O Que é Quadro de Distribuição? Veja Como Funciona, Dicas e Mais!

Quadro de distribuição é um equipamento que tem como objetivo armazenar os dispositivos de proteção da instalação elétrica e distribuir a energia por todos os circuitos da casa.

Trata-se de um elemento obrigatório em toda instalação elétrica que precisa ser montado por um profissional especializado para garantir a segurança do moradores.

É essencial que todo arquiteto conheça os principais elementos de um quadro de distribuição de energia. Pensando nisso, no post de hoje, vamos mostrar com detalhes seu funcionamento. Boa leitura!

O que é um quadro de distribuição?

Quadro de distribuição é um equipamento que tem como objetivo armazenar os dispositivos de proteção da instalação elétrica e distribuir a energia por todos os circuitos da casa.

Conhecido também como quadro de força, quadro elétrico ou quadro de luz, ele é utilizado em residências, ambientes comerciais, indústrias e todo projeto que precisa de uma instalação elétrica. Um quadro de distribuição residencial geralmente é feito de PVC, mas também existe a versão metálica (usada principalmente em fábricas ou edificações de grande porte).

Quadro de distribuição com barramento foto Mercado Livre

Quadro de distribuição residencial com barramento (foto: Mercado Livre)

Agora que você já sabe o que é um quadro de distribuição, confira com mais detalhes como é seu funcionamento.

Veja também: Projeto de Iluminação – Veja 6 Dicas Essenciais + Inspirações Modernas

Como funciona um quadro de distribuição de energia?

É no quadro de distribuição que fica todo o cabeamento da instalação elétrica de uma residência ou empresa. Ele faz o armazenamento dos dispositivos de proteção, que são os disjuntores, o DR (diferencial residual) e os DPS (dispositivo de proteção contra surtos). Vejo um resumo do que cada um deles faz:

Disjuntores

São dispositivos que protegem a instalação elétrica de curtos-circuitos ou sobrecargas. Quando acontece um excesso de carga, eles interrompem imediatamente o funcionamento das redes, evitando danos ou até mesmo situações mais graves, como incêndios.

A quantidade de disjuntores presentes em um quadro de distribuição vai depender da necessidade da residência. Quem faz essa análise é o profissional responsável pela instalação elétrica.

Quadro de distribuição disjuntores (foto ConstruFacil RJ)

Quadro de distribuição: disjuntores (foto: ConstruFacil RJ)

DR (Diferencial Residual)

O interruptor diferencial residual, conhecido também pelas siglas IDR ou DR, detecta e evita fugas de corrente da instalação elétrica. Explicando de maneira mais simples, ele protege o morador da casa contra choques e incêndios.

Quadro de distribuição Interruptor Diferencial Residual foto Digel

Quadro de distribuição: interruptor diferencial residual (foto: Digel)

DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos)

O DPS, como o próprio nome diz, é um equipamento que detecta e desvia correntes de surto da instalação elétrica. Para que você entenda melhor, vamos explicar o que é um surto elétrico.

Trata-se de um distúrbio na rede elétrica, que pode causar danos quando atinge eletrodomésticos ou eletroeletrônicos. Ele acontece diariamente na volta de quedas de energia, no liga/desliga de máquinas, quando a rede é atingida por um raio, entre outras situações.

Quadro de distribuição DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos) foto Tramontina

Quadro de distribuição DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos) foto: Tramontina

Depois de receber a energia do quadro de medição, que é o equipamento que mede o consumo mensal de energia, o  quadro de distribuição distribui a corrente elétrica por meio dos disjuntores.

Quadro de distribuição horizontal foto Soluções Industriais

Quadro de distribuição residencial horizontal (foto: Soluções Industriais)

Veja também: Iluminação ideal para banheiro – tipos e dicas essenciais para o ambiente perfeito

Quais são os tipos de quadro de distribuição de energia?

Existem no mercado basicamente dois tipos de quadro de distribuição: o de embutir e o de sobrepor. O primeiro modelo é instalado dentro da parede, que precisa ser cortada antes da instalação. Já o tipo sobrepor é instalado sobre a parede.

Quadro de distribuição embutido na parede foto Portal Eletricista

Quadro de distribuição embutido na parede (foto: Portal Eletricista)

Um dos tipos mais usados é o quadro de distribuição com barramento. Trata-se de um elemento responsável pela distribuição de tensão e corrente dentro de um sistema elétrico.

Quadro de distribuição com barramento foto MERKATHO Materiais Elétricos

Quadro de distribuição com barramento (foto: MERKATHO Materiais Elétricos)

Qual o melhor local para montar um quadro de distribuição?

A NBR-5410 (Instalações elétricas de baixa tensão) determina que o quadro de distribuição deve ser instalado em local de fácil acesso e ser provido de identificação do lado externo, legível e não facilmente removível.

Diante desse contexto, o quadro de distribuição não pode ser instalado em ambientes que podem ser fechados, como quartos e banheiros. Além disso, é importante seguir alguns requisitos na hora de escolher o melhor local para montar um quadro de distribuição.

É importante observar que a NBR-5410 pede que o quadro de distribuição fique no centro das cargas, ou seja: o mais próximo possível de ambientes com cargas pesadas, como a cozinha, o banheiro ou a área de serviço.

Também é interessante que o quadro de distribuição fique o mais próximo possível do medidor da concessionária de energia. Existe entre eles um condutor geral, que muitas vezes tem alto custo. Sendo assim, ao aproximar o quadro de distribuição e o medidor, não há a necessidade de comprar cabos muito longos e isso gera economia para o projeto de eletricidade.

Vale lembrar que a NBR-5410 também determina que o quadro de distribuição tenha um espaço de reserva para ampliações futuras, além de identificação dos seus componentes e respectivos circuitos.

Veja também: 7 Ideias Criativas Para Projetar e Decorar Quarto com LED

O que é quadro de distribuição foto iStock

O que é quadro de distribuição (foto: iStock)

Gostou de aprender mais sobre o quadro de distribuição residencial? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Comentários

comentários em "O Que é Quadro de Distribuição? Veja Como Funciona, Dicas e Mais!"