Palmeiras Para Jardim: 13 Espécies Para Criar Projetos Inesquecíveis

Atualmente, já foram catalogadas mais de 2000 espécies de palmeiras na natureza. Diante de tanta variedade, é natural que muitos profissionais fiquem em dúvida sobre quais tipos de palmeiras para jardim incluir no projeto da residência, espaço comercial ou escritório.

Pensando nisso, preparamos esse post especialmente para você que deseja esclarecer todas as suas dúvidas sobre palmeiras para jardim. nesse post, vamos compartilhar uma lista com 13 espécies de palmeiras para jardim mais usadas em projetos paisagísticos. Confira e escolha as palmeiras para jardim que melhor se encaixam no seu projeto!

Conheça 13 espécies de palmeiras para jardim e suas características

Confira abaixo nossa lista com os tipos de palmeiras para jardim mais utilizados em projetos paisagísticos e escolha a espécie que melhor se encaixa no seu projeto. Conheça as características e particularidades de cada uma das palmeiras para jardim.

1. Palmeira Triangular

A Palmeira Triangular, também conhecida como Palmeira Triângulo, é um espécie de crescimento lento a moderado. Nativa da Ilha de Madagascar, a Palmeira Triangular é dotada de uma estética marcante, essas palmeiras para jardim estão agrupadas em três sessões, onde o triângulo fica evidente graça a um corte transversal. Suas folhas arqueadas podem cegar até 2,5 metros de altura e apresentam tons que variam entre verde e o azul acinzentado. Durante o verão ocorre a floração dessas palmeiras para jardim e pequenas flores na cor amarela surgem em meio a paisagem.

Quando cultivadas em solo, essas palmeiras para jardim podem alcançar de 3 a 6 metros de altura, em seu habitat natural elas podem atingir até 15 metros de altura, tornando-se uma espécie excelente para compor projetos de paisagismo de parques urbanos, praias, estradas, condomínios fechados, chácaras, sítios e fazendas.

Palmeiras para jardim: a palmeira triangular é nativa da Ilha de Madagascar

1. Palmeiras para jardim: a Palmeira Triangular é nativa da Ilha de Madagascar. Fonte: Flickr

2. Palmeira Washingtonia

A Palmeira Washingtonia, também conhecida como palmeira saia, é nativa dos desertos da Califórnia, Arizona e México. Essa espécie, que pode atingir até 20 metros de altura, é composta por folhas grandes, em formato de leque, e se desenvolve muito bem em solo arenoso. Durante o seu ciclo de vida, quando suas folhas ficam velhas, elas não caem da palmeira, e como resultado cria-se uma copa aberta similar a uma saia amarronzada, daí o seu nome popular. No entanto, a presença dessa saia em muitos projetos paisagísticos também causa alguns problemas, já que esse espaço pode se tornar abrigo de roedores, pragas além de ser muito inflamável, tornando-se necessária uma manutenção mais recorrente de retirada dessas folhas secas.

Essas espécies de palmeiras para jardim são normalmente encontradas em projetos paisagísticos de casas litorâneas, mas também são indicadas para composição de vegetal de avenidas, jardins tropicais e mediterrâneos.

Veja também: 12 Plantas Tóxicas Que Devem Ser Evitadas no Paisagismo

Palmeiras para jardim: a palmeira washingtonia é nativa dos desertos da Califórnia, Arizona e México

2. Palmeiras para jardim: a Palmeira Washingtonia é nativa dos desertos da Califórnia, Arizona e México. Fonte: Decor Fácil

3. Palmeira Ráfia

A Palmeira Ráfia também faz parte da lista de palmeiras para jardim. A espécie que possui um caule que nos lembra o bambu pode ser plantada tanto em canteiros no jardim externo como em vasos. Essas palmeiras para jardim apresentam crescimento lento e quando chegam à idade adulta podem atingir até 3 metros de altura. A Palmeira Ráfia se desenvolve bem quando cultivada em áreas de sol pleno ou sombra.

Além da beleza de suas folhas e caule, essas palmeiras para jardim são vistas como plantas que trazem sucesso e atraem riqueza para o local onde é colocada. Não é à toa que a Palmeira Ráfia é usualmente vista nas entradas de casas, escritórios e espaços comerciais.

Tipos de palmeira para jardim: a palmeira ráfia possui um caule que nos lembra o bambu

3. Tipos de palmeira para jardim: a Palmeira Ráfia possui um caule que nos lembra o bambu. Fonte: Architecture Art Designs

4. Palmeira Real

Originária da Austrália, a Palmeira Real é uma espécie que se adaptou muito bem ao clima brasileiro e pouco a pouco foi conquistando seu espaço em diversos projetos paisagísticos. Considerada uma palmeira de grande porte, a Palmeira Real em sua fase adulta pode atingir até 20 metros de altura. Dessa forma, é fundamental calcular muito bem onde a palmeira será cultivada, para que seu crescimento não prejudique a construção e o terreno do imóvel. Essas palmeiras para jardim são elegantes e muito resistentes ao frio e as geadas.

