Guia da carreira de arquitetura: 6 perguntas que vão mostrar o caminho

Quem se interessa por um guia da carreira de arquitetura, deve estar procurando se certificar de que esta é mesmo a profissão que quer seguir, ou, recém-formado, está buscando dicas de como fazer sua carreira deslanchar.

Nesta postagem, separamos 6 perguntas que podem ajudar a ambos os perfis de leitores. Analise cada uma delas, responda com sinceridade e descubra, com ajuda de nosso guia da carreira de arquitetura, como construir um futuro brilhante nesta área profissional.

Se você é recém-formado, talvez também seja interessante ler esta postagem de nosso blog sobre como driblar a falta de experiência e conseguir o primeiro emprego.

Guia da carreira de arquitetura em 6 perguntas práticas

 

A vida de um profissional, ou de quem vai iniciar os estudos com este objetivo em mente, exige muita praticidade. O processo de tomada de decisão não é fácil e é preciso equilibrar a coleta ágil e adequada de informações com um tempo nem muito longo nem excessivamente curto para definir seus rumos.

Com o objetivo de facilitar tudo isso para você, criamos este questionário em 6 perguntas, que vai ser um verdadeiro guia para sua carreira de arquitetura.

Preparado? Então, vamos lá!

1- Tenho mesmo vocação para a arquitetura?

 

guia da carreira de arquitetura: vocação

Caramba! Agora que você estava decidido, resolvemos voltar uns passos atrás? Não é bem isso: alguns dos que respondem a este questionário do guia da carreira de arquitetura podem ainda ter dúvidas.

Por isso, relacionamos aqui algumas dicas do tipo de habilidades e mesmo de atividades que você gosta de fazer em seu dia a dia e que podem ser um indício de sua vocação:

Se você quer mais pistas do que te espera na carreira, para ver se tomou a decisão certa, este artigo com 12 Dicas de arquitetos e designers de interiores pode ser bastante útil.

2- Qual faculdade fazer?

 

guia da carreira de arquitetura: qual faculdade escolher

Aqui é preciso pesar vários aspectos, entre eles, destacamos dois:

Primeiro: você pretende pagar por seus estudos ou vai lutar por uma vaga na universidade pública?

A resposta a esta pergunta já elimina boa parte das opções.

Segundo: você está disposto a mudar de cidade ou estado para estudar na faculdade de seus sonhos, ou existe uma limitação geográfica?

Nem todos podem ou querem mudar de cidade. E isso é uma decisão pessoal, existem boas faculdades de arquitetura em diversas regiões do país.

E nós listamos em nosso post sobre as melhores faculdades de arquitetura do Brasil para ajudá-lo a fazer a melhor escolha.

3- Devo fazer uma pós-graduação?

 

É extremamente recomendável. Hoje, ter uma faculdade e falar um segundo idioma é o mínimo que se espera de um profissional. Portanto, cursos de especialização, de extensão e pós-graduações só podem auxiliar você a se destacar em sua carreira.

Um intercâmbio de arquitetura no exterior também pode ser algo que vai alavancar sua carreira logo no início, abrindo novas perspectivas.

4- Devo focar em alguma especialidade ou ser um generalista?

 

guia da carreira de arquitetura: especialista x generalista

Esta resposta é praticamente uma unanimidade entre os arquitetos e fazemos questão de frisar em nosso guia da carreira de arquitetura: é muito importante ter um foco em sua carreira, escolher uma especialidade e se destacar nesse nicho.

Além das especializações dentro da arquitetura (que chegam a 22!)  existem outras áreas correlatas em que um arquiteto pode se destacar, como a gestão de ONGs e a implantação de projetos sustentáveis.

Veja algumas das 22 áreas de especialização de um arquiteto: Urbanismo, Paisagismo e Ambientes, Restauro de Edifícios, Acompanhamento e Administração de Obras, Design de Mobiliário, Design de Interiores, Visualização Arquitetônica em 3D, Arquitetura Comercial, Mobilidade Urbana e muitas outras.

Para saber mais sobre as vantagens de se especializar em sua carreira, recomendamos a leitura deste texto sobre o segredo de como ganhar dinheiro com arquitetura.

5- Como começar na carreira?

 

guia da carreira de arquitetura: como começar na carreira

O primeiro passo é procurar, ainda na faculdade, um bom escritório para estagiar, enviando currículos.

E não importa quantos semestres de estágio sua faculdade exige, quanto antes começar a ter vivência profissional, melhor!

Outras dicas importantes e que vão turbinar seu currículo e sua experiência são:

Aqui no Viva Decora existe um espaço especialmente construído para que os arquitetos divulguem seus portfólios.

Veja mais sobre sites de projetos arquitetônicos para você se inspirar e produzir mais material para seu portfólio.

6- Trabalhar para um escritório ou abrir o próprio?

 

guia da carreira de arquitetura: empreender

Não tenha dúvida que, na maioria dos casos, o arquiteto empreendedor tem mais chances de ter sucesso na carreira.

Mas, evidentemente, é preciso começar em alguma outra empresa, antes de abrir a sua.

Com o tempo, você poderá perceber se tem as qualidades necessárias para se tornar um empresário da arquitetura.

Pense também se não está na hora de você ter um Coaching de Carreira e alcançar os seus sonhos.

Nosso post sobre empreendedorismo na arquitetura também pode ajudá-lo a obter êxito nessa jornada.