4 ideias de revestimentos para deixar o seu projeto moderno e prático

Os revestimentos cerâmicos estão hoje entre os principais acabamentos utilizados na construção civil. Sua tecnologia atual possibilita o desenvolvimento de diversas ideias com revestimentos nos projetos.

A versatilidade de aplicações, durabilidade e praticidade conquistou a preferência não só dos clientes finais (que muitas vezes optam pelo material devido à facilidade de limpeza e boa relação custo-benefício), como também de arquitetos e designers de interiores, que podem usufruir das vantagens desses materiais na elaboração de projetos criativos e personalizados.

ideias-de-revestimento

ideias de revestimento

Seja em projetos comerciais ou residenciais, os revestimentos cerâmicos ganharam força no mercado e conquistaram o status de item de decoração nos projetos.

Com cores, formatos e paginações diferenciadas, os revestimentos cerâmicos podem ser o grande diferencial de um ambiente, destacando elementos e valorizando os espaços.

Nesse post mostraremos algumas possibilidades criativas de aplicação dos revestimentos. Desejamos a você boas inspirações!

Antes, que tal ver as novidades de revestimentos para ficar por dentro do mercado?

Ideias com revestimentos

 

  1. Piso e parede contínuos

 

ideias-de-revestimento-piso-e-parede-igual

ideias de revestimento: banheiro com mesmo revestimento em piso e paredes

Utilizar o mesmo revestimento cerâmico nas superfícies de piso e parede pode ser uma estratégia interessante para quem busca ampliar um ambiente. A sensação de amplitude é provocada pela continuidade dos planos, onde piso e parede parecem infinitos.

Quando revestidos toda a área de piso e todas as paredes com o mesmo acabamento, tem-se um resultado bastante harmônico e um ambiente homogêneo.

Porém, essa solução também pode ser utilizada também apenas para destacar determinado(s) plano(s) de parede, como por exemplo, revestindo piso e somente as paredes da área do box de um banheiro, ou alguma outra parede especial do projeto.

ideias-de-revestimento-piso-e-parede-de-box

ideias de revestimento: banheiro com mesmo revestimento em piso e parede do box

Algumas pessoas tendem a achar que utilizar o mesmo revestimento em piso e paredes pode provocar a sensação de clausura. Isso pode ser evitado utilizando-se acabamentos mais claros e neutros.

É importante  lembrar que nem todos os revestimentos cerâmicos podem ser aplicados em pisos e paredes.

Cada revestimento possui propriedades específicas de resistência ao impacto, manchas e trincas, e são indicadas para determinados tipos de usos.

Dessa forma, alguns revestimentos podem ser utilizados apenas em paredes, não em pisos. Já os pisos podem ser utilizados em paredes, lembrando que normalmente esses revestimentos costumam ser mais espessos.

Por isso, na hora de escolher o material, verifique com o fabricante qual é a aplicação indicada para o produto.

Você pode ver mais sobre a resistência dos pisos em nosso post sobre as normas de revestimento cerâmico.

Está com dificuldades em quanto vai gastar em uma obra? Baixe a planilha de orçamento de obra e evite a dor de cabeça.

cta-planilha-de-orcamento-de-obra

  1. Revestir meia parede

 

ideias-de-revestimento-meia-parede

ideias de revestimento: revestimento meia parede

Uma simples mudança nos revestimentos de um ambiente já é capaz de alterar completamente seu aspecto.

O mais interessante é que não é preciso revestir inteiramente todas as paredes: com criatividade, soluções como revestir meia parede (deixando o restante em acabamento liso) aparecem como alternativas eficientes e com resultados bem interessantes.

Como em qualquer projeto, deve-se primeiramente ter em mente os resultados a serem alcançados com a nova decoração.

Revestir meia parede pode trazer um aspecto mais descontraído e jovial ao ambiente, por isso essa é uma solução bastante utilizada em projetos com estilo industrial, por exemplo. É importante optar por revestimentos que combinem com a personalidade e identidade do morador.

Uma dúvida comum quanto ao revestimento de meia parede é se pode ser uma estratégia utilizada em banheiros. Em termos técnicos ela pode ser utilizada, porém a parte que receberá textura lisa deve contar com pintura anti-umidade.

Ainda assim, a durabilidade é menor que uma parede inteiramente revestida. Por isso, recomenda-se que toda a área de box receba o revestimento, pois trata-se de uma região com incidência direta de água.

