Para Que Serve o Beiral? Descubra Quando Vale a Pena Usar

Beiral é a continuação do telhado que ultrapassa a linha das paredes externas da edificação. Ele serve para proteger a parede da chuva e também pode ter função estética na cobertura.

Trata-se de uma solução interessante para casas localizadas em regiões quentes e com clima instável, mas nem sempre o beiral é vantajoso para um projeto. Quer descobrir o por quê?

No post de hoje, vamos mostrar com mais detalhes o que é beiral de telhado, para que serve e quais são suas vantagens e desvantagens. Boa leitura!

O que é beiral?

Beiral é a continuação do telhado que ultrapassa a linha das paredes externas da edificação. Ele serve para proteger a parede da chuva e também pode ter função estética na cobertura.

Beiral em telhado exposto (foto: Construindo Casas)

Beiral em telhado exposto (foto: Construindo Casas)

Beiral e parede branca (foto: E-Civil)

Beiral de telhado e parede branca (foto: E-Civil)

O uso do beiral nas casas brasileiras começou na arquitetura colonial. Como as técnicas construtivas que existiam aqui naquele período eram consideradas precárias (como a taipa de pilão e o pau-a-pique), o beiral foi a alternativa encontrada para evitar que a água da chuva escorresse diretamente para as paredes.

Agora que você já sabe o que é beiral, veja como mais detalhes para que serve esse elemento.

Para que serve o beiral?

O beiral de telhado tem como objetivo impedir que a água da chuva caia direto nas paredes, janelas e portas. Trata-se de uma proteção que também serve como berço da calha ou até mesmo para dar cobertura a quem aguarda na entrada da casa. Esse elemento também tem função estética e fica interessante em casas com estilo tradicional ou rústico.

Veja também: Eira, Beira e Tribeira – Descubra o Que é + Origem do Ditado Popular

Quais são os tipos de beiral? 

O beiral pode ser feito de madeira, metal ou ser uma extensão em balanço da laje ou das telhas metálicas, de barro ou de cerâmica na cobertura.

Quando falamos do beiral de telhado de madeira, é essencial fazer o revestimento tanto dos vãos das telhas como da parte inferior do beiral. Esse procedimento é necessário para evitar a entrada de animais no interior do telhado.

Beiral de madeira (foto: Reparo do telhado)

Beiral de madeira (foto: Reparo do telhado)

Veja também: Casa Colonial – Conheça o Estilo de Arquitetura Que Marcou Nosso País

Telhado embutido com beiral: por que usar?

O telhado embutido com beiral é o sonho de muitos clientes. Ele ajuda a esconder as telhas e dá a impressão de que a cobertura é plana. Funciona como uma espécie de platibanda, mas na verdade trata-se de dois elementos diferentes.

A platibanda é uma espécie de continuação da parede externa que se assemelha a uma mureta e seu principal objetivo é esconder o telhado. Já o beiral é a extensão da cobertura e serve para proteger as paredes externas das chuvas.

Outra diferença entre a platibanda e o beiral é o preço, pois a platibanda é mais barata no quesito construção. Além disso, ela não oferece a mesma proteção a chuvas e raios solares como o beiral de telhado.

Telhado embutido com beiral em casa moderna (foto: Decor Fácil)

Telhado embutido com beiral em casa moderna (foto: Decor Fácil)

Uma dúvida comum quando falamos sobre coberturas é se vale mais a pena usar o beiral ou a platibanda. Isso vai depender do estilo da obra, do tipo de cobertura, do orçamento disponível para o projeto e do clima da cidade.

Quer um exemplo? Se o projeto tem um estilo mais tradicional ou rústico, o telhado com beiral é a melhor opção devido a sua estética.  Além disso, o beiral também é mais vantajoso em regiões mais quentes e com chuvas frequentes, já que ajuda no conforto térmico (falaremos mais sobre esse assunto ao longo do texto).

Veja também: O Que é Ornamento? Veja Exemplos Encantadores na Arquitetura

Como calcular beiral?

O tamanho do beiral vai depender do estilo do projeto e das normas da prefeitura. No entanto, o padrão é que ele tenha, no máximo, 80 cm.

Vale destacar que o beiral pode ser maior, mas lembre-se que é necessário contar com uma estrutura mais firme e sólida para aguentar o peso. Também fique atento ao limite do tamanho determinado pela legislação do seu município. Algumas cidades podem aceitar beirais de 1 metro, por exemplo.

Quais são as vantagens e desvantagens do beiral?

 

Vantagens

Sem dúvida, o beiral de telhado é um elemento que traz maior segurança para os moradores, já que ele diminui a possibilidade de infiltrações. Além disso, ele prolonga a vida útil das paredes e dos revestimentos externos.

Sendo assim, a longo prazo, um telhado com beiral tem melhor custo benefício para os moradores. Quem investe nessa solução não precisa arcar com custos de manutenção com a mesma frequência de quem não conta com um beiral no telhado.

Beiral em parede de tom neutro (foto: Desterro Construções)

Beiral em parede de tom neutro (foto: Desterro Construções)

Se o cliente optou por usar pintura na fachada, por exemplo, não vai precisar se preocupar em retocar a tinta com frequência. Vale destacar que o beiral também ajuda na questão do conforto térmico, já que a sombra projetada por ele nas paredes evita a incidência de raios solares.

Desvantagens

É impossível negar que o beiral traz uma proteção extra para a parede da casa, mas o alto custo pode não ser vantajoso para todos os projetos. Como o elemento exige uma estrutura mais robusta, como madeira e metais, tende a ser mais caro quando comparado a outras soluções. Lembrando que o beiral com um tamanho padrão traz bastante proteção, mas não protege uma parede inteira.

Além disso, é preciso ter um cuidado maior com as telhas. Elas precisam estar bem presas e a inclinação deve estar correta para impedir a entrada de água nos ambientes. Por esse motivo, a execução do beiral é cara e pode aumentar consideravelmente os custos da obra.

Existe um outro motivo para que o beiral não seja usado exclusivamente para a proteção das paredes externas. Alguns especialistas da construção civil apontam que como as tintas e revestimentos estão cada vez mais resistentes (devido à tecnologia), já não é tão necessário contar com essa proteção no telhado contra as chuvas.

Beiral de laje com PVC (foto: Madeireira Vitória)

Beiral de laje com PVC (foto: Madeireira Vitória)

Gostou de aprender mais sobre o beiral? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!