1. Home
  2. Revista
  3. Organização
  4. Dicas de Como Colocar em Prática o Consumo Consciente em Casa

Dicas de Como Colocar em Prática o Consumo Consciente em Casa

Comprar é praticamente um ritual para a maioria dos brasileiros, que veem esse ato como uma recompensa pela quantidade de tempo que passaram trabalhando. Contudo, na maioria das vezes o consumo acaba fugindo do controle e gerando gastos desnecessários, além de impactar negativamente no meio ambiente.

Porém, existe uma forma de encontrar o equilíbrio e realizar um consumo consciente? Neste artigo descrevemos 6 práticas que podem ajudar você a manter bons hábitos de consumo no dia a dia, evitar desperdícios e diminuir os impactos no meio ambiente e no seu bolso.

Veja na sequência!

1.Tenha uma lista de compras

Mesmo que você acredite que irá se lembrar de tudo o que comprará no mercado, fazer uma lista te ajuda a organizar melhor seu orçamento e a ir diretamente até os produtos dos quais você realmente tem necessidade. Isso evita a tentação de passar pelos corredores de doces e guloseimas, por exemplo.

Outro fator positivo de fazer uma lista de compras é que você poderá pensar com calma quais são as verduras, os legumes e as frutas necessários e em quais quantidades eles devem ser adquiridos, evitando comprar demais e ver os alimentos estragarem na geladeira.

Fazer uma lista te ajuda a organizar melhor seu orçamento e a colocar em prática o consumo consciente em casa. Fonte: Freepik
1. Fazer uma lista te ajuda a organizar melhor seu orçamento e a colocar em prática o consumo consciente em casa. Fonte: Freepik

2. Reaproveite e recicle

Sabia que é possível utilizar muitas cascas de alimentos para o preparo de receitas que são riquíssimas em nutrientes? Existem também ótimas opções para usar as sobras do almoço de domingo ou mesmo das festas. A dica para a reutilização dos alimentos é procurar na internet receitas com os produtos disponíveis naquele dia.

A reciclagem e o reaproveitamento podem se estender para muitas outras tarefas do dia a dia. É possível, por exemplo, utilizar aquela caixa de presente como porta-objetos em sua casa ou até mesmo aproveitar aqueles itens esquecidos na gaveta, diminuindo a necessidade de compra e recompra de objetos no cotidiano.

Dicas de como colocar em prática o consumo consciente em casa. Fonte: Freepik
2. Dicas de como colocar em prática o consumo consciente em casa. Fonte: Freepik

3. Use a tecnologia a seu favor

Você é o tipo de pessoa que, quando faz compras no cartão, recebe sua via do comprovante e vai colecionando aquele monte de papéis na carteira? Entenda de uma vez por todas que este hábito é desnecessário.

Apesar de ser extremamente importante ter um controle de finanças, é possível fazer isso por meio de uma rápida consulta em um aplicativo de finanças ou site do seu banco.

Para colocar em prática o consumo consciente em casa procure usar a tecnologia a seu favor. Fonte: Freepik
3. Para colocar em prática o consumo consciente em casa procure usar a tecnologia a seu favor. Fonte: Freepik

Não existe, portanto, necessidade de guardar os comprovantes. Além de ser um hábito consciente, utilizar a tecnologia para organizar seus gastos mensais pode ser muito útil para ter uma boa organização financeira.

Você também pode optar por receber boletos bancários por e-mail e visualizar seu extrato na internet. Além de ser mais cômodo e simples, você evita a utilização de papel e o planeta agradece.

4. Reduza o consumo de água e energia

Uma outra maneira de realizar um consumo consciente é administrando a utilização da água e energia elétrica em sua casa. Algumas atitudes simples podem fazer com que você reduza o consumo e ainda economize nas contas.

Se lembrar de tirar do congelador os alimentos antes de prepará-los e evitar utilizar o microondas é uma das formas de evitar o uso desnecessário do equipamento.

Secar roupas atrás da geladeira também pode aumentar o consumo de energia. Também evite deixá-la perto do fogão ou em locais em que fique exposta ao sol, pois isso faz com que ela consuma mais energia para fazer o resfriamento.

Uma outra maneira de realizar um consumo consciente em casa é administrando a utilização da água e energia. Fonte: Freepik
4. Uma outra maneira de realizar um consumo consciente em casa é administrando a utilização da água e energia. Fonte: Freepik

Fora isso, vale a pena regular o termostato da geladeira no inverno. Até porque, nesse período, não é necessário que ela esteja em uma temperatura extremamente baixa. Retirar da tomada os equipamentos que estão em stand-by também é importante, uma vez que eles podem representar até 12% do consumo de energia de uma casa.

Utilizar menos o ar-condicionado pode ser um pouco difícil para quem já está habituado. No entanto, em dias mais amenos, durante a noite é possível ajustar o timer e programá-lo para que ele desligue sozinho um tempo depois.

5. Escolha os eletrodomésticos econômicos

O Programa Nacional de Conservação de Energia é resultado da parceria entre o Inmetro e o Ministério de Minas e Energia. Eles disponibilizaram o Selo Procel, que identifica os aparelhos que consomem menos energia. Além de reduzir os impactos causados no meio ambiente, eles também ajudam a economizar na conta de luz e fazem bem ao bolso.

Quando for realizar suas compras, portanto, procure optar por eletrodomésticos econômicos, que atendam às suas necessidades do dia a dia e que possibilitem, ao mesmo tempo, uma boa economia de dinheiro.

O consumo consciente em casa também envolve a escolha de eletrodomésticos econômicos. Fonte: Maria Luisa Mendes
5. O consumo consciente em casa também envolve a escolha de eletrodomésticos econômicos. Fonte: Maria Luisa Mendes
Viva Decora Profissionais

6. Compartilhe o conceito de consumo consciente

Além de tomar as atitudes certas para ter um consumo consciente, também é importante espalhar essas ideias. Converse com seus amigos e familiares sobre as atitudes deles em relação ao próprio consumo cotidiano.

Isso é válido para que cada vez mais pessoas reflitam sobre o assunto e assim tomem atitudes que sejam positivas para si mesmas e para os demais. Nunca se esqueça que somente com bons hábitos de consumo no cotidiano e uma noção correta da importância do consumo consciente será possível fazer sobrar dinheiro no final do mês.

Gostaram das dicas? Esse texto foi feito pelo time da Embracon.

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Como Limpar o Piso de Cimento Queimado: Confira Dicas Simples

Dicas de como fazer organização de guarda roupa Foto iStock

+17 Dicas de Organização de Guarda Roupa para Fazer em Casa

Gancho para Pendurar: +50 Modelos Práticos para Usar na Decoração

Como Limpar Tela de TV: Dicas Para Eliminar Manchas Sem Danificar o Aparelho

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36