1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Área de Serviço Planejada: Decoração e Organização +60 Modelos

Área de Serviço Planejada: Decoração e Organização +60 Modelos

Na hora de decorar a casa, a área de serviço muitas vezes fica em segundo plano – isso quando não é completamente esquecida. Porém, ter uma área de serviço planejada, bem decorada e organizada pode ser exatamente o que você precisa para deixar o seu dia a dia mais tranquilo.

Área de serviço planejada com máquina de lavar embutida Projeto de Iná Arquitetura
1. Existem vários modelos e tamanhos de área de serviço, mas todas elas podem ficar bonitas e bem organizadas. Projeto de Iná Arquitetura

Mesmo que apenas moradores tenham acesso à área de serviço da casa, ainda assim ter uma área de serviço planejada vale a pena. Por isso, aqui vamos dar dicas para quem quer decorar e organizar bem esse cômodo.

Área de serviço em tons claros e armário aéreo Projeto de Márcia Addor
2. Ter uma área de serviço planejada pode facilitar – e muito – o seu cotidiano. Projeto de Márcia Addor

Independentemente da sua ser uma área de serviço pequena ou grande, confira as nossas recomendações e faça a sua própria área de serviço planejada!

Área de serviço planejada com armários de madeira Projeto de Larissa
3. Descubra como ter uma área de serviço planejada independentemente do tamanho da sua. Projeto de Larissa

Dicas de móveis para área de serviço planejada

Vamos começar por uma das maiores dúvidas das pessoas na hora de fazer uma área de serviço planejada: os móveis. É claro que o mais ideal seria ter um armário de área de serviço planejado, mas sabemos que nem sempre isso é possível.

Área de serviço planejada com armários planejados azuis Projeto de Universo Decor
4. Ter uma área de serviço planejada ampla e cheia de armários é o sonho, mas nem sempre é essa a realidade. Projeto de Universo Decor

O objetivo maior dos móveis para área de serviço é manter a organização desse local para que seja possível fazer as tarefas cotidianas. A intenção é ter tudo à mão mas que tudo tenha o seu devido lugar, ou seja, fazer decoração de lavanderia funcional.

Área de serviço planejada com prateleiras e potes e cesto Projeto de Mauren Buest
5. As prateleiras com certeza fazem a diferença na organização dessa área de serviço planejada. Projeto de Mauren Buest

Para isso, o armário de área de serviço planejado seria realmente o mais apropriado. Afinal, esses móveis para área de serviço são feitos sob medida, aproveitando cada centímetro desse cômodo, e também são pensados para suprir as necessidades dos moradores.

Área de serviço planejada com armário planejado branco Projeto de Marel
6. Área de serviço planejada com armário planejado branco. Projeto de Marel

Porém, caso não dê para você fazer um armário de área de serviço planejado, você pode apostar em outros móveis para área de serviço. Armários aéreos, prateleiras, balcões e nichos podem ser muito úteis e, se bem utilizados, podem deixar a sua decoração de lavanderia linda.

Área de serviço planejada com bancada, nichos e prateleira Projeto de Chris Silveira e Arquitetos
7. Armários, bancadas, nichos, prateleiras, tudo isso ajuda a fazer uma área de serviço planejada. Projeto de Chris Silveira e Arquitetos

Para que tudo realmente tenha um local específico para ser guardado, além dos móveis para área de serviço, recomendamos também usar organizadores. Cestos e caixas podem fazer toda a diferença na organização e decoração de lavanderia.

Área de serviço planejada com prateleira em cima e cestos organizadores Projeto de Condecorar
8. Os cestos organizadores ajudam a deixar a área de serviço planejada em ordem. Projeto de Condecorar

Em uma área de serviço pequena, tente aproveitar todo o espaço vertical, ou seja, as paredes. Sabe o espaço acima da sua máquina de lavar? Ele pode ser usado para colocar prateleiras, por exemplo, onde você poderá deixar o sabão em pó, o amaciante, os prendedores de roupa etc.

Área de serviço planejada com bancada em cima da máquina de lavar Projeto de Meyer Cortez
9. A bancada em cima da máquina de lavar dá mais espaço para você organizar sua área de serviço planejada. Projeto de Meyer Cortez

Liberar o chão é também importante para não prejudicar a circulação na sua área de serviço planejada. Isso é essencial para quem quer uma área de serviço pequena e funcional. Portanto, tenha atenção também ao modelo de varal que vai escolher.

Área de serviço planejada com varal no teto Projeto de Amis Arquitetura
10. Área de serviço planejada com varal no teto. Projeto de Amis Arquitetura

O varal desmontável é interessante para quem não quer ou não gosta de furar as paredes e teto e, quando não estiver sendo usado, pode ser desmontado e guardado em um canto. O modelo de teto e o sanfonado de parede são ainda mais legais, pois muito possivelmente nunca vão atrapalhar a circulação.

Área de serviço planejada com varal no teto Projeto de Karen Pisaca
11. Esse varal de teto aproveita o espaço acima das máquinas de lavar. Projeto de Karen Pisaca

Dicas para ter uma linda decoração de lavanderia

É bem comum que pensem que na área de serviço não há espaço para decoração, mas isso não é verdade. Caso haja espaço e interesse, claro, é perfeitamente fazer uma decoração de lavanderia super bonita e estilosa, que pode fazer com que o ambiente tenha uma cara de área gourmet.

Área de serviço planejada branca Projeto de Idealizzare Arquitetura
12. Pequenos detalhes como a parte da parede listrada de azul e branco já dão um charme diferente à decoração de lavanderia. Projeto de Idealizzare Arquitetura

De modo geral, o que mais indicamos para a área de serviço pequena é o uso de cores claras, pois elas dão a impressão de que o ambiente é mais amplo do que realmente é. E, se você quiser um projeto mais interessante, por que não apostar em revestimentos claros ao invés de paredes “lisas”?

Área de serviço planejada com armário branco e revestimentos claros Projeto de Marina Zagatti Casquet
13. Cerâmica, porcelanato e outros revestimentos podem ser usados na decoração da sua área de serviço planejada. Projeto de Marina Zagatti Casquet

O subway tile foi tendência há alguns anos, mas segue sendo uma excelente opção de revestimento para a área de serviço planejada. Se você quiser dar toques de cores, pode também apostar em pastilha em tons de azul, por exemplo. E, se quiser ousar um pouco mais, pode usar azulejos estampados no chão e nas paredes.

Área de serviço planejada com azulejos azuis Projeto de Juliana Lahoz
14. Área de serviço planejada com azulejos azuis estampados. Projeto de Juliana Lahoz

E, mesmo que você tenha uma área de serviço pequena planejada, caso sobre espaço, você pode também colocar quadros ou mesmo outros itens decorativos à decoração. Ah, e plantas também podem dar um toque de cor e mais vida à lavanderia!

Área de serviço planejada com móvel vermelho e plantas Projeto de Marel
15. As plantas deixam a área de serviço planejada ainda mais bonita. Projeto de Marel

Área de serviço pequena planejada e integrada

Com imóveis cada vez menores sendo lançados no mercado, a área de serviço pequena integrada à cozinha, ao banheiro ou mesmo à varanda está se tornando cada vez mais comum.

Área de serviço planejada integrada ao banheiro Projeto de Alice Lopes
16. Área de serviço planejada integrada ao banheiro social. Projeto de Alice Lopes

Mas isso não é exatamente uma novidade, mesmo em casas maiores e mais antigas é possível encontrar espaços compartilhados com lavanderias integradas à garagem ou mesmo com a área externa.

Área de serviço planejada integrada com a garagem Projeto de Marel
17. Área de serviço planejada integrada com a garagem. Projeto de Marel

Independentemente do caso, uma dúvida parece sempre surgir: é melhor separar completamente esses cômodos ou não? A resposta é: depende do espaço.

Área de serviço planejada integrada à cozinha mas meio dividida Projeto e Ednilson Hin
18. Essa área de serviço planejada é integrada à cozinha, mas também é um pouco “isolada” pelo material cinza usado ao seu redor. Projeto de Ednilson Hin

Em um apartamento com poucas metragens, para ter uma área de serviço pequena e funcional, talvez o melhor seja realmente deixar os espaços totalmente integrados. Por outro lado, se você tiver mais espaço pode colocar uma porta separando os locais.

Área de serviço planejada integrada com a cozinha Projeto de Sartori Design
19. Área de serviço planejada integrada à cozinha. Projeto de Sartori Design

Porém, caso você queira separar a sua área de serviço pequena planejada mesmo sem ter muito espaço para isso, pode tentar usar uma porta articulada ou de correr ou mesmo uma cortina para “esconder” essa parte do ambiente compartilhado.

Área de serviço planejada com portas articuladas Projeto de Maria Paula Zorowich
20. A área de serviço planejada pode também ficar completamente “escondida”. Projeto de Maria Paula Zorowich

Como escolher eletrodomésticos para a lavanderia de apartamento

Como já dissemos, o espaço destinado para a lavanderia de apartamento costuma ser bem reduzido. Por isso é bem importante saber escolher os eletrodomésticos para usar no seu apê.

Área de serviço planejada com máquina de lavar branca Projeto de By Arquitetura
21. A máquina de lavar é, possivelmente, o mais importante na área de serviço planejada. Projeto de By Arquitetura

Para escolher sua máquina de lavar, pense no espaço que você tem na sua lavanderia de apartamento, mas leve também em conta o número de pessoas na casa. Dessa forma, você conseguirá escolher o melhor modelo para a sua realidade.

Área de serviço planejada com máquina de lavar prateada Projeto de Renata Basques
22. Nesse caso, a máquina de lavar prateada combina perfeitamente com o restante da decoração do ambiente. Projeto de Renata Basques

Outra boa dica para deixar a sua área de serviço pequena e funcional é procurar uma máquina lava e seca. Afinal de contas, uma lavanderia de apartamento não costuma ter espaço suficiente para uma máquina de lavar e para uma secadora.

Área de serviço planejada com máquina lava e seca Projeto de Marel
23. Se um eletrodoméstico já faz todo o serviço, você economiza espaço. Projeto de Marel

E, se você estiver pensando em empilhar as suas máquinas, nossa recomendação é que você procure os fabricantes dos eletrodomésticos ou pelo menos uma assistência autorizada. Com certeza você não quer acabar com dois aparelhos tão importantes como esses quebrados, não é mesmo?

Área de serviço planejada com máquinas de lavar e secar Projeto de Camila Fleck
24. Área de serviço planejada com máquinas lado a lado. Projeto de Camila Fleck

Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis e que você consiga organizar uma área de serviço planejada e super bem decorada usando elas como referências!

Área de serviço planejado em preto e madeira com samambaias Projeto de Tetriz Arquitetura
25. É perfeitamente possível ter uma área de serviço planejada bonita. Projeto de Tetriz Arquitetura

