1. Home
  2. Revista
  3. Organização e Reforma
  4. A Ordem a Seguir na Hora de Reformar sua Casa

A Ordem a Seguir na Hora de Reformar sua Casa

Para algumas pessoas iniciar uma reformar é empolgante, mas para outras é o início de uma grande “dor de cabeça”. O que faz desta tarefa uma atividade prazerosa é a organização, principalmente se a reforma abranger a casa toda. Fazer por etapas pode ser uma maneira de diminuir os transtornos e de dividir os gastos. Renovar a casa com planejamento garante uma obra limpa, bem feita e sem desperdícios. Nós, e o Habitissimo, listamos a ordem prática de prioridades para que sua reforma não se torne um caos. Confira!

Banheiro

decoração moderna para lavado com piso de madeira e pendentes

1. Decoração moderna para banheiro com piso de madeira e pendentes amarelos – Foto: As Duas Por Três Interiores

Os dois cômodos que podem estar na primeira fase são banheiro e cozinha, porém, é mais aconselhável iniciar pelo banheiro. Os motivos são muitos, entre eles, é que este cômodo é mais independente do que o restante da casa, inclusive com relação aos revestimentos de paredes e piso. Comece demolindo o que for preciso, faça os veios nas paredes para novas instalações e em seguida feche-os, depois siga para chuveiro, sanitários e finalize com a instalação do mobiliário.

Cozinha

cozinha planejada moderna com armários brancos e bancada de madeira - Foto: Home Adore

2. Cozinha planejada moderna com armários brancos e bancada de madeira – Foto: Home Adore

A cozinha também é considerada uma área independente. Da mesma forma que o banheiro, comece demolindo, depois siga para as instalações de hidráulica e energia, feche as aberturas, realize possíveis reparos nos revestimentos, finalize e por último coloque os móveis e eletrodomésticos. Caso seu imóvel já conte com o moderno conceito aberto, sua reforma deverá abranger os dois cômodos integrados: cozinha e sala.

Restante da casa

decoração sala ampla com sofá branco de canto

3. Decoração para sala moderna e ampla com sofá branco de canto – Foto: Decoración de salas

Áreas frias e úmidas terminadas é hora de começar a reforma nos demais cômodos da casa. Você também pode ir aos poucos, mas uma dica legal é unificar, colocando o mesmo piso nas salas e nos quartos. Faça tudo de uma única vez. Comprando todo o revestimento você pode conseguir ótimos descontos e não correr o risco de, se porventura faltar material, ao voltar para repor não encontre o mesmo modelo ou a mesma cor. Ainda que você prefira instalar pisos diferentes nos quartos, escolha realizar esta obra em uma mesma etapa.

Esquadrias

porta francesa branca

4. Casa com porta francesa branca – Foto: Planete Deco

Todas as portas devem ser colocadas após a instalação do piso. Esse cuidado é para garantir que não haja o vão necessário para que a colocação das esquadrias fique ajustada. A altura do piso pode afetar o funcionamento das portas. Em algumas situações o novo revestimento é aplicado sobre o antigo, o que aumenta sua espessura. A não ser que a escolha seja por um material mais fino, como o cimento queimado ou resina epóxi. Para evitar problemas, deixe as janelas e portas (inclusive de armários) para depois da aplicação do piso.

Pintura

decoração para sala com papel de parede floral e sofá branco

5. Decoração para sala com papel de parede floral e sofá branco – Foto: The Victorian Emporium

A última etapa da reforma é a pintura, ou colocação dos papéis de parede. Você até pode antecipá-la, mas certamente terá de fazer retoques ou uma repintura. Se for papel de parede o reparo é ainda mais delicado e difícil. Deixando para última fase um ajuste elétrico, hidráulico ou outro qualquer, não será um problema.

Seguindo um bom plano você terá tranquilidade durante sua reforma.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

decoração simples para banheiro pequeno com espelho redondo

Saiba Como se Livrar do Mofo no Banheiro com Dias Simples e Práticas

taça-de-vinho-tribuna-do-para

Taça de Vinho: Conheça os Tipos e Dicas para Escolher o Jogo Completo

closet aberto - closet aberto embutido - Decorando Tudo

Closet Aberto: Confira Informações Valiosas e +82 Modelos Inspiradores

arandela para quarto - arandela afixada em cabeceira estofada - Manual da Obra

Arandela Para Quarto: Confira Modelos e +43 Exemplos Inspiradores

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz