1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Tipos de Tinta: Conheça os Diferentes Tipos e Suas Aplicações 

Tipos de Tinta: Conheça os Diferentes Tipos e Suas Aplicações 

A tinta é um dos melhores acabamentos para seu projeto, mas você conhece os diferentes tipos de tinta e para que serve cada um deles?

É a composição da tinta que determina o tipo de superfície mais adequado para aplicá-la. Algumas tintas são indicadas para paredes internas, outras para ambientes úmidos, e tem até tintas próprias para superfícies de azulejos para banheiro e madeira.  

Para te ajudar a reformar sua casa, hoje vamos falar sobre todos os tipos de tinta e ensinar onde usar cada um deles na sua decoração. Confira e inspire-se! 

Tipos de tinta para parede
1. Tipos de tinta para parede – Foto The Effortless Chic

Quais são os tipos de tinta 

No geral, existem 6 tipos de tintas para usar no seu projeto: 

  1. Látex PVA;
  2. Tinta Acrílica;
  3. Tinta Lavável;
  4. Tinta Epóxi;
  5. Tinta Inodora;
  6. Esmalte Sintético.

Tinta látex PVA

A tinta látex PVA é um dos tipos de tinta para parede interna mais utilizados nos projetos atuais. Com acabamento fosco, a base da tinta látex PVA é solúvel em água e tem secagem rápida – o que facilita muito a aplicação.

No entanto, é uma tinta exclusiva para ambientes internos como a sala e o quarto. Áreas úmidas (banheiro e cozinha) e externas não duram muito tempo com esses tipos de tinta de parede.   

A limpeza da tinta também é simples: utilize apenas um pano úmido e a parede já fica brilhando! Evite esfregões e produtos abrasivos, pois a parede pode descascar com facilidade. 

Os tipos de tinta latex são as melhores para parede interna
2. Os tipos de tinta latex são as melhores para parede interna – Foto Pinterest

Tinta Acrílica

A tinta acrílica é similar a tinta latex pva. Ambas são a base de água e secam rápido. A diferença entre elas é que a acrílica é um dos tipos de tinta para parede interna impermeáveis. Ou seja: ela é resistente à água. 

Você pode usar tranquilamente a tinta acrílica para áreas úmidas como o banheiro ou a área externa. Inclusive, depois dá uma olhada nas nossas dicas de cores para área externa. Você vai amar nossas sugestões. 

Os tipos de tinta de parede acrílica estão disponíveis com três acabamentos diferentes: o fosco, acetinado e semibrilho. Compre o acabamento mais indicado para seu ambiente.

Conheça os tipos de tinta para parede externa
3. Conheça os tipos de tinta para parede externa – Foto Revista Vd

Tinta Lavável

Os tipos de tinta de parede laváveis, como o próprio nome indica, são as mais fáceis de limpar. Se você tem crianças em casa, compensa investir nesses tipos de tinta para parede interna, pois facilita muito na limpeza de casa. 

Mesmo que você não tenha crianças em casa, mas quer investir nos tipos de tinta branca ou de outros tons claros, não deixe de comprar a tinta lavável. Você não vai se arrepender! 

Os tipos de tinta branca e laváveis são as melhores opções
4. Os tipos de tinta branca e laváveis são as melhores opções – Foto REvista VD

Tinta Epóxi

A tinta epóxi é resistente a produtos químicos e a umidade, por conta disso, ela pode ser usada em ambientes úmidos, como o banheiro, cozinha e área externa.

Inclusive, se você quer reformar esses ambientes mas não tem como trocar os revestimentos, saiba que a tinta epóxi pode ser utilizada em pisos e azulejos. 

O acabamento da tinta epóxi muda de acordo com a tonalidade da tinta. Os tipos de tinta branca epóxi, por exemplo, são foscos. Já as mais escuras possuem mais brilho. Então pense nisso ao comprar sua tinta. 

Os tipos de tinta epóxi podem pintar azulejos e porcelanatos
5. Os tipos de tinta epóxi podem pintar azulejos e porcelanatos – Foto Pinterest
Viva Decora Profissionais

Tinta Inodora

A tinta inodora perde o odor em até 3 horas após a aplicação. Ela é indicada especialmente para evitar reações alérgicas, então se você precisa reformar a casa em pouco tempo, invista nos tipos de tinta branca ou coloridos da tinta inodora. 

Esse tipo de tinta tem dois acabamentos: fosco ou acetinado.

Compre os tipos de tinta inodores caso você tenha alergias
6. Compre os tipos de tinta inodores caso você tenha alergias – Foto Pintest

Esmalte Sintético

O esmalte sintético é um dos tipos de tinta para madeira e ferro mais famosos.

Assim como outros tipos de tinta que citamos por aqui, a tinta sintética é à base de água e solvente. A secagem é rápida e o cheiro não é tão forte. É uma tinta prática de aplicar.

Outra característica desses tipos de tinta para madeira é a resistência, você pode usá-la em móveis para área externa sem se preocupar com o tempo estragar o móvel rápido. Cuide das suas peças que elas permanecem impecáveis! 

 Tipo de tinta sintética para moveis de madeira
7. Tipo de tinta sintética para moveis de madeira – Foto Pinterest

O acabamento desses tipos de tinta para madeira costumam ser de alto brilho, mas você também encontra tipos de tinta fosca ou acetinados para pintar diferentes móveis e elementos de madeira da sua decoração. 

Como escolher o melhor tipo de tinta para cada ambiente? 

O ideal é que os tipos de tinta fosca ou acetinadas estejam adequados ao ambiente para durar mais tempo, por isso, uma boa dia é contratar um arquiteto que vai saber escolher a tinta mais adequada para o seu projeto, mas com as dicas que estamos passando nesse post, com certeza você já conseguirá escolher melhor esse item da sua reforma. 

Os tipos de tinta para parede externa devem ser resistentes ao clima e ao tempo, por isso, consideramos que as tintas acrílicas, Epóxi e sintéticas são os melhores tipos de tinta para parede externa. Demora anos até precisar retocar a tinta. 

Já dentro de casa você pode usar tintas mais leves e menos resistentes. Mas, para garantir um bom efeito, prefira os tipos de tinta acrílica e laváveis, pois facilitam muito na limpeza de casa. É só usar um pano úmido e deixar tudo limpinho!

Escolha os melhores tipos de tinta para sua reforma
8. Escolha os melhores tipos de tinta para sua reforma – Foto Pinterest

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de tinta, é só comprar a tinta perfeita para seu cômodo e começar a reforma!

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Cores de Porcelanato: +10 Ideias Lindas para Reformar sua Casa com Estilo

Revestimento de Parede Externa: +10 Dicas e Ideias Para Valorizar o Seu Imóvel

Muros de Casas: Confira as Melhores Ideias e Como Escolher o Melhor

Porcelanato Marmorizado: Cores, Preços e Onde Comprar o Melhor Para o Seu Projeto

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36