1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Saiba Como a Marcenaria Inteligente Pode Valorizar Ambientes Compactos

Saiba Como a Marcenaria Inteligente Pode Valorizar Ambientes Compactos

Em casas e apartamentos pequenos, a solução para aproveitar o espaço e garantir os móveis necessários para deixar sua rotina mais prática e organizada é investir na marcenaria inteligente. 

Com a marcenaria inteligente, é possível aproveitar cada cantinho do seu lar para fazer móveis sob medida, multifuncionais e lindos – do tipo que transformam a decoração. 

Pensando nisso, hoje vamos te ensinar tudo que você precisa saber sobre a marcenaria inteligente: o que é, vantagens e 12 dicas de como usá-la ao seu favor em projetos compactos. Confira! 

Marcenaria inteligente para micro apartamentos
1. Marcenaria inteligente para micro apartamentos – Foto Casa Vogue

O que é a marcenaria inteligente?

A marcenaria inteligente é o planejamento de móveis funcionais, feitos sob medida, para atender suas necessidades e ganhar espaço em ambientes compactos. 

Esse tipo de projeto geralmente é planejado por profissionais da área, que após uma análise minuciosa das medidas do espaço e das suas preferências, montam um projeto com os móveis ideais para seu ambiente.

Por isso que nossa dica é: anote tudo que você precisa ter em casa, como espaço para home office, brinquedoteca para as crianças, uma adega… assim o profissional consegue encaixá-las em qualquer cantinho da casa, como um home office dentro do armário da sala ou uma adega de madeira embaixo da escada. Tudo é possível!

Cama com escrivaninha marcenaria inteligente
2. Cama com escrivaninha marcenaria inteligente – Foto Pinterest

Vantagens da marcenaria inteligente

  • Otimização de espaços;
  • Ambiente feito especialmente para suas necessidades;
  • Móveis multifuncionais;
  • Decoração impecável;
  • Ambientes práticos e organizados.

12 ideias de marcenaria inteligente para otimizar seu espaço

Separamos 12 ideias que ajudam a otimizar espaço no projeto e garantir uma decoração impecável.  Veja e escolha suas ideias favoritas para mandar fazer móveis de marcenaria inteligente. Confira! 

1. Cloffice

Já falamos sobre a tendência do cloffice aqui na Viva Decora. Consiste no conceito do home office dentro do armário. Com a pandemia do covid-19, ficou ainda mais necessário ter um ambiente confortável para trabalhar em casa. Mas como nem todo mundo possui espaço para um escritório, o cloffice se tornou a solução mais viável para essa demanda. 

O armário pode ser feito em qualquer ambiente da casa, mas prefira ambientes iluminados e agradáveis – próximos à janelas ou na própria varanda de casa. Você consegue trabalhar tranquilamente durante o dia e, quando o expediente acabar, é só fechar as portas do armário e deixar sua mesa escondida. 

Fazer um cloffice também é uma alternativa para separar sua rotina de trabalho da doméstica. Enquanto o armário estiver aberto, sua dedicação será entregar resultados e, assim que as portas fecharem, você poderá relaxar em casa sem se preocupar com o serviço.

Cloffice na sala de estar moderna
3. Cloffice na sala de estar moderna Foto Flávia Viana

2. Cama retrátil

A cama retrátil é a solução para apartamentos compactos, como loft e kitnets. 

Ela pode ser feita junto do guarda roupa e nichos, desta forma, quando a cama estiver “escondida”, ninguém desconfia de que tem uma cama na parede. 

Esse modelo de cama também é perfeito para usar no quarto das crianças, especialmente em quartos compartilhados, porque é uma forma de ganhar mais espaço para brincar durante o dia. 

Cama retrátil para marcenaria inteligente
4. Cama retrátil para marcenaria inteligente – Foto revista vd

3. Painel com estante escondida 

A sala de estar é um ambiente que você pode usar sua criatividade para ganhar espaço. O painel para TV, por exemplo, pode ter uma estante escondida atrás dele, assim como gavetas e compartimentos “secretos”. 

Aproveite esse espaço para guardar itens colecionáveis (que geralmente ocupam muito espaço na decoração), livros ou use como espaço para taças e bebidas especiais. Use sua criatividade! 

Painel de tv com estante dentro
5. Painel de tv com estante dentro – Foto Virgula

4. Mesa dobrável 

A mesa dobrável de parede pode ser usada na cozinha, para refeições rápidas ou como uma escrivaninha em outros ambientes da casa. 

Alguns modelos possuem prateleiras na estrutura que ajudam a organizar itens de escritório, livros e enfeites bonitos. Faça com que o móvel seja parte da sua decoração! 

Mesa dobrável para sala de estar
6. Mesa dobrável para sala de estar – Foto Pinterest

5. Escada com gavetas

Por que não aproveitar os degraus da escada para fazer gavetas? No quarto infantil, a beliche com escada de gavetas pode ser usada para ampliar o espaço do guarda roupa e manter o ambiente organizado. 

Já na escada de casa de sobrados, você pode usar as gavetas para guardar tudo que não cabe em outros ambientes, como mantas, itens da cozinha ou documentos de home office. Literalmente, qualquer coisa.

Marcenaria inteligente com gavetas na escada
7. Marcenaria inteligente com gavetas na escada – Foto Casa Vogue

6. Lavandeira no armário 

Não sabe onde montar sua lavanderia planejada? Você pode pode aproveitar os armários da cozinha para esconder sua máquina de lavar ou incluir armários na varanda ou quintal para deixar o ambiente organizado. 

No entanto, indicamos que você compre uma máquina de lavar e secar para deixar dentro do armário. Fica mais fácil deixar as roupas secarem e você ganha espaço acima da máquina para apoiar cestos de roupas e produtos de limpeza. 

Resumindo: inclua tudo que for prático para sua rotina no projeto de marcenaria inteligente! 

Área gourmet com lavanderia e decoração em tons de verde
8. Área gourmet com lavanderia e decoração em tons de verde – Foto Casa Vogue

7. Móveis como divisória 

Os móveis da sua decoração também podem funcionar como divisórias para ambientes no conceito aberto – estilo loft.

Um móvel simples e que funciona muito neste conceito é a estante. Faça um modelo grande, que alcance o teto, assim você consegue colocar livros e plantas para enfeitar o ambiente e dividir os ambientes. 

Outra ideia é fazer um painel flexível de encontro ao seu quarto e a sala de estar, desta forma, é possível usar a mesma televisão para assistir em ambos ambientes. É só virar o painel e aproveitar no ambiente que for melhor para você. Que tal?

Marcenaria inteligente com moveis funcionais
9. Marcenaria inteligente com moveis funcionais – Foto Casa Vogue

8. Aproveite os cantos

Os cantinhos da casa são ótimos para fazer móveis como gavetas e prateleiras práticas. É uma forma de ganhar mais espaço no projeto.  

Marcenaria inteligente
10. Marcenaria inteligente no canto da cozinha – Foto Pinterest

9. Portas de correr  

A porta de correr pode ser feita nos armários da casa ou na divisão de ambientes, embutida nos armários ou na parede. 

Indicamos a porta de correr porque você ganha o espaço de abertura para colocar outros móveis no ambiente. É uma ótima maneira de melhorar a circulação pelo cômodo.

Decoração chique com porta de correr para sala
11. Decoração chique com porta de correr para sala de madeira e vidro – Foto Pinterest

10. Puxadores embutidos 

Prefira usar puxadores embutidos nos móveis para ambientes compactos, isso porque esse tipo de puxador não atrapalha a circulação e nem enrosca nas suas roupas.

Parece um detalhe insignificante, não é? Mas em ambientes compactos, tudo interfere na sua rotina e precisa ser pensado com cuidado. 

Guarda roupa inteligente com puxador embutido
12. Guarda roupa inteligente com puxador embutido – Foto Pinterest

11. Móveis suspensos

A vantagem de usar os móveis suspensos é que você ganha espaço para área de circulação. 

Evite usar uma mesa de cabeceira no chão, por exemplo, aproveite para incluí-la no projeto da cabeceira ou instale uma prateleira na parede. Fica bem mais prático.

Outra ideia é instalar a cama suspensa com uma escada ao lado e usar o espaço abaixo para um mini closet ou um escritório. Use sua criatividade ao seu favor! 

Mesa de cabeceira suspensa no quarto com marcenaria inteligente
13. Mesa de cabeceira suspensa no quarto com marcenaria inteligente – Foto Madeira Madeira

12. Baú e gavetas no assento 

Se você está planejando ter uma mesa de canto alemão, então aproveite para fazer os bancos do sofá estofado com baús e gavetas. Elas ajudam a ganhar espaço para guardar toalhas de mesa e até um aparelho de jantar que não cabe nos armários da cozinha.

Acredite, mandar fazer o assento com gavetas não atrapalha em nada seu design, veja na imagem abaixo como o ambiente é pequeno e bonito.

Marcenaria inteligente canto alemão com gavetas
14. Marcenaria inteligente canto alemão com gavetas – Foto Pinterest

Gostou das ideias de móveis planejados e marcenaria inteligente? Apresente suas ideias favoritas para seu arquiteto e comece a planejar cada cantinho da sua casa! 

Confira também:

Ambiente integrado com móveis aconchegantes e ventilador de teto. Fonte: Quitete & Faria

Ventilador de Teto: Aprenda Como Instalar e Escolher o Modelo Certo

Jardim vertical e pergolado de concreto decoram o ambiente. Fonte: Wattpad

Pergolado de Concreto: Vantagens, Preço, Onde Usar +52 Modelos

Descubra como usar o tijolo de vidro na construção do imóvel. Fonte: The Home Handyman Magazine

Tijolo de Vidro: +83 Ideias e Dicas de Como Usar na Decoração

O piso vermelho de porcelanato líquido traz personalidade para a decoração do ambiente. Fonte: Harmony Béton

Piso Vermelho: 5 Pisos Mais Usados +50 Projetos Para Se Inspirar

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz