Como calcular taxa de ocupação e coeficiente de aproveitamento: realize seus projetos dentro das normas

O que é Taxa de Ocupação

A taxa de ocupação é a porcentagem do terreno que pode ser ocupado pela projeção da edificação. O objetivo da TO é limitar um crescimento urbano exagerado. A fórmula para calcular a TO é simples: (área total construída do primeiro pavimento + área excedente dos outros pavimentos) / área total do lote.

Para saber como calcular a taxa de ocupação não se deve levar em conta o número de pavimentos da obra, mas somente o plano horizontal.

A razão é óbvia: a taxa de ocupação é usada estritamente para se conhecer a soma total da área construída do primeiro pavimento, não importa, portanto, o quanto uma obra cresce para cima.

Somente caso haja pavimentos com elementos posicionados para fora, ou seja, ocupando além da área, a TO será alterada e um novo cálculo deve ser feito.

como-calcular-taxa-de-ocupacao-exemplo

como calcular taxa de ocupação: exemplo

Nesta postagem, vamos apresentar uma série de exemplos de como calcular a taxa de ocupação e também o coeficiente de aproveitamento.

E se você tiver dúvidas sobre outros tipos de cálculos, como de iluminação, por exemplo, pode ver mais em nosso blog:

Como calcular taxa de ocupação: fórmulas e exemplos

 

A fórmula para o cálculo da taxa de ocupação (TO) é a seguinte:

TO = (área total construída do primeiro pavimento + área excedente dos outros pavimentos) / área total do lote

Assim, por exemplo, se em um terreno de 20 x 30, ou seja, de 600 m², houver uma obra de 300 m², a taxa de ocupação dessa obra é de 50%.

Como calcular a taxa de ocupação em porcentagem, dada a área construída:

 

Área total do terreno = 600 => 100%

Área construída total = 300 =>  X

600X = 300 x 100

X =30.000 / 600 = 50

A taxa de ocupação em porcentagem é de 50%

Como calcular a taxa de ocupação em área construída, dada a porcentagem:

 

Área total do terreno = 600 => 100%

Porcentagem da área construída total = 50%

600 x 50% = 600 x 50/100 = 30.000/100 = 300

A taxa de ocupação em área construída é de 300 m²

Algumas considerações sobre o cálculo de taxa de ocupação

 

Saber como calcular taxa de ocupação significa fazer cálculo de áreas aproveitáveis com edificações de um projeto, tanto para os novos quanto nas reformulações de obras.

Há três regras básicas que devem ser considerados no cálculo da área de ocupação que poderá ser efetivamente aproveitada em seu projeto:

  • Área coberta: Chamada também de área construída, compreende as dimensões do primeiro pavimento e os excessos dos demais.
  • Beiral: Só se deve considerar também o beiral como área construída quando este tiver largura além de 1,00 m.
  • Consultar o código de obras: exigido pelo plano diretor de todas as cidades brasileiras,  cada um segue um padrão detreminado. A taxa de ocupação permitida deve ser consultada na prefeitura da cidade onde a obra se realizará antes de iniciar o projeto.

Calcular impostos é algo complicado para você? Este post de nosso blog pode te ajudar: Saiba como fazer o cálculo do Simples Nacional e pague menos impostos a partir de 2018!

Como calcular o Coeficiente de Aproveitamento

 

como-calcular-taxa-de-ocupacao-calculo

como calcular taxa de ocupação: cálculo

O coeficiente de aproveitamento (CA) representa a relação entre a área construída e a área do terreno. Corresponde à área total que poderá ser construída no limite desse terreno de acordo com parâmetros, como o recuo por exemplo.

Diferente da taxa de ocupação, calcular o coeficiente de aproveitamento inclui os pavimentos. Sacadas, beiral e áreas abertas, como piscina e jardim, não costumam ser contabilizadas no coeficiente de aproveitamento.

O coeficiente de aproveitamento é um número que multiplicado pela área do terreno indica a quantidade máxima de metros quadrados que podem ser construídos, somadas as áreas de todos os pavimentos.

Basta dividir a área total edificada (contando com todos os pavimentos) pela área do terreno ou lote.

Confira a fórmula: CA = Área total edificada / Área total do terreno

Resumindo: o que é taxa de ocupação e coeficiente de aproveitamento

 

Taxa de Ocupação (TO):  é o percentual da área ocupada por uma obra dentro de um terreno e não leva em conta a projeção vertical, somente a horizontal.

Coeficiente de aproveitamento (CA): o coeficiente de aproveitamento indica a área total, em metros quadrados, que pode ser construída dentro de um terreno, somando as áreas todos os seus pavimentos.

Veja o exemplo abaixo considerando uma obra de 3 pavimentos:

 

Terreno: 10 x 30 = 300 m²

3 pavimentos = 3 x 300 = 900m² (área total)

CA = 900/300 = 3

900/300

Ou seja, o coeficiente de aproveitamento existe para que seja extraído o máximo possível do potencial de um terreno. Geralmente este dado já vem no quadro de áreas.

A conta pode ser feita também para se descobrir a quantidade de metros quadrados que podem ser construídos em um terreno, a partir do CA.

Não ficou claro? Confira o infográfico:

o-que-e-taxa-de-ocupacao-infografico

o que é taxa de ocupação: infográfico

Aproveite e confira nosso kit com apresentações editáveis para o seu escritório:

Kit template editaveis

Vamos a outros exemplos para calcular CA e TO:

 

Ao multiplicar os metros quadrados de um terreno pelo coeficiente de aproveitamento, temos:

CA = 2

Área do terreno = 1.522 m²

1.522 m² x 2,00 = 3.044 m²

Ao multiplicar a metragem do terreno pela taxa de ocupação, chega-se ao resultado desejado:

TO = 50%

1.522m² x 0,50 = 761 m²

Para calcular taxa de ocupação ou o coeficiente de aproveitamento é exigida uma análise de mais alguns outros dados sobre uma obra, detalhes podem variar em função de condições específicas daquele local.

Por isso, é importante verificar no quadro de áreas para saber outras informações, como por exemplo a permeabilidade do terreno.

É fundamental conhecer todas as possibilidades antes de estabelecer um projeto de construção, para se evitar futuros transtornos e prejuízos.

Além de cálculos como esses, arquitetos e designers de interiores precisam dominar diversas outras competências, confira algumas delas, além de dicas de arquitetos: