para convivência e realização de atividades (cursos, palestras…);
  5. Prática da agricultura orgânica para uso da própria comunidade local e demais visitantes e voluntários.

Obs: é importante ressaltar que a ação do dia a dia e a mão na massa é uma realidade dentro dessas comunidades, a fim de que se atinja uma interação cada vez mais harmoniosa com o meio ambiente. Dentro da ecovila cada morador normalmente apresenta uma função específica, contudo, as decisões são decididas em conjunto.

Entenda que o processo de como criar uma ecovila passa por várias etapas

4. Entenda que o processo de como criar uma ecovila passa por várias etapas. Fonte: Pinterest

Veja também: Tudo o que você precisa saber para criar uma casa sustentável!

11 Ecovilas no Brasil para conhecer, aprender e descansar

Existem diversas ecovilas ao redor do mundo estruturadas em espaços urbanos e rurais, os quais recebem visitantes, estudantes e voluntários. E em nosso país não é diferente. Confira abaixo algumas ecovilas no Brasil para você conhecer, aprender e descansar.

1. Ecovila Asa Branca (Brasília)

Localizada em Brasília, a Ecovila Asa Branca é considerada uma das principais ecovilas do país e sua estrutura funciona como um modelo de projeto sustentável a ser seguido no Brasil. Rodeada por cachoeiras, a ecovila Asa Branca abriga serviços para voluntários e oferece turismo ecopedagógico para aqueles que desejam se aprofundar na vivência dessa comunidade.

A Ecovila Asa Branca é considerada uma das principais ecovilas do país

5. A Ecovila Asa Branca é considerada uma das principais ecovilas do país. Fonte: Pinterest

2. Ecocentro IPEC (Goiás)

Fundado em 1998, o IPEC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado) se trata de uma organização não governamental sem fins lucrativos cujo escritório está localizado na cidade de Pirenópolis, em Goiás. O IPEC é uma referência em permacultura e bioconstrução e tem como missão promover a viabilidade de uma cultura sustentável, estabelecer ações educativas, bem como, disseminar modelos no cerrado e no Brasil.

O IPEC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado) foi fundado em 1998

6. O IPEC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado) foi fundado em 1998. Fonte: Ecocentro

3. Ecovila El Nagual (Rio de Janeiro)

Localizada em Santo Aleixo, Magé no Rio de Janeiro, a Ecovila El Nagual é resultado de um ideal de vida que foi construído ao longo de mais de vinte e sete anos. O local que está em constante busca pela integração perfeita entre homem e natureza, periodicamente oferece diversos cursos e vivências abertas ao público. Permaculinária, agrofloresta, bioconstrução, mosaico e vitrofusão são algumas destas atividades compartilhadas.

A Ecovila El Nagual é resultado de um ideal de vida que foi construído ao longo de mais de 27 anos

7. A Ecovila El Nagual é resultado de um ideal de vida que foi construído ao longo de mais de 27 anos. Fonte: Pinterest

4. Ecovila Aldeia Flecha da Mata (Ceará)

Localizada no município de Aracati – CE, a 5km de Canoa Quebrada, a Ecovila Aldeia Flecha da Mata em conjunto com os seus respectivos moradores e demais visitantes, grupo de estudantes e voluntários, promovem ações de vivências nas áreas de permacultura, bioconstrução, terapias holísticas, xamanismo, música, dança e yoga.

A Ecovila Eco Aldeia Flecha da Mata está localizada no município de Aracati, Ceará

8. A Ecovila praia Aldeia Flecha da Mata está localizada no município de Aracati, Ceará. Fonte: Pinterest

5. Ecovila da Lagoa (Goiás)

Se você é apaixonado por esportes radicais, saiba que a Ecovila da Lagoa é o local certo para você se hospedar. A Ecovila da Lagoa fica em Planaltina de Goiás (a cerca de 1 hora de carro do centro de Brasília), às margens da Lagoa Formosa, onde é permitido a prática de Stand Up Paddle e kitesurf. Além disso, a estrutura do local conta com pista de skate, rappel, trekking, parede de escalada, pista de corrida e mountain bike. Vale comentar, que os visitantes podem tanto alugar um ou os dois bangalôs do espaço, como acampar ou estacionar seu motorhome no terreno.

A Ecovila da Lagoa fica em Planaltina de Goiás

9. A Ecovila da Lagoa fica em Planaltina de Goiás. Fonte: Descobertas Bárbaras

Veja também: Veja 7 dicas incríveis para promover a arquitetura sustentável e decolar nesse novo nicho de mercado

Tudo o que você precisa saber para criar uma casa sustentável!

