1. Home
  2. Revista
  3. Quarto infantil
  4. Decoração de Quarto de Bebê: +103 Dicas e Fotos Inspiradoras

Decoração de Quarto de Bebê: +103 Dicas e Fotos Inspiradoras

A gravidez é um momento mágico na vida da mulher e das pessoas que convivem com ela. Todo esse encantamento se estende também para depois do nascimento, quando uma nova vida surge para renovar tudo ao seu redor. A partir daí, muitas novidades surgem e tudo muda. E para fazer jus ao fascínio da chegada de um novo serzinho ao mundo, a decoração do quarto de bebê deve ser muito bem planejada.

Além de seguir o que for definido pelos pais, a decoração de quarto de bebê deve também ser funcional e segura. Aqui vamos passar dicas essenciais para alcançar esse objetivo! Descubra conosco quais itens são indispensáveis e como escolher as cores e revestimento como papel de parede, para o seu quarto de bebê decorado.

Decoração de quarto de bebê com os itens básicos, berço, poltrona e cômoda com trocados Projeto de Figueiredo Fischer
1. Neste projeto de Figueiredo Fischer, vemos uma decoração de quarto de bebê que, além de linda, conta com os itens básicos que recomendamos: berço, poltrona de amamentar e cômoda com trocador

Dicas importantes para decoração de quarto de bebê

Não importa se você você está fazendo uma decoração de quarto de bebê feminino ou masculino, pois algumas orientações são as mesmas para ambas as situações. Por exemplo, existem quatro móveis para quarto infantil que são essenciais nesse ambiente: o berço, a cômoda, um trocador e a poltrona de amamentação que garante maior conforto para a mãe e para o bebê.

Uma dica importante quando for escolher o berço para a decoração de quarto de bebê, tenha certeza de que se trata de uma peça certificada. Só assim você terá garantia de que as barras têm as medidas corretas e a pintura usada é atóxica. Além disso, também é interessante que ao planejar a decoração de quarto de bebê o berço e o trocador fiquem distantes das janelas, pois assim você consegue evitar que o bebê pegue friagem. 

Também é bem comum que o quarto de bebê seja decorado com vários brinquedos e bichos de pelúcia nas prateleiras e nicho, porém, apesar desses itens garantirem um toque bonito e infantil para o quarto, é importante lembrar que eles acumulam poeira e por isso é necessário que a limpeza seja feita frequentemente visando garantir a saúde da criança.

Decoração de quarto de bebê clean com poucos objetos de decoração Projeto de Patracia Bigonha Drummond
2. Nesta decoração de quarto de bebê clean, são usados poucos objetos de decoração. Projeto de Patricia Bigonha Drummond

Além dos brinquedos e bichinhos de pelúcia também é necessário lavar com frequência os tapetes, almofadas decorativas e cortinas que fazem parte da decoração de quarto de bebê, pois é comum que eles pareçam estar limpos, mas isso nem sempre é uma realidade. 

Para uma decoração de quarto de bebê mais funcional é muito interessante investir em móveis adaptáveis, como os berços que viram cama infantil ou armários que possam ser usados também em outras fases da vida da criança. Isso além de trazer mais funcionalidade para o quarto, também garante uma boa economia para os pais.

Decoração de quarto de bebê com berço que mistura madeira e azul Projeto de Studio Novak
3. Procure usar móveis adaptáveis para a sua decoração de quarto de bebê. Projeto de Studio Novak

Cores para decoração de quarto de bebê: como escolher

As cores têm grande influência sobre as pessoas, por isso é importante ter atenção na hora de fazer as suas escolhas para a decoração de quarto de bebê. Dependendo de como decidir combinar os tons, eles podem acabar fazendo com que o bebê fique inquieto ou até mesmo pode afetar o sono dele. E pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar. 

Apesar do que diz a tradição, não é necessário usar rosa como principal cor na decoração de quarto de bebê feminino ou o azul na decoração de quarto de bebê masculino. Claro, você não precisa dispensar esses tons completamente se não quiser, porém é importante ter novas possibilidades para personalizar esse ambiente, e você pode até mesmo usar detalhes em cores mais tradicionais enquanto aposta em cores mais neutras e aconchegantes como base da decoração. Ou pode também usar um azul turquesa ou mesmo o azul Tiffany em detalhes no quarto de bebê feminino ou um roxo nos detalhes masculinos.

Decoração de quarto de bebê para menino e menina com base neutra, azul e rosa Projeto de Leiza Veiga
4. Neste projeto de Leiza Veiga, a cor base da decoração de quarto de bebê é neutra e os detalhes levam as cores azul e rosa

Decoração para quarto de bebê menina

Como nós acabamos de falar, não é necessário usar tons de rosa e lilás para compor a decoração de quarto de bebê menina, aqui é importante tentar colocar itens que lembrem esses toque mais femininos e delicados, porém eles podem estar representados em diversas outras cores.

Hoje em dia está bem em alta usar cores neutras para decoração de quarto de bebê menina, e por serem mais suaves elas garantem esse toque delicado e feminino que esse ambiente pede. Cores como branco, bege e tons pastéis vem cada dia mais sendo usados como tendência na decoração de quarto de bebê feminino, e o mais legal é que eles ficam ótimos quando combinados com cores mais fortes e ditas masculinas como o cinza, azul marinho e marrom. 

Quanto às cores quentes, é prudente usá-las com certa moderação, pois, apesar de alegrar a decoração de quarto de bebê menina, elas costumam sobrecarregar o ambiente e transmitir irritabilidade, o que pode ter efeitos negativos no neném. 

Mas se você deseja usar cores frias, saiba que elas são super calmantes e são associadas à tranquilidade, e por conta disso, elas são liberadas.

Além das cores, outros detalhes podem fazer toda a diferença na decoração do quarto de bebê menina, itens mais delicados como um móvel com design provençal, papel de parede floral ou até mesmo papel de parede para quarto de casal com uma estampa mais delicada, também é interessante investir em um enxoval mais delicado e com babados que podem fazer toda a diferença nesse ambiente e deixá-lo mais feminino.

Decoração de quarto de bebê com cores suaves e detalhes mais fortes no móbile Projeto de Studio Novak
5. As cores fortes podem ser usadas também na decoração de quarto de bebê, mas de preferência em detalhes. Projeto de Studio Novak

 

Decoração para quarto de bebê menino

Assim como o rosa está para as meninas, o azul está para a decoração de quarto de bebê menino, além disso, tons de verde também tem cada dia mais aparecido na decoração de quarto de bebê masculino.

Aqui a dica é basicamente a mesma que para a decoração de quarto de bebê menina, procure usar cores neutras que garantem que o bebê não fique estressado, além disso, tons pastéis também são muito usadas em quarto de bebê menino e são garantia de um ambiente mais delicado, lúdico e leve. 

Ao elaborar a decoração de quarto de bebê menino também leve em consideração os itens que podem ajudar a compor esse ambiente. Comumente papel de parede é muito usado para essa decoração e eles podem ser com estampa geométricas ou mesmo temáticos como náutico, astronauta, dinossauros entre outros. 

decoração de quarto de bebê moderno com cadeira eames de balanço Foto Home Fashion Trend
6. Decoração de quarto de bebê menino moderno com cadeira eames de balanço – Foto: Home Fashion Trend

Decoração de quarto de bebê pequeno

Cômodos pequenos fazem parte da realidade de muita gente, principalmente para quem mora em apartamento, por conta disso, elaborar a decoração de quarto de bebê pequeno deve ser feita com atenção e cuidado para deixar o ambiente funcional e confortável para toda a família. 

Uma dica muito importante de decoração de quarto de bebê pequeno é investir em móveis planejados que são feitos sob medida para ocupar exatamente o cantinho que você mais tem necessidade, além disso, outra vantagem dos móveis planejados para decoração de quarto de bebê pequeno é que eles podem ser personalizados com design, cores e acabamentos que mais tem a ver com o estilo de decoração do ambiente. 

Outra dica de decoração de quarto de bebê pequeno é investir em cores claras e neutras para o ambiente ficar visualmente maior, além disso, também busque usar nichos e prateleiras que além de ajudar na decoração, também são excelentes para organizar o quarto. 

decoração de quarto de bebê pequeno simples Foto Pinterest
7. Invista em cores claras para a decoração de quarto de bebê pequeno – Foto: Pinterest

Decoração de quarto de bebê simples

Muitos pais pensam que é preciso grandes investimento para se ter uma decoração de quarto de bebê bonita, e na verdade isso é um engano. A decoração de quarto de bebê simples pode ser personalizada e com os itens certos, pode ter certeza que esse ambiente ficará lindo.

Para a decoração de quarto de bebê simples sempre invista em cores neutras, pois é mais difícil enjoamos delas, além disso, às cores neutras também dão a possibilidade de investir em detalhes mais coloridos como almofadas decorativas, um tapete diferente ou mesmo um papel de parede mais personalizado para o ambiente sem que a decoração fique sobrecarregada. O quadro para quarto de bebê também traz um charme a parte e fica lindo na decoração.

Outra dica para a decoração de quarto de bebê simples é ter um bom projeto de iluminação nesse ambiente, pois ele ajuda a deixar o quarto mais aconchegante e até mesmo a deixar o bebê mais relaxada, além disso, hoje em dia é possível encontrar diversos modelos de lustres e luminárias para quarto de bebê que podem ser o grande diferencial desse ambiente.

Por fim, na hora de decorar o quarto de bebê simples sempre pense em detalhes que podem acrescentar um toque lúdico ou mais delicado ao ambiente como objetos decorativos, vasinhos de plantas e até mesmo um belo enxoval para o berço.

decoração de quarto de bebê todo branco com vaso de planta grande Foto Fabio Fast
8. Os detalhes fazem toda a diferença na decoração do quarto de bebê simples – Foto: Fabio Fast

Decoração de quarto de bebê neutro

A decoração de quarto de bebê neutro está cada dia mais em alta, pois hoje em dia os pais deixaram de lado isso que existem cores para meninas e meninos, e para isso eles buscam usar cores neutras como cinza, branco, bege, amarelo e até mesmo uma paleta de tons pastéis para um quarto aconchegante, delicado e com estilo neutro.

Além das cores, muitos pais têm optado por fazer a decoração de quarto de bebê neutro com um tema que pode ser animais da floresta, chuva de amor, circo entre outros, e o mais legal de investir em uma decoração temática é que você pode ousar mais no ambiente investindo em papéis de paredes divertidos, cores mais vivas em postos específicos entre outros detalhes.

decoração de quarto de bebê gêmeos com papel de parede cinza e luminária de cacto Foto Pinterest
9. A decoração de quarto de bebê neutro é muito usada para quarto de gêmeos – Foto: Pinterest

Assista o vídeo com mais dicas de decoração de quarto de bebê

Veja nossa galeria com mais modelos de decoração de quarto de bebê

Decoração de quarto de bebê no estilo montessoriano em rosa, branco e cinza Projeto de Arq Express10. Esta decoração de quarto de bebê no estilo montessoriano foi toda planejada em torno das cores rosa, branco, cinza e amarelo. Projeto de Arq Express