Veja também: 12 Tipos de Grama Para Jardim e Seus Usos no Paisagismo

Tipos de palmeira para jardim: a palmeira real é originária da Austrália

4. Tipos de palmeira para jardim: a Palmeira Real é originária da Austrália. Fonte: Reddys Global

5. Palmeira Leque

A Palmeira Leque também faz parte do grupo de palmeiras para jardim. Com crescimento lento, a Palmeira Leque é considerada uma espécie de pequeno porte, já que em sua fase adulta dificilmente passa dos 3 metros de altura. Essas palmeiras para jardim se desenvolvem bem em solo úmido e local bem iluminado. Suas folhas grandes, em formato triangular, plissadas e de bordas dentadas, marcam o paisagismo de canteiros, varandas e áreas de lazer pequena e grande.

Tipos de palmeiras para jardim: a palmeira leque dificilmente passa dos 3 metros de altura

5. Tipos de palmeiras para jardim: a Palmeira Leque dificilmente passa dos 3 metros de altura. Fonte: Mercado Livre

6. Palmeira Rabo de Raposa

Originária da Austrália, a Palmeira Rabo de Raposa é dotada de uma folhagem grande, arqueada e peculiar com uma tonalidade verde clara. Essas palmeiras para jardim em sua fase adulta podem chegar até 9 metros de altura. Em muitos projetos paisagísticos elas inclusive são cultivadas em grupos de 3 a 4 palmeiras para assim garantir um visual mais marcante da espécie.

Essas palmeiras para jardim se desenvolvem muito bem em solo drenado e principalmente quando o clima for quente, úmido e com muito sol.

Veja também: Flores de Verão: 30 Espécies Para Colorir Projetos de Paisagismo

Tipos de palmeiras para jardim: a palmeira rabo de raposa podem chegar até 9 metros de altura

6. Tipos de palmeiras para jardim: a Palmeira Rabo de Raposa podem chegar até 9 metros de altura. Fonte: Decor Fácil

7. Palmeira Laca

A Palmeira Laca apresenta uma beleza única marcada pelo caule vermelho que se contrasta com suas folhas verdes. Essas palmeiras para jardim se adaptam muito bem as regiões mais quentes do país, incluindo regiões litorâneas do sudeste e no interior, desde que protegidas do frio e vento seco do inverno.

Em projetos paisagísticos a Palmeira Laca pode ser cultivada de forma individual no jardim ou em grupos de 3 ou mais indivíduos, formando uma composição mais exuberante na área externa. Em sua fase adulta essas palmeiras para jardim podem atingir até 6 metros de altura.

A palmeira laca apresenta uma beleza única marcada pelo caule vermelho que se contrasta com suas folhas verdes

7. Palmeiras para jardim: a Palmeira Laca apresenta uma beleza única marcada pelo caule vermelho que se contrasta com suas folhas verdes. Fonte: Tirol Plantas

8. Palmeira Imperial

A Palmeira Imperial apresenta porte majestoso e não tem esse nome por acaso. Isso porque, a primeira espécie cultivada no Brasil foi por D. João VI e desde então se tornou um símbolo do império. Com estrutura robusta e marcante, essas palmeiras para jardim podem atingir até 40 metros de altura em sua fase adulta.

Em projetos paisagísticos elas normalmente são plantadas em duplas, grupos ou fileiras e, em construções de grande porte como avenidas, alamedas, chácaras, fazendas, entradas de condomínios fechados e demais residências amplas e luxuosas.

Palmeiras para jardim: a palmeira imperial pode atingir até 40 metros de altura

8. Palmeiras para jardim: a Palmeira Imperial pode atingir até 40 metros de altura. Fonte: Wattpad

9. Palmeira Fênix

A Palmeira Fênix, também conhecida como mini palmeira, se trata de uma espécie de pequeno porte, chegando a medir no máximo 4 metros de altura. Essas palmeiras para jardim apresentam tronco fino e folhas delicadas com um leve arco. Apesar de preferirem o sol pleno, elas também se desenvolvem bem a meia sombra. Não é à toa que elas também são muito cultivadas em ambientes internos.

Palmeiras para jardim: a Palmeira Fênix é também conhecida como mini palmeira

9. Palmeiras para jardim: a Palmeira Fênix é também conhecida como mini palmeira. Fonte: Architecture Art Designs

10. Palmeira Garrafa

A Palmeira Garrafa é uma espécie com traços marcantes, tornando-se perfeita para complementar a paisagem do jardim. De crescimento lento, essas palmeiras para jardim podem atingir até 6 metros de altura em sua fase adulta. A característica marcante dessa espécie está no dilatamento da base do tronco para armazenamento de água.

