1. Home
  2. Revista
  3. Receitas
  4. Bolinho de Bacalhau: Receita Fácil do Clássico Petisco Português

Bolinho de Bacalhau: Receita Fácil do Clássico Petisco Português

Uma das especialidades mais conhecidas da cozinha portuguesa é a famosa receita de bolinho de bacalhau. Também conhecido como pastéis de bacalhau, esse salgado é fácil de se fazer e muito versátil, pois pode ser saboreado não apenas na hora do almoço, mas também como um delicioso lanche da tarde ou como petisco para um happy hour, por exemplo. 

Para os amantes desse saboroso petisco, é válido saber que a primeira receita de bolinho de bacalhau é de 1904 do livro Tratado de Cozinha e Copa, de Carlos Bandeira de Melo. 

E pensando em você que quer aprender como fazer bolinho de bacalhau tradicional para receber suas visitas em grande estilo ou mesmo para agradar a sua família, basta continuar acompanhando nossa receita de bolinho de bacalhau tradicional a seguir.

receita de bolinho de bacalhau tradicional Foto iStock
1. Aprenda como fazer uma saborosa receita de bolinho de bacalhau tradicional – Foto: iStock

Como fazer bolinho de bacalhau 

O bolinho de bacalhau tradicional é aquele prato que se faz presente nas festas de final de ano, no almoço de Páscoa, nos encontros com a família e os amigos em casa, em restaurantes e claro, em bares e botecos. 

O tradicional prato português é super democrático e pode ser apreciado com uma caipirinha ou cerveja em uma reunião descontraída com amigos, ou até mesmo naquele almoço gostoso com a família.

No entanto, muitos pensam que a receita de bolinho de bacalhau tradicional é algo super complexo de se fazer, e isso não é verdade e nós vamos te mostrar. Por isso, siga o nosso passo a passo de como fazer bolinho de bacalhau com batatas a seguir e deixe todo mundo com água na boca. 

Como fazer receita de bolinho de bacalhau com batata Foto iStock
2. Como fazer receita de bolinho de bacalhau com batata – Foto: iStock

Receita de bolinho de bacalhau: lista de ingredientes

  • 500 g de bacalhau desfiado e dessalgado
  • 1kg de batata inglesa cozida
  • 1 cebola bem picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 100 ml de azeite
  • 2 colheres de sopa de salsa 
  • Farinha de trigo
  • Sal à gosto

Receita de bolinho de bacalhau: modo de preparo

  1. Deixe o bacalhau de molho em uma vasilha com água gelada por 12 horas;
  2. Após esse período, leve o bacalhau para cozinhar por cerca de 15 minutos, caso seja necessário, pode deixar mais alguns minutos, pois é importante que o bacalhau esteja cozido;
  3. Em seguida, transfira o bacalhau para um pano de prato limpo e bata com um martelo de cozinha para desfiá-lo;
  4. Após desfiá-lo, retire bem a espinha do bacalhau;
  5. Cozinhe as batatas, ainda com casca, na mesma água onde você cozinhou o bacalhau até que fiquem bem macias;
  6. Em seguida, quando as batatas estiverem mornas, descasque e esprema bem, até virar um purê;
  7. Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola e o alho, em seguida acrescente o bacalhau e depois adicione o purê de batata e refogue tudo;
  8. A seguir, coloque a salsa e vá polvilhando aos poucos a farinha de trigo, sem parar de mexer, até ficar uma massa consistente, mas não muito seca; 
  9. Transfira essa massa para uma vasilha e deixe esfriando em temperatura ambiente;
  10. Quando a massa estiver em uma temperatura agradável, unte as mãos com farinha de trigo e modele os bolinhos de bacalhau conforme sua preferência;
  11. Frite os bolinhos aos poucos para não encharcar.
Dicas de como fazer bolinho de bacalhau Foto iStock
3. Dicas de como fazer bolinho de bacalhau tradicional – Foto: iStock

Como fritar bolinho de bacalhau?

Agora que você aprendeu como fazer bolinho de bacalhau com certeza já está imaginando esse petisco alegrando a família toda no final de semana, não é mesmo?

Mas outra dúvida que muitas pessoas que amam esse petisco tem é: como fritar bolinho de bacalhau? Principalmente se estivermos falando sobre bolinho de bacalhau congelado, e na verdade, não tem nenhum segredo.

A principal dica de como fritar bolinho de bacalhau é usar uma frigideira funda e o azeite extra virgem deve estar bem quente, então, basta colocar os bolinhos e não ficar mexendo muito, pois isso evita que eles quebrem, e quando estiverem bem douradinho, basta tirá-los da imersão em azeite e deixar escorrer em um papel toalha. Além disso, no caso do bolinho de bacalhau congelado, é importante lembrar que não precisa descongelar o salgado antes de fritar, você pode tirá-lo do congelador direto para a frigideira. 

Outra dica legal de como fritar bolinho de bacalhau é não colocar muitos bolinhos de uma vez, tenha paciência e vá fritando aos poucos, isso vai te ajudar a controlar melhor cada um dos bolinhos e deixá-los crocantes e bem dourados. 

Como fazer bolinho de bacalhau tradicional Foto iStock
4. Aprenda como fazer o melhor bolinho de bacalhau – Foto: iStock

Gostou da nossa receita de bolinho de bacalhau com batata? É bem fácil de fazer e dá água na boca, não? Agora, basta separar os ingredientes, ir para a cozinha e preparar esse aperitivo saboroso para toda a família.

Natalia Santos

Natalia Santos é redatora do Viva Decora. Formada em administração, acredita no poder da decoração para ajudar as pessoas a construírem a casa de seus sonhos.

Confira também:

Canjica: Aprenda Como Fazer Uma Receita Cremosa e Docinha

Saiba como fazer bolo de milho de liquidificador Foto iStock

Bolo de Milho: Receita Fácil e Saborosa para Hora do Café

receita de pudim de leite condensado simples Foto Pinterest

Pudim de Leite Condensado: Receita Para Fazer Com ou Sem Furinhos

Aprenda como fazer salada de grão de bico em casa. Fonte: Pixabay

Salada de Grão de Bico: 2 Receitas Coloridas e os Benefícios Para Saúde

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz