10 qualidades presentes no perfil de um profissional de arquitetura de êxito

A arquitetura influencia todo nosso dia a dia. Impõe barreiras, determina nossos trajetos, abre caminhos. Por ter essa força, o arquiteto tem grande relevância como membro da sociedade. Afinal, é seu trabalho que articula o nosso mover pelo espaço.

Um profissional de arquitetura de sucesso deve amar o que faz, porque, para alcançar o reconhecimento, é preciso muita dedicação, tempo e energia. Só aquele que faz da profissão a vida, uma parte de si, uma paixão, vai ter a sensação de plenitude.

Essa é a primeira característica de um profissional de arquitetura de sucesso. Tendo isso, já é metade do caminho, pois indica que você terá perseverança e foco para alcançar seus objetivos.

Nesta postagem, selecionamos 10 características que todos os profissionais de arquitetura devem cultivar. Leia com atenção e veja se a lista está mesmo completa.

10 qualidades que todo profissional de arquitetura deve ter para ser bem-sucedido

 

1- Obsessão pelos detalhes

 

A diferença entre um trabalho comum e o extraordinário está nos detalhes: interpretação de plantas e desenhos, formas e linhas, a escolha de materiais, o acabamento, quais instalações são as mais indicadas para cada espaço.

Analise a fundo cada detalhe para garantir que cada conceito seja percebido de forma clara e marcante para quem usufruiu de seu projeto.

2- Cada projeto é único

 

A dedicação que você quer depositar em seus projetos dos sonhos é a dedicação que o seu cliente espera de você, porque aquele é o projeto dos sonhos dele.

Esteja atento, otimize espaços, proporcione uma cara única para aquele lugar, a cara do seu cliente, com um toque do seu estilo.

Veja também: Aprenda como cobrar projeto de arquitetura e garantir seu lucro

3- Visão de futuro

 

Um bom profissional de arquitetura deve ser capaz de interpretar o entorno e seus arredores, prever possíveis danos ou problemas e antecipe-se a eles, para garantir a máxima segurança, conforto e funcionalidade.

Conheça mais da obra de um arquiteto com grande preocupação em adequar seus projetos ao entorno: Paulo Mendes da Rocha: o arquiteto “geográfico”

4- Tecnologia a seu serviço

 

O uso da tecnologia é crucial para todo profissional de arquitetura. Esteja a par dos softwares mais avançados, faça cursos, seja curioso, vá atrás, pergunte e experimente.

Leia mais sobre tecnologia na arquitetura nestas postagens do nosso blog:

5- Permita que as ideias transcendam

 

Domine a interpretação dos espaços, isso te permitirá executar projetos com caráter inovador e funcional. Para isso, você precisará estudar muito, analisar projetos de arquitetos famosos… É um treinamento do olho na vida prática e teórica.

É preciso deixar de lado a técnica, por alguns momentos, e imaginar a melhor forma de usar aquele espaço para que o resultado final seja mais belo do que era antes de sua intervenção.

Existia um arquiteto que era o mestre dessa arte: Frank Lloyd Wright e a arquitetura que não fere a paisagem

6- Seja sustentável

 

Atualmente é muito importante que arquitetos construam seus edifícios, pontes e casas, sempre buscando preservar o meio ambiente e levando em consideração a sustentabilidade dos projetos.

Além do que, é uma área de especialização com muita oportunidade e que só cresce. Este pode ser o diferencial do seu negócio, um rico nicho a explorar. Já pensou em mudar sua área de especialização?

O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, projeto de Calatrava, teve grande preocupação com a sustentabilidade, veja mais sobre este arquiteto: Santiago Calatrava, e a arquitetura do espetáculo

7- Não tenha medo de aprender

 

Tudo bem que você já se formou na faculdade, mas lembre-se que da mesma forma que você ensina sua equipe, seus companheiros de trabalho e amigos da área também podem ensiná-lo. Mantenha a mente aberta para o conhecimento.

Encontre pessoas que tenham habilidades diferentes das suas e transforme-os em pontos de referência para trocar ideas e bater um papo sério sobre arquitetura e tendências.

Um bom ponto de partida é pesquisar e manter um portfólio na Viva Decora, mas você também pode assistir nossas palestras sobre arquitetura e empreendedorismo disponibilizadas no YouTube, neste Canal.

8- Saiba contar histórias e se conectar

 

Saber se expressar é uma qualidade inestimável para um profissional de arquitetura. É importante que você se conecte com o projeto, com a equipe e com o cliente, principalmente na hora de criar um discurso de vendas, quando necessário, ou mostrar todo valor de seu projeto..

Algumas dicas:

  • Explique suas escolhas com histórias e exemplos
  • Se tem uma reunião importante, ensaie a apresentação
  • Peça feedbacks para amigos e companheiros de trabalho
  • Evite palavras excessivamente técnicas ou do “dialeto arquitetônico”

9- Saia da zona de conforto

 

Pode ser desagradável, mas isso te levará a evoluir como pessoa e profissional, podendo te trazer resultados surpreendentes e rentáveis. Te obrigará a se reinventar e a se tornar mais dinâmico.

“Se você quer chegar aonde a maioria não chega, precisa fazer algo que a maioria não faz”

Conheça a história de Lina Bo Bardi, uma das pessoas que constantemente esteve fora da sua zona de conforto durante toda sua trajetória como arquiteta. 

10- Compromisso com o cliente

 

Um vínculo personalizado deve ser o fio condutor que dá origem ao projeto. Contratar um arquiteto é uma decisão e investimento de grande importância. E, por isso, o profissional de arquitetura deve assessorar, informar e propor usando de sua expertise para ajudar o cliente a tomar a melhores decisões para alcançar o que deseja e sonha.

Este processo pode ser traduzido no que chamamos de Ciclo do Encantamento. Confira suas 12 etapas e veja como ser um profissional de arquitetura ainda melhor.