Decoração de quarto de bebê com cores nos detalhes Projeto de Figueiredo Fischer
11. Detalhe da decoração de quarto de bebê por Figueiredo Fischer
Decoração de quarto de bebê em branco, cinza e rosa claro Projeto de Figueiredo Fischer
12. Detalhe da decoração de quarto de bebê por Figueiredo Fischer
Decoração de quarto de bebê azul com vários ursos de pelúcia Projeto de Lucia Tacla
13. Nesta decoração de quarto de bebê, o azul predomina. Projeto de Lucia Tacla
Decoração de quarto de bebê clara com detalhes de cor e madeira no berço Projeto de Investir Decor
14. Já no projeto de Investir Decor, a decoração de quarto de bebê é composta principalmente por tons suaves com detalhes de cor
Decoração de quarto de bebê com berço amarelo e móbile colorido Projeto de Buji
15. Apesar da tendência das cores neutras, há quem prefira ir na contramão e apostar em uma decoração de quarto de bebê mais colorida. Projeto de Buji
Decoração de quarto de bebê com papel de parede bege e móveis brancos Projeto de Lucia Tacla
16. Decoração de quarto de bebê com papel de parede bege e móveis brancos. Projeto de Lucia Tacla
Decoração de quarto de bebê com predomínio do azul e branco Projeto de Decore Planejados
17. No projeto de Decore Planejados, a decoração de quarto de bebê tem predomínio do azul marinho
Decoração de quarto de bebê em madeira e tons neutros Projeto de Larissa Franco Arquitetura
18. Nesta decoração de quarto de bebê de Larissa Franco Arquitetura, a madeira e os tons neutros se complementam muito bem
Decoração de quarto de bebê masculino todo em tons neutros Projeto de Lilian Barbieri
19. Decoração de quarto de bebê masculino em tons neutros. Projeto de Lilian Barbieri
Decoração de quarto de bebê misturando rosa e verde Projeto Carla Cuono
20. Esta decoração de quarto de bebê de Carla Cuono mostra que a mistura de rosa e verde pode ficar muito bem em um quarto de menina
Decoração de quarto de bebê misturando tons neutros e frios Projeto de Renata Basques
21. Decoração de quarto de bebê misturando tons neutros e frios. Projeto de Renata Basques
Decoração de quarto de bebê sofisticada com bade branca e bege Projeto de LF Rezende
22. Os tons neutros são uma ótima base também para quem quer fazer uma decoração de quarto de bebê mais sofisticada. Projeto de LF Rezende
Decoração de quarto de bebê sofisticada de menina Projeto de Vanja Maia
23. Este projeto de Vanja Maia comprova isso. A decoração de quarto de bebê aqui é sofisticada em todos os detalhes
Decoração de quarto de bebê com armário grande que poderá continuar sendo usado na infância Projeto de Leo Shehtman
24. Essa decoração de quarto de bebê conta com um armário grande que com certeza poderá continuar sendo usado em outras fases da vida. Projeto de Leo Shehtman
Decoração de quarto de bebê com desenhos na parede e cores suaves Projeto de Lucia Tacla
25. Decoração de quarto de bebê com desenhos na parede e cores suaves. Projeto de Lucia Tacla
Decoração de quarto de bebê com predomínio de cinza e teto com iluminação que imita o céu estrelado Projeto de Maira Schaeffer
26. Esta decoração de quarto de bebê tem predomínio de cinza e um diferencial bem bonito: parte do teto tem uma iluminação que imita o céu estrelado. Projeto de Maira Schaeffer
Decoração de quarto de bebê em rosa claro e branco
27. Decoração de quarto de bebê em rosa claro e branco
Decoração de quarto de bebê em tons de azul Projeto de Belissa Corra
28. Decoração de quarto de bebê em tons de azul. Projeto de Belissa Corra
Decoração de quarto de bebê em tons de bege Projeto de Maira Schaeffer
29. Decoração de quarto de bebê masculino em tons de bege, deixando as cores por conta dos objetos de decoração. Projeto de Maira Schaeffer
Decoração de quarto de bebê em tons neutros e beços verdes Projeto de Triplex Arquitetura
30. No projeto de Triplex Arquitetura, a decoração de quarto de bebê é em tons neutros, o que faz com que os berços verdes se destaquem
Decoração de quarto de bebê em verde claro Projeto de Graziela
31. Decoração de quarto de bebê em verde claro. Projeto de Graziela
Decoração de quarto de bebê feminino em tons neutros e rosa nos detalhes Projeto de Giovanna Brigatti
32. Decoração de quarto de bebê feminino em tons neutros e rosa nos detalhes. Projeto de Giovanna Brigatti
Decoração de quarto de bebê com clores suaves Projeto de Figueiredo Fischer
33. Projeto de decoração de quarto de bebê por Figueiredo Fischer com cores suaves
Decoração de quarto de bebêcom bastante luz natural e predomínio de cores neutras com toques de cor Projeto de Kali Arquitetura
34. Decoração de quarto de bebê com bastante luz natural e predomínio de tons neutros com alguns toques de cor. Projeto de Kali Arquitetura
Decoração de quarto de bebê em amarelo com teto estrelado Projeto de BG Arquitetura
35. Decoração de quarto de bebê em amarelo com teto estrelado. Projeto de BG Arquitetura
Decoração de quarto de bebê em amarelo Projeto de BG Arquitetura
36. Uma visão mais ampla da decoração de quarto de bebê em amarelo da BG Arquitetura
Decoração de quarto de bebê aconchegante com tons mais terrosos misturados com cores suaves Projeto de Casa Cor MG 17
37. Esta decoração de quarto de bebê da Casa Cor MG 17 é muito aconchegante, com tons mais terrosos misturados a cores suaves
Decoração de quarto de bebê com base branca e detalhes em rosa Projeto de Leticia Araujo
38. Decoração de quarto de bebê com base branca e detalhes em rosa. Projeto de Leticia Araujo