Galeria com mais inspirações de área de serviço planejada

Área de serviço planejada em tons de cinza Projeto de Condecorar
26. Área de serviço planejada em tons de cinza. Projeto de Condecorar
Área de serviço planejada com armário aéreo aberto Projeto de Teresinha Nigri
27. Área de serviço planejada com armário aéreo aberto. Projeto de Teresinha Nigri
Área de serviço planejada com armário superior e cabideiro de roupas Projeto de Tetriz Arquitetura
28. Área de serviço planejada com armário completo e cabideiro de roupas. Projeto de Tetriz Arquitetura
Área de serviço planejada com máquina de lavar ao lado do fogão Projeto de Milena Vieira Montemor
29. Área de serviço integrada à cozinha. Projeto de Milena Vieira Montemor
Área de serviço planejada com máquina de lavar escondida em armário Projeto de Enzo Sobocinski
30. Armário planejado para esconder a máquina de lavar. Projeto de Enzo Sobocinski
Área de serviço planejada com parede azul com textura Projeto de Maira Ritter
31. A parede azul com textura dá um charme extra à área de serviço planejada. Projeto de Maira Ritter
Área de serviço planejada com parede de tijolinho Projeto de Adriana Giacometti
32. A área de serviço também pode ter um visual rústico. Projeto de Adriana Giacometti
Área de serviço planejada com parede de tijolos de vidro separando da varanda Projeto de Condecorar
33. A parede de tijolos de vidro separa a área de serviço planejada da área social da varanda. Projeto de Condecorar
Área de serviço planejada com porta de vidro e ferro Projeto de Iná Arquitetura
34. Aqui, a porta de vidro divide a cozinha e a área de serviço. Projeto de Iná Arquitetura
Área de serviço planejada com tanque e bancada de granito Projeto de Mauren Buest
35. O tanque é também parte essencial da área de serviço planejada. Projeto de Mauren Buest
Área de serviço planejada com tanque revestido de madeira Projeto de Projetica Design e Arquitetura
36. Área de serviço planejada com tanque revestido de madeira. Projeto de Projetica Design e Arquitetura
Área de serviço planejada com tanque revestido de madeira Projeto de Projetica Design e Arquitetura1
37. Detalhe do tanque revestido de madeira do projeto de Projetica Design e Arquitetura
Área de serviço planejada completamente integrada à cozinha Projeto de Carlos Rossi
38. Área de serviço planejada completamente integrada à cozinha. Projeto de Carlos Rossi
Área de serviço planejada integrada à cozinha e separada por vidro Projeto de Julia Paraluppi Ferreira
39. Área de serviço planejada integrada à cozinha com apenas uma separação de vidro. Projeto de Julia Paraluppi Ferreira
Área de serviço planejada integrada à cozinha pequena Projeto de Juliana Conforto
40. Área de serviço planejada integrada à cozinha pequena. Projeto de Juliana Conforto
Área de serviço planejada no canto da cozinha americana Projeto de Danyela Correa
41. Área de serviço planejada no canto da cozinha americana. Projeto de Danyela Correa
Área de serviço planejada preta integrada à cozinha Projeto de Condecorar
42. Área de serviço planejada preta integrada à cozinha. Projeto de Condecorar
Área de serviço planejada semi integrada à cozinha Projeto de Bianchi Lima
43. Área de serviço planejada semi integrada à cozinha. Projeto de Bianchi Lima
Área de serviço planejada separada da cozinha por uma foto Projeto de Bianchi Lima
44. No projeto de Bianchi Lima, a área de serviço planejada é separada da cozinha por uma porta
Área de serviço planejada separada da cozinha por uma meia parede Projeto de Lojas KD
45. Área de serviço planejada separada da cozinha por uma meia parede. Projeto de Lojas KD
Área de serviço planejada com armários planejados e cabideiro Projeto de Giuliano Luchetti
46. Área de serviço planejada com armários planejados e cabideiro. Projeto de Giuliano Luchetti
Área de serviço planejada integrada à cozinha com armário aéreo de temperos Projeto de Arch Duo
47. Área de serviço integrada à cozinha com armário aéreo de temperos. Projeto de Arch Duo
Área de serviço planejada com bancada de granito e armário aéreo Projeto de Marel
48. Área de serviço planejada com bancada de granito e armário aéreo. Projeto de Marel
Área de serviço planejada com armário multiuso Projeto de Marel
49. Área de serviço planejada com armário multiuso. Projeto de Marel
Área de serviço planejada com armário roxo e máquina de lavar encaixada Projeto de Juliana Pippi
50. Máquina de lavar encaixada no armário roxo da área de serviço planejada. Projeto de Juliana Pippi
Área de serviço planejada separada da cozinha por porta de vidro Projeto de Arquiteto Donini
51. Área de serviço planejada separada da cozinha por porta de vidro. Projeto de Arquiteto Donini
Área de serviço planejada com pastilhas verdes Projeto de Casa Cor 2016
52. Área de serviço planejada com pastilhas verdes. Projeto de Casa Cor 2016
Área de serviço planejada com bancada de granito Projeto de Viviane Casimiro
53. Área de serviço planejada com bancada de granito. Projeto de Viviane Casimiro
Área de serviço planejada em varanda gourmet Projeto de Juliana Matalon
54. Área de serviço em varanda gourmet. Projeto de Juliana Matalon
Área de serviço planejada com armários e pastilhas cinzas Projeto de Danyela Correa
55. Área de serviço planejada com armários e pastilhas cinzas. Projeto de Danyela Correa