Caixa Organizadora: Dicas para Escolher o Modelo Perfeito para seu Ambiente

Toda vez que falamos de organização, a primeira coisa que vem a nossa mente é caixa. A caixa organizadora pode nos ajudar em diferentes ambientes da casa e do escritório.

No passado, não existia a quantidade de produtos organizadores que existem hoje, e as caixas de sapatos eram uma das alternativas para se manter tudo no lugar. Hoje existem aramados, cestos, colmeias e uma variedade de tipos, cores e tamanhos de caixas organizadoras.

caixa organizadora no home office

Elas podem ser usadas na casa toda: banheiro, cozinha, lavanderia, escritório, salas e quartos. As caixas podem ser de: plástico, polietileno, papel, tecido e madeira.

Vamos ver onde e como usar cada tipo de caixa:

  • No armário: use caixas de tecido e que tenham ventilação. Evite usar caixas plásticas totalmente fechadas para guardar roupas, elas precisam respirar para não mofarem.
caixa organizadora de tecido

Caixa organizadora de tecido. Foto por Kalinka Carvalho

caixa organizadora de tecido para armario

Caixa organizadora de tecido perfeita para armário. Foto por Kalinka Carvalho

  • Na sapateira: retire das caixas de papelão (originais) para respirar, se for usar caixas, use as plásticas com ventilação ou saquinhos de TNT.
caixa organizadora de sapatos

Caixa organizadora para sapatos. Foto por Kalinka Carvalho

 

  • Cozinha, lavanderia e banheiro (áreas úmidas) é recomendado caixas de plástico, pois podem molhar e é fácil de limpar, cuidado com madeira nesses ambientes pois as caixas podem inchar com a umidade.
caixa organizadora para ferramentas

Caixa organizadora de plástico. Foto por Kalinka Carvalho

caixa organizadora de remédios

Caixa organizadora de remédios. Foto por Kalinka Carvalho

 

  • Salas e escritórios: as caixas de papel e madeiras são excelentes. Você pode usar para guardar documentos, fotos, lembranças, etc.
caixa organizadora de papelão

Caixa organizadora . Foto por Kalinka Carvalho

 

Obs: Caixas de papel e polietileno sāo as mais comuns e baratas.

As caixas ajudam na categorização e organização dos ambientes, mais lembre-se que não é para “esconder” a bagunça dentro dela. É necessário usá-las com cuidado e sem exagerar.

Como usá-la da maneira adequada? Nas caixas transparentes é mais fácil identificar o que tem dentro, por isso não adianta jogar tudo dentro dela, faça categorias, exemplos: ferramentas, eletrônicos, medicamentos, etc. Já as caixas decoradas ou nāo transparentes, identifique as dizendo o que tem dentro, assim você não perde tempo abrindo todas para saber o que tem.

quarto com caixa organizadora sesso e dalanezi4914

Como profissional de organização sempre recomendamos o quadrado e transparente, para que possamos identificar o que há dentro da caixa, mas podemos usar as cores, estampas e temas para decorar os espaços e identificar o que tem dentro. O importante é padronizar as caixas em um mesmo ambiente para que fique mais confortável aos olhos.

Exemplos:

  • Caixa plástica de heróis podem ser usada para guardar todos os heróis de um garoto;
  • Caixa da Barbie todas as bonecas;

caixa organizadora infantil

 

  • Caixa com cartas de estampas, pode ser a caixa das lembranças;

caixa organizadora de papelão envelopada

 

  • Ateliê, caixa coloridas:
caixa organizadora pequenas

Caixas organizadoras. Foto por Kalinka Carvalho

 

Você deve escolher uma que combina com você e seu estilo, tem caixa para todos os gostos e bolsos. Espero que tenham gostado das dicas!

Kalinka Carvalho é Consultora, Palestrante e Produtora de Conteúdo de Organizaçāo Pessoal e Residencial. Em seu blog dá dicas de organização e disponibiliza gratuitamente listas e checklists para downloads.