Porcelanato Decorado: Como Escolher, Onde Usar +13 Projetos Lindos

O porcelanato decorado é um tipo de revestimento estampado que vem conquistando cada vez mais o coração de muitos projetos. Sua estrutura feita por meio de tecnologia digital é capaz de reproduzir qualquer imagem com fidelidade nas peças, simulando desde paginações de madeira, pedras naturais a mármore.

Não é à toa que muitos profissionais arquitetos e design de interiores passaram a aderir ao uso do porcelanato decorado em suas criações. Por isso, se você também deseja se aprofundar nas características desse material, não perca mais tempo. Neste post, vamos compartilhar dicas importantes sobre como escolher e onde usar o porcelanato decorado nos ambientes. Confira e crie projetos únicos!

O que é porcelanato decorado?

O porcelanato decorado é um tipo de revestimento estampado que vem conquistando cada vez mais o coração de muitos projetos. Sua estrutura feita por meio de tecnologia digital é capaz de reproduzir qualquer imagem com fidelidade nas peças, simulando desde paginações de madeira, pedras naturais a mármore.

De fácil manutenção e resistência, o porcelanato decorado pode ser usado tanto em pisos como paredes, incluindo áreas úmidas como banheiro, lavanderia e cozinha, assim como, áreas secas como hall de entrada, sala de estar, sala de jantar, quarto, home office e corredores.

Veja também: Porcelanato Rústico: Confira Por Que Ele é Perfeito Para Área Externa

Porcelanato decorativo com design retro. Fonte: Casa de Valentina

1. Porcelanato decorado com design retrô. Fonte: Casa de Valentina

Veja também: Porcelanato Técnico – O Que é, Onde Usar + Exemplos Lindos

Quais as vantagens e desvantagens de usar porcelanato decorado?

O porcelanato decorado assim como outros tipos de revestimentos podem apresentar vantagens e desvantagens. Por isso, antes de realizar a compra do material é importante estar atento quanto a essas informações para que o porcelanato decorativo possa atender suas expectativas e necessidades.

Vantagens de usar o porcelanato decorado

  • No mercado existem diversos modelos de porcelanato decorado com tamanhos, formatos, texturas e cores distintas, o que facilita a inserção da peça nos mais variados estilos de decoração;
  • O revestimento é bem resistente e durável;
  • O revestimento pode ser usado tanto na parede como no piso;
  •  O porcelanato decorado apresenta baixa absorção de água, ou seja, pode ser usado tanto em ambientes secos como úmidos, incluindo banheiros, lavanderias e cozinhas;
  • A superfície do porcelanato decorado é fácil de limpar;
  • O porcelanato decorado se trata de um revestimento frio, por isso torna-se perfeito para aqueles que moram em regiões mais quentes;
  • O porcelanato grande decorado deixa os ambientes ainda mais sofisticação e estilosos.

Quanto às desvantagens do revestimento podemos destacar que o porcelanato por ser um piso frio em regiões com temperaturas mais baixas ele pode contribuir por deixar o ambiente mais gelado. Dependendo da tonalidade do porcelanato decorativo a sujeira pode ficar muito evidente, logo, o ambiente terá que ser limpo com mais frequência. O porcelanato tipo piso polido além de ser mais suscetível a manchas também é naturalmente mais escorregadio que as outras opções. 

Porcelanato decorativo para parede e piso do box que simula madeira. Fonte: Dicas de Mulher

2. Porcelanato decorado para parede e piso do box que simula madeira. Fonte: Dicas de Mulher

Como escolher o porcelanato decorado ideal para o ambiente?

O revestimento decorado por se tratar de um revestimento com uma infinidade de opções de tamanhos, formatos, texturas, estampas e cores, é preciso estar atento quanto a escolha do material, para que o mesmo atenda as necessidades e expectativas do cliente. Logo, para te auxiliar nessa etapa de análise, separamos abaixo alguns pontos que devem ser levados em consideração para a escolha correta do porcelanato decorativo de parede ou piso.

Avalie o coeficiente de atrito

O coeficiente de atrito consiste na resistência que a superfície da placa exerce sobre o deslizamento de pessoas que caminham sobre o porcelanato. Dessa forma é por meio do coeficiente de atrito que é possível determinar em qual ambiente o piso será utilizado. Por isso, esteja atento ao número atribuído ao porcelanato decorado escolhido. Por exemplo, se a ideia é aplicar o porcelanato decorado em áreas úmidos, a placa deve ter um coeficiente de atrito superior à 0,4.

Leve em conta o tamanho da peça e do ambiente

O tamanho de porcelanato deve estar de acordo com o tamanho do ambiente, ou seja, em se tratando de uma ambiente pequeno opte por placas menores com tons neutros ou com estampas sutis. Agora em se tratando de ambientes mais amplos, procure investir em porcelanatos maiores, eles por sua requerem menos rejuntes e resultam em menos quebras visuais no ambiente.

Fique atento ao contraste de cores do ambiente

O porcelanato decorado tanto da parede quanto do piso precisam se harmonizar com o restante da decoração. Por isso, esteja atento às paginações criadas no ambiente para que o espaço não fique sobrecarregado. Por exemplo, se você deseja incluir uma estampa de porcelanato decorado escuro na parede, procure harmonizar o espaço incluindo uma paginação mais clara no piso e, vice versa.

 Além disso, procure por estampas e tonalidade de porcelanato decorado que conversem com os móveis e demais objetos decorativos do cômodo, pois assim será possível criar um ambiente mais harmônico e leve.

Invista em porcelanatos decorativos de qualidade

Mais do que avaliar o coeficiente de atrito, o tamanho e o acabamento dos porcelanatos decorativos é fundamental levar em conta a qualidade que atrela resistência, durabilidade e segurança do revestimento. Avalie com atenção as recomendações e reclamações referentes a marca escolhida para que a escolha seja mais assertiva.

Veja também: Como Escolher os Melhores Tipos de Rejuntes? Dicas para Acertar em Cheio

O porcelanato decorado para sala de estar traz sofisticação para o décor. Fonte: Manual da Obra

3. O porcelanato decorado para sala de estar traz sofisticação para o décor. Fonte: Manual da Obra

Onde usar porcelanato decorativo?

A versatilidade do porcelanato decorado é de encher os olhos. Isso acontece porque o revestimento pode ser aplicado em qualquer ambiente seco ou úmido, seja na parede, piso, e, até mesmo em bancadas, mesas ou favorecendo a criação de outros mobiliários como o painel de cerâmica.

É muito comum usar porcelanato decorado na cozinha. No espaço, por exemplo, você pode revestir toda a parede do ambiente como mostra a imagem abaixo. Observe que a tonalidade das estampas dos porcelanatos se conectam com os armários de madeira do local, formando uma composição agradável.

Modelo de porcelanato decorado para cozinha. Fonte: Casa Cláudia

4. Modelo de porcelanato decorado para cozinha. Fonte: Casa Cláudia

No quarto, o porcelanato decorado vem pouco a pouco conquistando seu espaço. Afinal, sua presença muda completamente a perspectiva do dormitório. No projeto abaixo, por exemplo, toda a parede da cabeceira da cama de casal foi preenchida com porcelanato decorado, o que confere mais estilo e personalidade no décor.

O porcelanato decorado preenche toda a parede da cabeceira da cama. Fonte: Haus Decoração

5. O porcelanato decorado preenche toda a parede da cabeceira da cama. Fonte: Haus Decoração

Agora que você já sabe tudo sobre porcelanato decorado, confira nossa galeria de fotos abaixo e se inspire com mais alguns projetos com porcelanato decorativo.

Confira mais alguns projetos com porcelanato decorado

Decoração clean com porcelanato decorativo para parede do banheiro. Fonte: Humana Construtora Sorocaba

6. Decoração clean com porcelanato decorativo para parede do banheiro. Fonte: Humana Construtora Sorocaba

Modelo de porcelanato decorado para banheiro que imita mármore. Fonte: Archtrends Portobello

7. Modelo de porcelanato decorado para banheiro que imita mármore. Fonte: Archtrends Portobello

Modelo de porcelanato decorativo para parede. Fonte: Casa Vogue

8. Modelo de porcelanato decorado para parede. Fonte: Casa Vogue

Porcelanato decorado para cozinha planejada de madeira. Fonte: Archilovers

9. Porcelanato decorado para cozinha planejada de madeira. Fonte: Archilovers

Porcelanato decorado para banheiro amadeirado. Fonte:

10. Porcelanato decorado para banheiro amadeirado. Fonte: Lolafá

Porcelanato decorativo para banheiro branco. Fonte: Histórias de Casa

11. Porcelanato decorativo para banheiro branco. Fonte: Histórias de Casa

Porcelanato decorativo para parede que simula madeira. Fonte:

12. Porcelanato decorado para parede que simula madeira. Fonte: Caveman Home Theaters

Projeto ousado com porcelanato decorado para banheiro. Fonte: Biancogres

13. Projeto ousado com porcelanato decorado para banheiro. Fonte: Biancogres

Comentários

comentários em "Porcelanato Decorado: Como Escolher, Onde Usar +13 Projetos Lindos"