5 modelos de pesquisa de satisfação do cliente para dar um up no escritório

Depois de finalizar um projeto, chega a hora de dar adeus ao cliente e partir para o próximo desafio, certo?

Errado!

Antes de iniciar um novo trabalho, é importante saber se o seu serviço atendeu as expectativas. É nesse momento que entra a pesquisa de satisfação.

Apesar de simples, ela pode trazer informação valiosas e dar um up no seu negócio.

Neste artigo, vamos vai conferir quais são as perguntas indicadas para pesquisa de satisfação de cliente, além de 5 modelos práticos. Acompanhe!

Veja mais dicas para melhorar seu relacionamento com os clientes:

Por que fazer uma pesquisa de satisfação do cliente?

 

Pesquisa de satisfação

Pesquisa de satisfação

Todo mundo sabe que ouvir a opinião do cliente é importante, mas buscar essa informação é algo que, muitas vezes, fica de lado entre as prioridades do dia a dia.

Para que você entenda a urgência de uma pesquisa de satisfação do cliente, vamos começar lembrando que o seu trabalho não é perfeito.

É a opinião dos clientes que vai te ajudar a lapidar seus serviços, melhorando os pontos fracos e destacando suas qualidades.

Ao diminuir os erros, você torna-se um profissional mais qualificado e atraente para o mercado.

Outro ponto que precisamos destacar é que grande parte dos clientes de arquitetura chegam até o profissional por meio de indicação, o famoso marketing boca a boca.

Diante desse contexto, você só será indicado caso tenha oferecido um serviço excelente, que tenha dado ao cliente tudo o que ele buscava em seu projeto.

Confira o que já publicamos sobre a importância da satisfação do cliente.

Como fazer pesquisa de satisfação do cliente?

 

Quando pensamos em pesquisa de satisfação, a primeira coisa que vem à cabeça são aqueles questionários tão grandes que dá até preguiça de começar a responder, não é mesmo?

Pois é, as pessoas têm cada vez menos tempo, por isso não é indicado criar uma pesquisa de satisfação de cliente com muitas perguntas.

E como fazer então? Uma dica é usar o NPS.

Questionário de pesquisa de satisfação: otimize seu tempo com o NPS

 

A sigla NPS vem do termo Net Promoter Score (Pontuação da Rede de Promotores, em tradução livre).

Trata-se de uma metodologia criada pelo estrategista de negócios Fred Reichheld.

Ela elimina a necessidade de fazer muitas perguntas para pesquisa de satisfação de cliente e aposta na objetividade.

E como a NPS funciona? É muito simples!

Basta enviar um questionário para o cliente com a seguinte pergunta:

Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa para um amigo ou conhecido?

Fácil, não?

Para medir o grau de satisfação do cliente, basta consultar a classificação definida por Fred Reichheld:

Detratores: são os clientes que deram notas de 0 a 6. Eles estão insatisfeitos e podem compartilhar as impressões negativas do seu trabalho nas redes sociais.

Neutros: são aqueles que classificaram seu trabalho com nota entre 7 a 8. Eles ficaram satisfeitos, mas não foram surpreendidos positivamente. Mesmo que não falem mal do seu projeto, também não vão indicá-lo.

Promotor: aqui entra os clientes que deram notas entre 9 e 10. Eles ficaram encantados com o seu trabalho e vão recomendá-lo para outras pessoas. Sucesso!

Em seguida, é só fazer o cálculo da porcentagem de cada perfil dentro do seu negócio.

Para facilitar, criamos um post especial com todo o passo a passo e mais dica sobre o NPS.

Como enviar um questionário de pesquisa de satisfação?

 

A internet tem várias ferramentas de pesquisa que ajudam a criar um questionário e enviá-lo por email de forma muito simples. Veja algumas sugestões gratuitas:

Para encontrar tempo na correria do dia a dia e criar suas pesquisa, veja 5 aplicativos de organização para seu escritório render mais.

5 modelos de pesquisa de satisfação do cliente

 

É só fazer uma rápida pesquisa na internet que encontramos várias perguntas para pesquisa de satisfação, além de modelos prontos.

Existem exemplos para todos os tipos de negócios, desde lojas virtuais até agências de viagem.

Para facilitar sua busca, separamos dois modelos simples e mais 3 sugestões de texto para enviar por e-mail.

Não existe uma regra de como você deve elaborar o conteúdo. A ideia é estimular a sua criatividade para enviar um questionário de pesquisa de satisfação atraente.

Veja nossas sugestões:

1- Modelo formal (indicado para projetos comerciais ou institucionais)

 

Olá, (nome do cliente)!

Foi um prazer colaborar na realização desse grande projeto para (nome da empresa).

Para continuarmos evoluindo no mercado, gostaríamos de ouvir sua opinião sobre nosso serviços.

Podemos contar com o seu feedback?

É bem rápido, demora menos de 1 minuto!

Obrigada!

Att,

2- Modelo informal

 

Olá, (nome do cliente)!

Estamos muito felizes em finalizar mais um projeto! Mas e você, ficou satisfeito com o nosso trabalho?

Queremos muito saber a sua opinião! Por isso estamos te enviando esse formulário de pesquisa.

Demora menos de 1 minuto pra responder. Podemos contar o seu feedback?

Obrigada 🙂

3- Modelo informal (2)

 

Olá, (nome do cliente)!

Foi um prazer conhecer a sua história e colaborar nesse projeto tão importante.

Agora eu quero saber: você ficou satisfeito com o nosso serviço?

Pra enviar o seu feedback, é só responder esse formulário.

Demora menos de 1 minuto e vai ser muito importante pra gente.

Obrigada 🙂

4- Modelo com carinhas

 

Além do exemplo de pesquisa NPS, você também pode investir em um formulário com mais perguntas.

Esse formato é interessante para quem precisa extrair mais informações do questionário de pesquisa de satisfação.

Para não deixar o conteúdo maçante, uma dica é apostar na criatividade do design.

No exemplo abaixo, temos um formulário de pesquisa de satisfação de um consultório de fonoaudiologia.

Pesquisa de satisfação: modelo de um consultório de fonoaudiologia

Pesquisa de satisfação: modelo de um consultório de fonoaudiologia

5- Modelo com oferecimento de brinde

 

Uma outra estratégia para convencer o cliente a responder as perguntas da pesquisa de satisfação é disponibilizar um brinde.

No exemplo abaixo, a Eletrolux ofereceu um desconto. No caso de escritórios de arquitetura, vale presentear o cliente com alguns mimos simples, como um vasinho de plantas.

Pesquisa de satisfação: exemplo Electrolux

Pesquisa de satisfação: exemplo Electrolux

Viu como fazer uma pesquisa de satisfação pode ser mais simples do que você imaginava? Aproveite para conferir nossas dicas e conquiste mais clientes!