6. Instituto Arca Verde (Rio Grande do Sul)

Localizado em São Francisco de Paulo no Rio Grande do Sul, o Instituto Arca Verde é formado por moradores, voluntários e visitantes que buscam propagar talentos, atitudes, conhecimentos e emanações positivas na construção e promoção da vida sustentável. Na ecovila cada morador exerce uma função específica, porém as decisões são tomadas em conjunto.

A Ecovila Instituto Arca Verde está localizado em São Francisco de Paulo no Rio Grande do Sul

10. A Ecovila Instituto Arca Verde está localizado em São Francisco de Paulo no Rio Grande do Sul. Fonte: Instituto Arca Verde

7. Inkiri Piracanga (Bahia)

A Ecovila praia Inkiri Piracanga é formada por pessoas que desejam propagar uma vivência coletiva, positiva e sustentável. Localizada em Maraú, na Bahia e cercada pelo rio e pelo mar, uma coisa é possível afirmar: a ecovila Inkiri está imersa em uma natureza encantadora. Vale mencionar que a palavra Inkiri significa “o Amor em mim saúda o Amor em você”. 

A Ecovila inkiri Piracanga está localizada em Maraú, na Bahia

11. A Ecovila praia inkiri Piracanga está localizada em Maraú, na Bahia. Fonte: Pinterest

8. Ecovila Bambu (Rio Grande do Sul)

Situada no início da Serra Gaúcha, entre Nova Hamburgo e Nova Petrópolis, encontra-se a aconchegante Ecovila Bambu. No terreno as tarefas de bioconstrução, agricultura orgânica, permacultura e uso de energia alternativa fazem parte das práticas cotidianas. Os visitantes que chegam ao local podem usufruir de inúmeros serviços oferecidos pelos moradores e voluntários da ecovila. Retiro espiritual, cursos técnicos, passeios escolares são algumas das atividades que podem ser feitas no espaço. 

A aconchegante ecovila Bambu está situada no início da Serra Gaúcha

12. A aconchegante ecovila Bambu está situada no início da Serra Gaúcha. Fonte: Pinterest

9. Ecovila Flor de Ouro – Vida Natural e Holística (Goiás)

Localizada na região da Chapada dos Veadeiros – Goiás, a Ecovila Flor de Ouro existe há mais de 30 anos. O local reúne moradores, visitantes e demais pessoas que se identificam com um modo de vida alternativa em prol da espiritualidade e harmonia entre corpo e natureza.

A Ecovila Flor de Ouro está localizada na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

13. A Ecovila Flor de Ouro está localizada na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Fonte: Pinterest

10. Ecovila Clareando (São Paulo)

Localizada entre as cidades de Piracaia e Joanópolis, a cerca de uma hora e meia da cidade de São Paulo, a Ecovila Clareando se trata de um extenso condomínio rural ao qual reúne pessoas com os mesmos interesses, ou seja, viver em harmonia com a natureza usufruindo de seus recursos de forma inteligente e consciente. Rodeada por vales e montanhas, seu entorno conta com quatro nascentes e muitas araucárias, além de uma fauna e flora rica em espécies.

A Ecovila Clareando está localizada entre as cidades de Piracaia e Joanópolis

14. A Ecovila Clareando está localizada entre as cidades de Piracaia e Joanópolis. Fonte Pinterest

11. Ecovila Viver Simples (Minas Gerais)

A Ecovila Viver Simples localizada no município de Itamonte, em Minas Gerais, é formada por um grupo de 13 famílias. O condomínio rural conta com área de cultivo e um centro de aprendizado onde são oferecidos cursos e palestras. Os visitantes que chegarem ao local podem ficar hospedados em um dos 10 chalés, além disso, podem usufruir da cozinha comunitária.

A Ecovila Viver Simples localizada no município de Itamonte, em Minas Gerais

15. A Ecovila Viver Simples localizada no município de Itamonte, em Minas Gerais. Fonte: Viver Fora do Sistema

Como você pode ver, a ecovila está aí para mostrar que é possível sim “sair do sistema” e se desenvolver como sociedade junto a um modelo de vida muito mais sustentável e conectado ao meio ambiente. E você já teve a oportunidade de visitar uma ecovila? Se sim, aproveite para deixar um comentário neste texto e compartilhe com a gente e com os demais leitores, a sua experiência ao visitá-la.