1. Home
  2. Revista
  3. Organização
  4. Como Limpar Persianas: Dicas Infalíveis Para Colocar em Prática

Como Limpar Persianas: Dicas Infalíveis Para Colocar em Prática

As persianas além de complementarem com estilo e personalidade a decoração de casas, escritórios e espaços comerciais, elas são responsáveis por controlar a quantidade de luminosidade que irá entrar no espaço. No entanto, essas mesmas persianas quando não higienizadas acabam transmitindo desleixo e desordem para aqueles que frequentam o cômodo. Mas, afinal, como limpar persianas corretamente?

Logo, se você está a procura de tutoriais práticos sobre como limpar persianas de tecido e PVC, veio ao lugar certo! Neste post, nós da Viva Decora vamos compartilhar dicas simples e infalíveis de como colocar a limpeza em dia das suas persianas. Confira!

Aprenda como limpar persianas em casa
1. Aprenda como limpar persianas de tecido e PVC em casa. Projeto por Debski Ferreira

Conheça diferentes maneiras de como limpar cortina persiana

Ao contrário das cortinas tradicionais de tecido, que podem ser lavadas na lavanderia dentro da máquina de lavar, as persianas devido sua estrutura exigem mais atenção durante as etapas de manutenção e limpeza, pois sem o devido cuidados e usando os produtos de limpeza incorretos, as persianas podem manchar ou quebrar, perdendo assim sua funcionalidade no ambiente. 

No mercado existe uma variedade enorme de persianas. Logo, pode-se dizer que cada persiana possui um método próprio de limpeza. Sendo assim, para facilitar esse processo de higienização separamos abaixo dicas práticas e infalíveis de limpeza para diferentes tipos de persiana.

Como limpar persianas horizontais

As persianas horizontais são normalmente produzidas em alumínio ou PVC. Mas, afinal, como limpar persiana de PVC sem danificar sua estrutura? Neste caso, o primeiro passo de como limpar persiana de PVC é eliminar a poeira que se faz presente na peça e para isso você pode utilizar um aspirador de pó ou espanador.

Se você optar pelo aspirador de pó procure usá-lo com bocal pequeno, em baixa velocidade e evite encostá-lo diretamente na persiana. Nesta etapa, feche as lâminas da persiana e passe o aspirador delicadamente sobre cada uma, depois gire a persiana e repita as etapas do outro lado.

Aprenda como limpar persianas horizontais com aspirador de pó ou espanador
2. Aprenda como limpar persianas horizontais com aspirador de pó ou espanador. Projeto por Iara Kilaris

Como limpar persianas horizontais de PVC: passo a passo

  1. Após retirar a poeira superficial, feche as lâminas da persianas;
  2. Faça uma mistura de água e sabão neutro em um balde;
  3. Pegue uma esponja macia ou pano, mergulhe na mistura e, passe suavemente de uma lado para o outro sobre cada lâmina da persiana;
  4. Por fim, passe um pano seco e limpo para secar a estrutura da persiana.
Como limpar persiana de PVC usando sabão neutro e água
3. Como limpar persiana de PVC usando sabão neutro e água. Projeto por A.M Studio Arquitetura

Como limpar persianas verticais

Agora, se você conta com a presença de persianas verticais de PVC saiba que as etapas de limpeza exigem um pouco mais de trabalho, devido sua estrutura mais robusta. Tanto que essa higienização pode ser realizada a cada 3 meses ou até em um intervalo maior, dependendo da sujeira ou gordura presente na estrutura desse modelo de cortina.

Como limpar persianas verticais: passo a passo

  1. Primeiro retire lâmina por lâmina da sua persiana vertical de PVC. Nesta etapa, tome cuidado para não entortar sua estrutura;
  2. Prepare uma mistura de sabão neutro com água;
  3. Após retirar toda sua persiana dos trilhos, coloque-a em um espaço amplo onde seu estrutura possa ser lavada a mão;
  4. Pegue uma esponja macia ou até uma vassoura com cerdas macias e esfregue com cuidado lâmina por lâmina da persiana;
  5. Com o auxílio de uma mangueira jogue água limpa na persiana para retirar o sabão;
  6. Por fim, seque-a com pano limpo e pendure novamente nos trilhos.
Dicas de como limpar cortina persiana vertical de PVC
4. Dicas de como limpar cortina persiana vertical de PVC. Fonte: Pinterest

Como limpar persiana de rolô

As persianas de rolo por apresentarem tecido em sua estrutura exigem tanto cuidado durante as etapas de limpeza. Mas, como limpar persianas de tecido do tipo rolô?

Para uma limpeza leve recomenda-se utilizar um aspirador de pó ou espanador para retirar a poeira acumulada sobre a sua superfície. No entanto, nós sabemos que com o passar do tempo as persianas de tecido acabam retendo muita sujeira exigindo uma limpeza mais pesada com água e sabão, principalmente aqueles expostas na cozinha.

Como limpar persiana de rolô com água e sabão sem danificar sua estrutura
5. Como limpar persiana de rolô com água e sabão sem danificar sua estrutura. Fonte: Pinterest

Como limpar persiana de rolo com água e sabão: passo a passo

  1. Retire a persiana de rolô da parede e posicione em uma área ampla onde a peça possa ser lavada à mão;
  2. Separe um balde e faça uma mistura de sabão neutro com água;
  3. Pegue uma esponja macia, mergulhe na solução e vá passando com cuidado sobre a superfície de toda a persiana;
  4. Após esfregar toda a persiana de rolo, jogue água limpa para retirar o sabão;
  5. Por fim, deixe a peça secar em área sombreada. Nesta etapa, evite deixar a persiana sob sol pleno, pois caso ainda tenha algum vestígio de sabão na peça, sua superfície pode ficar manchada.

Como limpar persiana romana

As persianas romanas por apresentarem uma estrutura versátil, também exigem cuidado e atenção na hora da higienização. Isso porque, a persiana romana é formada por “fragmentos’ (mangas), que dobram e desdobram para cima e para baixo a medida que são movimentadas no ambiente. Mas, então, como limpar persianas romanas sem prejudicar a peça?

As persianas romanas por apresentarem uma estrutura versátil, também exigem cuidado e atenção na hora da higienização. Mas, então, como limpar persianas romanas sem prejudicar a peça?

A limpeza leve, realizada normalmente a cada 7 dias, pode ser feita com aspirador de pó. Nesta etapa, o eletrodoméstico tem a capacidade de remover a poeira da superfície, prolongando assim a vida útil das suas cortinas do tipo persiana romana.

No entanto, passado um certo tempo é natural que as persianas acumulem muita sujeira e gordura, dependendo é claro do local onde elas ficam expostas. Neste caso, a limpeza mais pesada com água e sabão se faz necessária.

Aprenda como como limpar cortina persiana romana em casa
6. Aprenda como como limpar cortina persiana romana em casa. Fonte: Pinterest

Como limpar persiana romana com água e sabão: passo a passo

  1. Retire a persiana romana da parede e posicione em um local amplo, quintal ou terraço, onde a peça possa ser lavada à mão;
  2. Abra uma das extremidades da manga da persiana romana e deslize o pedaço de madeira ou plástico para fora da estrutura, para que não sejam molhadas;
  3. Separe um balde e faça uma mistura de sabão neutro com água;
  4. Pegue uma esponja macia, mergulhe na solução e vá passando com cuidado sobre a superfície de toda a persiana romana;
  5. Após esfregar toda a persiana romana, jogue água limpa para retira o sabão;
  6. Seguidamente, deixe a peça secar em área sombreada, ou seja, evite deixar a persiana sob sol pleno, pois caso ainda tenha algum vestígio de sabão na peça, sua superfície pode ficar manchada;
  7. Por fim, posicione o pedaço de madeira ou plástico na extremidade da manga da persiana romana e encaixe novamente no local.

Obs: Após as etapas de secagem compartilhadas no tópico de como limpar persiana romana, procure usar uma tábua de passar para desamassar os tecidos da persiana, pois assim sua superfície ficará lisa (fique atento quanto a temperatura do ferro para não danificar o tecido).

Procure deixar a persiana romana secando em área sombreada para evitar o surgimento de manchas na superfície
7. Procure deixar a persiana romana secando em área sombreada para evitar o surgimento de manchas na superfície. Fonte: Pinterest

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

Casa Organizada: Dicas Infalíveis de Como Manter a Casa Limpa e Organizada

Confira maneiras de limpar a desordem antes de se mudar de casa

9 Maneiras de Limpar a Desordem Antes de Se Mudar de Casa

Área de Serviço: +99 Dicas e Inspirações para Montar a Sua

Aprenda tudo sobre impermeabilização de sofá.

Impermeabilização de Sofá: Tudo Que Você Precisa Saber Para Proteger Seu Móvel

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz