Caixa de Inspeção: Entenda Por Que Ela é Essencial em Toda Obra

Caixa de inspeção, ou caixa de esgoto, é um elemento do sistema de esgoto feito de alvenaria ou PVC. Seu objetivo é facilitar o acesso aos tubos para realizar a limpeza e desobstrução de entupimentos.

Antigamente, quando não se fazia o uso da caixa de inspeção, era necessário quebrar todo o piso para solucionar os entupimentos de esgoto. Agora, basta abrir esse compartimento para fazer o procedimento.

Trata-se de um elemento que é obrigatório em vários municípios do Brasil, por isso é importante conhecê-lo para entregar uma obra dentro de todas as normas. Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Não se preocupe!

No post de hoje, vamos mostrar com mais detalhes o que é caixa de inspeção de esgoto, suas vantagens e como fazer a instalação sem erros. Boa leitura!

O que é caixa de inspeção?

Caixa de inspeção, ou caixa de esgoto, é um elemento do sistema de esgoto feito de alvenaria ou PVC. Seu objetivo é facilitar o acesso aos tubos para realizar a limpeza e desobstrução de entupimentos.

O que é caixa de inspeção (foto: ConstruindoDECOR)

O que é caixa de inspeção (foto: ConstruindoDECOR)

O uso da caixa de inspeção de esgoto é feito em casas, prédios e móveis comerciais. Além de facilitar a manutenção, ela também evita problemas que podem afetar a qualidade de vida dos moradores.

Já imaginou ter que conviver durante muitos dias com um cheiro desagradável? Esse é um dos problemas que podem ser evitados com a instalação da caixa de inspeção.

Qual a função da caixa de inspeção?

A função da caixa de inspeção é facilitar o acesso aos tubos quando há a necessidade de limpeza ou desentupimento. Trata-se de um elemento indispensável para evitar dor de cabeça na hora de desentupir o esgoto de uma casa.

O que é caixa de inspeção - ilustração (foto: Sabesp)

O que é caixa de inspeção – ilustração (foto: Sabesp)

É importante lembrar que, em alguns municípios, o uso da caixa de inspeção de esgoto é obrigatório na obra. Se você tem dúvidas, vale ligar no departamento de engenharia da prefeitura ou da concessionária de água e esgoto da cidade e confirmar a obrigatoriedade.

Agora que você já sabe para que serve a caixa de inspeção de esgoto, confira quais são suas vantagens.

Quais são as vantagens da caixa de inspeção?

A caixa de inspeção facilita a vida na hora desentupir o esgoto, pois agiliza o processo e permite que ele seja feito da forma mais prática e limpa possível.

Caso haja um entupimento, é necessário chamar a concessionária de água e esgoto da cidade ou uma desentupidora para realizar o procedimento. Mesmo nessa situação, a caixa de inspeção facilita o processo, pois não é necessário quebrar o piso para desentupir os canos.

Além disso, a caixa de inspeção também pode evitar danos graves à saúde, já que elimina o risco de doenças causadas por meio de bactérias, fungos e outros micro-organismos presentes no esgoto.

Outro ponto importante é que a caixa de inspeção reduz o aparecimento das pragas urbanas como ratos, baratas, formigas e insetos no geral que chegam atraídos pelos detritos.

Veja também: Cisterna: O Que É, Vantagens, 5 Tipos, Funcionamento e Limpeza

Caixa de inspeção evita mau odores na casa (foto: Depositphotos)

Caixa de inspeção evita mau odores na casa (foto: Depositphotos)

Onde instalar a caixa de inspeção?

As caixas de inspeção são instaladas de forma estratégica em vários pontos da rede de esgoto e sempre do lado externo do imóvel. Essa medida é adotada para facilitar a troca e evitar a presença de fortes odores próximo da casa.

Em relação ao posicionamento da caixa de inspeção, ele pode variar de acordo com a disposição da tubulação do esgoto, com os declives do terreno e as mudanças de direção. A profundidade da caixa de inspeção deve ser de, no máximo, 1,00 m de altura. Mais do que isso dificulta o trabalho dos profissionais.

Caixa de inspeção de concreto (foto: Blog Superbac)

Caixa de inspeção de concreto (foto: Blog Superbac)

O tamanho da abertura da caixa deve ter um tamanho suficiente para o encaixe das ferramentas de desentupimento. De modo geral, a medida mínima de 60 cm x 60 cm é o suficiente. Em relação a distância entre uma caixa de inspeção ou outra, ela não deve passar de 25 m.

Quais elementos devem ser usados em conjunto com a caixa de inspeção?

Sem dúvida, a caixa de inspeção é um recurso essencial para a manutenção do esgoto, mas ela não dá conta de evitar os problemas sozinha. Para compreender melhor esse fato, vamos relembrar o que causa um entupimento.

Um cano fica entupido devido ao acúmulo de gordura, resíduos sólidos jogados no encanamento ou produtos empedrados que formam uma massa sólida – como soda cáustica em contato com a gordura, por exemplo.

Sendo assim, para reduzir ainda mais os riscos de entupimento, a caixa de inspeção deve ser associada ao uso de outros elementos. São eles:

Importante: a caixa de inspeção não pode ser instalada a uma distância maior que dez metros das bacias sanitárias, caixas de gordura e caixas sifonadas.

Veja também: Ralo de Banheiro – Confira os 4 Tipos Mais Usados por Especialistas

Qual a diferença entre a caixa de gordura e caixa de inspeção?

A caixa de gordura é ligada diretamente à cozinha. Ela funciona como um filtro que capta os resíduos gordurosos, vindos da pia e lava-louças, e envia para o esgoto uma água “limpa” (sem gordura). Já a caixa de inspeção deve ser instalada próxima ao banheiro ou área de serviço para receber o esgoto vindo desses ambientes e distribuí-lo pela rede coletora.

Caixa de gordura (foto: Desentupidora em Porto Alegre)

Caixa de gordura (foto: Desentupidora em Porto Alegre)

Gostou de aprender mais sobre a caixa de inspeção? Compartilhe com a gente nos comentários!

Comentários

comentários em "Caixa de Inspeção: Entenda Por Que Ela é Essencial em Toda Obra"