No projeto paisagístico Palmeira Garrafa pode destacar o jardim de entradas de chácaras e condomínios fechados, entrada de residências de pequeno e grande porte, bem como, decorar locais próximos às áreas de lazer que contemplem piscina de alvenaria ou piscina de areia, por exemplo.

Palmeiras para jardim: Palmeira garrafa pode atingir até 6 metros de altura

10. Palmeiras para jardim: Palmeira garrafa pode atingir até 6 metros de altura. Fonte: Michael A. Gilkey

11. Palmeira Cascata

Originária das regiões tropicais como Belize, Guatemala e México, a Palmeira Cascata é uma espécie atraente dotada de troncos finos e folhas verdes. De crescimento lento, essas palmeiras para jardim são consideradas de porte pequeno, já que atingem até 2,5 metros de altura e 3,5 m de largura.

A Palmeira Garrafa se desenvolve bem solo úmido, sob luz direta ou indireta. Em projetos paisagísticos esse tipo de palmeira para jardim pequeno é perfeito para complementar a decoração de canteiros na entrada principal ou área de lazer.

A Palmeira Cascata é um tipo de palmeira para jardim pequeno

11. A Palmeira Cascata é um tipo de palmeira para jardim pequeno. Fonte: Horto Fazenda Bom Jardim

12. Palmeira Areca

A Palmeira Areca também pertence ao grupo das palmeiras para jardim. A espécie que apresenta crescimento rápido pode chegar até 3 metros de altura em sua fase adulta. Para que a planta se desenvolva bem é necessário que a palmeira seja cultivada sob luz difusa ou meia sombra (poucas horas de sol por dia fortalece suas folhas).

Em projeto paisagísticos a Palmeira Areca pode ser cultivada em vasos embaixo de pergolados de madeira, de ferro, de concreto ou próximo a coberturas que lhe protejam dos raios solares direto.

Palmeiras para jardim: a Palmeira Areca apresenta crescimento rápido e pode chegar até 3 metros de altura

12. Palmeiras para jardim: a Palmeira Areca apresenta crescimento rápido e pode chegar até 3 metros de altura. Fonte: Ideias Decor

13. Palmeira Azul

A Palmeira Azul é uma das palmeiras para jardim com traços belos e marcantes. A espécie recebe esse nome devido às tonalidades de suas folhas que possuem um tom levemente puxando para o azul. Quando atinge a idade adulta, essas palmeiras podem chegar a 25 metros de altura.

A beleza de suas folhagens marca presença em diversos projetos paisagísticos. Podendo ser cultivada de forma solitária ou em grupos de 2 a 3 indivíduos, essas palmeiras para jardim decoram entradas de chácaras, fazendas, condomínios fechados e residências amplas e luxuosas.

Palmeiras para jardim: a Palmeira Azul pode chegar a 25 metros de altura

13. Palmeiras para jardim: a Palmeira Azul pode chegar a 25 metros de altura. Fonte: Decor Fácil

Qual a palmeira que não cresce muito?

A Palmeira Fênix, também conhecida como mini palmeira, é uma palmeira que não cresce muito. Não é à toa que é muito cultivada como palmeira para jardim pequeno.

Palmeiras para jardim: cuidados e dicas importantes

As palmeiras são plantas tropicais nativas principalmente de países como Ásia, América Latina e África. Algumas espécies inclusive crescem muito podendo atingir até 40 metros de altura em sua fase adulta, como é o caso da Palmeira Imperial. Dessa forma, é fundamental definir previamente o local onde a palmeira será plantada para que problemas futuros mediante ao seu crescimento sejam evitados.

Outro fator a ser levado em consideração é o clima. Por se tratar de plantas tropicais elas acabam se desenvolvendo melhor em regiões com clima quente, úmido e ensolarado. Logo, a recomendação é plantar suas palmeiras para jardim em locais que recebem luz solar diariamente.

Vale ainda comentar que a melhor época do ano para se plantar palmeiras para jardim é entre verão e o início do outono. Isso porque, nesse período ocorre a maior incidência de chuvas, o que garante que a espécie irá se manter úmida por mais tempo.

Procure plantar palmeiras para jardim entre o verão e o início do outono, devido a grande incidência de chuvas nesse período

14. Procure plantar palmeiras para jardim entre o verão e o início do outono, devido a grande incidência de chuvas nesse período. Fonte: Imóvel Web

Comentários

comentários em "Palmeiras Para Jardim: 13 Espécies Para Criar Projetos Inesquecíveis"