1. Home
  2. Revista
  3. Organização
  4. Como Manter sua Lavanderia Organizada: 8 Dicas Incríveis

Como Manter sua Lavanderia Organizada: 8 Dicas Incríveis

Deixada sempre por último ou totalmente esquecida, a lavanderia é um espaço difícil de organizar. Não é muito comum gastarmos tempo, dinheiro e energia na decoração desse ambiente. Costumeiramente, a lavandeira se torna um lugar que mantemos de portas fechadas para esconder aquela bagunça feita por produtos de limpeza e roupas.

Mas e quando o apartamento é pequeno e a lavanderia fica integrada à cozinha? O fato é que organizar e decorar a lavanderia não é um “bicho de sete cabeças” e com algumas soluções bem simples é possível deixá-la funcional, organizada e muito bonita. Em parceria com o Habitissimo, separamos algumas dicas ótimas de como manter a lavanderia organizada. Confira!

Lavanderia organizada com prateleiras e caixas organizadoras

1. Lavanderia organizada com prateleiras e caixas organizadoras

1- Armários sob medida

Um dos segredos para manter tudo organizado é o armazenamento. Quando sua lavanderia tem fartura de armários, você consegue guardar tudo em seu devido lugar. Nada mais prático do que ter um lugar para cada coisa, não é mesmo?

Lavanderia organizada com armários sob medida

2. Lavanderia organizada com armários sob medida

Os armários planejados aproveitam cada “cantinho” e criam um espaço com toda funcionalidade que as atividades diária exigem. O chão livre é imprescindível para uma boa circulação, por isso escolha armários altos para guardar baldes, tábuas de passar roupas e vassouras.

Embutir sua máquina de lavar roupas também é um boa opção para ganhar espaço e deixar sua lavanderia organizada. Aí é só decorar com alguns vasos, e pronto. Fica lindo.

Lavanderia organizada com prateleira grande e cabideiro

3. Lavanderia organizada com prateleira grande e cabideiro

 

2- Nichos, cabideiros e prateleiras

Esses são os curingas que não podem faltar em sua lavanderia. Além de super práticos, esses elementos compõem uma área de serviço com estilo.

Os nichos e as prateleiras ficam perfeitos em locais com pouco espaço e você pode produzir sua lavanderia com caixas e cestos para armazenar roupas e produtos de limpeza. O cabideiro é excelente para pendurar camisas, vestidos e casacos enquanto secam ou até mesmo após serem passados para não amassarem antes de guardar. Enfim, são soluções simples que facilitam muito.

Lavanderia organizada com armário aéreo

4. Lavanderia organizada com armário aéreo

3- A bancada não pode faltar

Não é só na cozinha que ela é útil. A lavanderia também precisa de uma bancada de apoio para o momento de separar, ou dobrar as roupas.

Dependendo do tamanho de sua bancada, ela pode ser utilizada para passar roupas, dispensando até o uso de uma tábua de passar. Nesse caso, é mais indicado que a máquina de lavar seja com abertura frontal para que ela possa se encaixar embaixo da bancada. A área de serviço fica toda integrada, bastante funcional e organizada.

Lavanderia organizada escondida dentro da cozinha

5. Lavanderia organizada escondida dentro da cozinha

4- Ambientes integrados

Talvez o maior desafio seja integrar a lavanderia e a cozinha. Atualmente, muitos apartamentos são construídos com uma área muito reduzida para lavanderia e, por isso, é importante procurar algumas soluções criativas para demarcar essas duas áreas, como pisos, revestimentos de paredes e mobiliário.

A ideia é separar os dois ambientes de uma forma harmoniosa para que possam ganhar individualidade. Uma opção bem bacana é esconder, dentro de móveis planejados, a máquina de lavar roupas, ou criar divisórias com materiais como vidro ou MDF.

Lavanderia organizada escondida com portão de aço

6. Lavanderia organizada escondida com portão de aço

5- Escondendo tudo

Se o caso não é integrar e sim deixar mesmo tudo fora da visão, então o jeito é instalar painéis ou portas sob medida, uma ideia bem inteligente para quem prefere deixar a bagunça bem escondida. A melhor opção é a porta de correr, pois é mais prática e não ocupa espaço enquanto estiver aberta. Mas é possível ousar com portas de aço, como aquelas que vemos em lojas. Elas deixam o visual bem diferente e estiloso.

Lavanderia organizada isolada

7. Lavanderia organizada em tons de preto, prata e branco

6- Invista num revestimento bonito

Pensando mais na decoração, uma lavanderia com azulejos que não são tão comuns nesta área deixam o visual totalmente diferenciado e criam um ambiente mais moderno. E não é por que a lavanderia é um local de trabalho que ela não possa ser bonita, não é mesmo?

Então escolha um revestimento elegante e diferente como o ladrilho hidráulico ou o porcelanato que imitam outros materiais e ouse na decoração de sua lavanderia.

Lavanderia organizada com armário embutido roxo

8. Lavanderia organizada com armário embutido roxo

7- Cores dão personalidade

Se você for do tipo que gosta de sair do “lugar comum”, então esqueça o clichê “lavanderia branca” e coloque cor em sua área de serviço. E não é só nas paredes que você pode aplicar uma cor diferente, o piso também fica bem bonito, assim como armários e acessórios.

8- Procure soluções que tragam praticidade

Pensamos na decoração e organização, certo? Mas a versatilidade de uma área de serviço é fundamental. A lavanderia é lugar de lavar e passar roupas e essas atividades precisam de alguns facilitadores. Quanto mais organizada, melhor para realizar esta atividade.

Lavanderia organizada com armário adaptado

9. Lavanderia organizada com armário adaptado

Existem algumas soluções que podem ficar perfeitas em sua lavanderia. É só planejar bem e estudar com cuidado o que pode fazer com que sua lavanderia seja um espaço organizado.

O que achou da ideia de ter uma lavanderia mega organizada? Deixe seu comentário, porque a gente quer saber.

Laura Machado

Laura Machado é redatora do Viva Decora. Antes de se formar em Jornalismo, se aventurou brevemente no mundo da Arquitetura e desde sempre busca nas artes a inspiração para viver o dia a dia.

Confira também:

Gaveteiro vermelho com rodinhas e chave Projeto de Buji

Gaveteiro: 54 Modelos para Organizar e Decorar Qualquer Cômodo

Cozinha com armário multiuso com fruteira

Armário Multiuso para Cozinha, Quarto e Lavanderia +46 Inspirações

Feng Shui para cozinha americana branca com banquetas e pendentes pretos Projeto de GF Projetos

Feng Shui: Dicas Para Usar na Sua Decoração +18 Inspirações

porta camarão para área de serviço

Dicas para Manter a Área de Serviço Sempre Bonita e Bem Organizada

Deixe um comentário

3 Comentários em "Como Manter sua Lavanderia Organizada: 8 Dicas Incríveis"

Luciene

adorei as dicas

Moises venancio

Estou gostando das ideias grato

neligomes2016@bol.com.br

Amei!!!

wpDiscuz