Exaustor Para Banheiro: Como Funciona, Quando Usar + Dicas Para Escolher

Exaustor para banheiro é um equipamento usado para retirar o excesso de umidade de ambientes com pouca ou nenhuma ventilação. Ele ajuda a renovar o ar, evita a proliferação de germes e bactérias, elimina odores desagradáveis, entre outros benefícios.

Trata-se de uma peça essencial para manter o banheiro conservado e trazer conforto para os moradores. Pensando nisso, no post de hoje vamos mostrar com mais detalhes o que é o exaustor para banheiro, como ele funciona e dicas para escolher o melhor modelo para o seu projeto. Acompanhe!

Veja também: Como Instalar Vaso Sanitário: Confira o Passo a Passo Mais Fácil da Internet

O que é exaustor para banheiro?

Exaustor para banheiro é um equipamento usado para retirar o excesso de umidade de ambientes com pouca ou nenhuma ventilação. Ele ajuda a renovar o ar, evita a proliferação de germes e bactérias, elimina odores desagradáveis, entre outros benefícios.

O que é exaustor para banheiro foto iStock

O que é exaustor para banheiro (foto: iStock)

Quando usar exaustor para banheiro?

Sabe aqueles banheiros de prédios, que não têm nenhuma janela? Ou casas com projetos arquitetônicos que prejudicaram a ventilação do banheiro? O exaustor é a opção perfeita para esse tipo de caso. O aparelho ajuda a renovar o ar e evita problemas comuns em banheiros sem janela como manchas na parede, por exemplo.

Além disso, o uso do exaustor para banheiro também traz mais qualidade de vida para os moradores, já que a umidade pode facilitar a proliferação de germes e bactérias nocivos para a saúde respiratória.

Agora que você já sabe o que é exaustor para banheiro e quando usá-lo, veja com mais detalhes como funciona o exaustor do banheiro.

Como funciona o exaustor de banheiro?

O exaustor para banheiro funciona de forma simples. O aparelho tem uma pequena hélice que capta o ar de dentro e o joga para fora por meio de um duto, retirando também o excesso de umidade do ambiente. Ele é conectado à rede elétrica e pode ser instalado no teto ou na parede.

Uma dúvida comum é se o exaustor para banheiro precisa ficar ligado o tempo todo, e a resposta é não. Essa frequência de uso não é interessante porque, além de gastar energia desnecessariamente, o aparelho gera um certo ruído durante o funcionamento.

Por isso, o exaustor para banheiro costuma ser instalado com um sensor de presença, para que seja ativado só quando o ambiente estiver em uso. Outra opção é instalar um interruptor que pode ser ligado de acordo com as necessidades dos moradores.

O que é exaustor para banheiro foto Verona Materiais de Construção

O que é exaustor para banheiro (foto: Verona Materiais de Construção)

Como escolher exaustor para banheiro

A escolha do exaustor para banheiro que mais atende as necessidades do cliente vai depender de alguns fatores como tamanho do ambiente, nível de ruído, design e voltagem. Vamos detalhar mais sobre cada um deles, acompanhe:

Tamanho do ambiente

Quanto maior o banheiro, maior deve ser o tamanho do diâmetro de passagem do exaustor para garantir uma boa vazão de ar. De modo geral, esses são os tamanhos mais utilizados:

  • Banheiro com até Até 7 m²: 100 mm
  • Banheiro de de 7 a 15 m²: 125 mm
  • Banheiro maior do que 15m²: 150 mm ou mais

Nível de ruído

Se o cliente busca um exaustor para banheiro silencioso, é importante destacar que essa opção é praticamente impossível. Todo exaustor para banheiro emite um certo ruído, que pode ser maior ou menor de acordo com o modelo.

No entanto, existem alguns modelos de exaustor para banheiro um pouco mais silenciosos, que trazem mais conforto para os moradores, como o centrífugo e o eólico.

Design

O design do exaustor para banheiro não foge muito do padrão — uma peça de formato quadrangular da cor branca. Ele tem essa tonalidade para harmonizar com os forros de banheiro, que costumam ser claros.

Mas vale destacar que já existe no mercado modelos de exaustor com algumas características diferentes como linhas mais arredondadas, cores diferentes ou até mesmo peças mais discretas.

Na hora de escolher o melhor modelo, certifique-se de que o exaustor para banheiro harmoniza com o restante da decoração.

Exaustor para banheiro com design diferenciado foto CORRETA Material de Construção para Acabamento

Exaustor para banheiro com design diferenciado (foto: CORRETA Material de Construção para Acabamento)

Veja também: Tinta Para Banheiro – Qual é a Melhor? Descubra Já!

Voltagem 

Lembre-se que o exaustor para banheiro precisa ser conectado à energia elétrica e nem todos os modelos são bivolt. Sendo assim, é importante verificar se a voltagem do produto é compatível com a instalação elétrica do ambiente (110 ou 220 volts)

Quais são os tipos de exaustor para banheiro?

 

Exaustor de banheiro de teto

Como o próprio nome diz, esse tipo de exaustor para banheiro é instalado no teto. Trata-se de uma opção interessante para banheiros muito compactos ou que não têm nenhuma parede com saída para a parte externa do imóvel (como acontece em suítes, por exemplo).

Exaustor para banheiro no teto foto Blog Guemat Lar e Construção

Exaustor para banheiro no teto (foto: Blog Guemat Lar e Construção)

Exaustor de banheiro de parede

O exaustor de banheiro de parede é bastante versátil e pode ser usado em ambientes de todos os tamanhos. Nesse caso, recomenda-se a colocação de uma tela protetora do lado de fora para evitar que insetos entrem no banheiro por meio dos dutos.

Exaustor para banheiro na parede foto Obramax

Exaustor para banheiro na parede (foto: Obramax)

Exaustor de banheiro embutido

O exaustor para banheiro embutido é bem parecido com o modelo de teto, mas a sua instalação é feita na área diretamente acima do banheiro e tem um design mais moderno. Uma das vantagens é que ele é mais silencioso quando comparado com os outros tipos de exaustor para banheiro.

Como instalar exaustor para banheiro?

Para instalar exaustor para banheiro, o primeiro passo é definir onde será o local de instalação (no teto, na parede ou embutido). É importante verificar qual é o ponto que tem menos distância para eliminar os vapores, ou seja: que tem a melhor saída de ar.

A instalação do exaustor para banheiro em edifícios é fácil, já que é comum que a construtora entregue o apartamento já com um shaft.

Se todas as paredes do banheiro dão para dentro de casa (o que pode acontecer em suítes, por exemplo), o exaustor deve ser instalado no teto.

Gostou de aprender mais sobre o exaustor para banheiro? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Comentários

comentários em "Exaustor Para Banheiro: Como Funciona, Quando Usar + Dicas Para Escolher"