Outra possibilidade é utilizar dois tipos diferentes de revestimento, dando a sensação de que apenas uma faixa recebeu revestimento.

ideias-de-revestimento-dois-revestimentos

ideias de revestimento: parede revestida com dois revestimentos dando sensação de faixa de revestimento

Aprenda a calcular a quantidade de materiais para o seu projeto:

  1. Transpasse aleatório para padrões amadeirados

 

ideias-de-revestimento-madeirado

ideias de revestimento: piso com revestimento padrão madeirado

Revestimentos cerâmicos com padrões madeirados são ótimas opções para quem busca o aconchego da madeira natural.

O avanço da tecnologia dos revestimentos já possibilitou disponibilizar ao mercado produtos que simulam, além da sensação visual, também a sensação tátil do material natural.

Duráveis e práticos, os revestimentos que reproduzem a madeira também são uma solução ecologicamente correta, já que não demandam a extração do material na natureza.

Os revestimentos com padrões madeirados apresentam formatos alongados, em placas também conhecida como tábuas.

Esses formatos devem ser paginados com cuidado para não gerar eventuais problemas no assentamento, pois quanto maior a peça, maiores as chances de acontecer empenamento na hora da instalação.

Por isso, os fabricantes indicam transpassar as peças. Ou seja, colocar duas peças lado a lado porém desencontrando os finais de cada uma. Cada fabricante indica a porcentagem do transpasse máximo de acordo com as dimensões das peças, que pode ir de 15% a 25% do tamanho total do revestimento.

O transpasse padrão utilizado é de no máximo 15% do comprimento da peça. Se a peça utilizada tem dimensões de 60X120cm, deverá utilizar transpasse máximo de 18cm em relação à peça vizinha.

Um grande diferencial na paginação dos revestimentos madeirados é o uso de transpasse aleatório, permitido para produtos com dimensões menores, geralmente de no máximo 15 a 20cm de largura e 60cm de comprimento.

Nesse tipo de solução, as placas não apresentam um padrão de assentamento, o que confere maior sensação de que se trata de um material natural. Além disso, é possível chegar a soluções criativas e diferenciadas de assentamento.

  1. Bancadas e mesas

 

ideias-de-revestimento-bancada

ideias de revestimento: bancada revestida em revestimento cerâmico

As possibilidades de uso dos revestimentos cerâmicos vão muito além da aplicação em pisos e paredes, sendo possível inclusive revestir tampos de mesas e bancadas. Essa solução que tem conquistado muitos adeptos que procuram personalidade e criatividade nos projetos.

Uma bancada bem apresentada pode inovar completamente um ambiente sem demandar nenhuma obra de reforma. Pode-se inclusive reformar uma bancada antiga, mantendo sua estrutura original e incluindo o revestimento cerâmico.

Além da facilidade de limpeza, outras vantagens de se utilizar o revestimento cerâmico nesse tipo de mobiliário são o custo (mais baixo quando comparado a materiais naturais como mármores, por exemplo), a durabilidade, a resistência e a diversidade de acabamentos existentes.

Esse tipo de material também reduz o surgimento de manchas, acúmulo de sujeira, proliferação de mofo e bactérias, sendo resistente à variações de temperatura – uma característica muito importante em mesas de jantar, por exemplo.

Na questão estética os tampos de mesa com revestimento cerâmicos também levam vantagem: permitem que arquitetos e designers projetem móveis exclusivos e que se adequem perfeitamente ao projeto, vencendo a grande dificuldade de encontrar móveis com dimensões  adequadas e linguagem harmônica com todo o projeto.

Quer mais ideias? Veja onde usar revestimento Ceusa: 5 maneiras diferentes de aplicar para valorizar o ambiente

Não se esqueça:

 

Mesmo que a suas ideias de revestimento sejam incríveis, toda escolha de material deve estar baseada, além dos critérios estéticos, em critérios funcionais e de conforto. Por isso, é necessário analisar características como resistência à abrasão, produtos químicos e impactos, além dos níveis de absorção de água apresentados pelos diferentes revestimentos.

É importante salientar que dependendo das condições do ambiente a ser revestido (interno ou externo, molhado ou seco, alto tráfego ou não), haverá indicações diferentes de tipos de revestimentos mais adequado.

Dessa forma, a especificação dos revestimentos cerâmicos deve ser orientada por profissionais capacitados.

Você já sabe as diferenças entre os diferentes tipos de revestimento? Confira:

banner-ceusa

Esse post foi escrito pela Ceusa Revestimentos Cerâmicos, a única empresa que garante assentamento junta seca, com produtos monotom, monocálibre e textura flossy.