1. Home
  2. Revista
  3. Organização
  4. Organizando o Orçamento para Reformas e Decoração

Organizando o Orçamento para Reformas e Decoração

Quando se pensa em mudar a decoração da casa ou reformar tudo de vez, logo pensamos em como organizar as despesas e o orçamento. Muitas vezes, algumas pessoas podem cogitar solicitar um crédito para custear isso, mas também existem outras opções.

De fato, tanto o orçamento da reforma quanto a aquisição crédito pessoal devem ser estudadas e analisadas com cautela, por isso vamos guiá-lo nesta leitura para descobrirmos juntos o melhor caminho para o sucesso da reforma.

saiba como organizando o orçamento para reformas e decoração Foto MondoPMI
1. Saiba como organizando o orçamento para reformas e decoração – Foto: MondoPMI

Organizando o orçamento para reformas e decoração

Organizar o orçamento para uma reforma ou para a decoração de um imóvel pode ser um grande desafio, pois são muitos os obstáculos que nos impedem de controlar totalmente os planos.

Ainda assim, existem algumas regras que podem ajudar a obter sucesso na organização orçamentária e talvez até acelerar o término da reforma ou a conclusão da decoração do espaço.

Organizando o orçamento para reformas e decoração Foto Pexels
2. Organizando o orçamento para reformas e decoração – Foto: Pexels

Como fazer um planejamento financeiro para decoração

Para fazer o planejamento financeiro da decoração da sua casa ou apartamento, você deve definir etapas e também o estilo que você tem em mente para dar a “cara” desejada à sua residência. Confira:

Avalie cada cômodo da sua casa

Esta avaliação é uma análise da metragem dos cômodos, quantidade de luz recebida durante o dia, o que pretende fazer naquele cômodo (receber amigos, área de churrasco, leitura, relaxamento, etc).

Após a análise você saberá exatamente o que precisa para decorar o cômodo valorizando sua beleza e melhorando alguns detalhes.

tirando as medidas da casa Foto Pexels
3. Avalie todo o ambiente que deseja investir em uma nova decoração – Foto: Pexels

Reavalie os móveis e itens decorativos que você já possui

Provavelmente você já cansou de olhar para seus itens decorativos e para o mobiliário da sua casa, mas sempre vale a pena dar uma nova olhada.

Pode ser que você possa aproveitá-lo com uma reforma ou até mesmo vendê-lo para somar valor à obra.

fechando caixa com fita adesiva Foto Pexels
4. Saiba o que você gostará de manter e o que pode ser doado ou vendido – Foto: Pexels

Na hora de comprar, tenha foco

Uma loja de decoração ou de móveis pode ser muito atrativa, porém mantenha o foco!

Compre somente o que foi planejado e não se deixe levar pelo calor do momento e por conversa de vendedor. Se possível opte por móveis que tenham mais de uma utilidade e assim você economizar ainda mais.

Permita-se comprar ao menos um item de maior valor

Sim, economia não é tudo! Você está decorando sua casa, seu cantinho! Vale a pena escolher um item que será seu precioso!

Pode ser uma luminária, um abajur, uma mesa, um puff, etc. Mas ouse escolher algo mais valioso. Além de ter o prazer de ver o item em sua casa, ele somará na decoração e chamará a atenção dos visitantes.

decorando a sala com quadros Foto Unsplash
5. Invista em alguns objetos decorativos diferentes para o seu ambiente – Foto: Unsplash

Como organizar os gastos

Para organizar os gastos da sua reforma, você pode fazer uma planilha para controlar todos os custos.

Caso você não seja muito envolvido com tecnologia, pode fazer em um caderno ou planner, mas anote tudo de forma detalhada e separe os gastos por tipo:

  • Gastos com mão de obra
  • Gastos com material de construção
  • Gastos com ítens de acabamento
  • Gastos com decoração

Além disso, busque atualizar as informações diariamente e, se preciso, deve acrescentar comentários ao final, como desvios da obra por imprevistos.

Para cada tipo de gasto, defina um valor planejado e não ultrapasse. Lembre-se que o sucesso financeiro da sua reforma depende da sua organização e disciplina.

Como organizar os gastos Foto Seteco
6. Como organizar os gastos – Foto: Seteco

A importância de um profissional

Assim como para uma construção precisamos de profissionais competentes da área cível, para uma reforma ou para decoração de interiores precisamos de profissionais capacitados.

Muitas pessoas subestimam a contratação de um profissional de design de interiores ou de um arquiteto ou decorador para reformas e decoração, pois julgam como gasto desnecessário. No entanto, um profissional experiente pode livrá-lo de muita dor de cabeça e de desperdícios.

Além de terem sua própria rede de fornecedores e, assim, conseguirem preços mais acessíveis, também trabalham com medidas ajustadas, sem oferecer o risco de comprar um móvel muito grande ou muito pequeno, por exemplo.

No caso de um profissional de design de interiores, toda a sua reforma e decoração serão planejadas com base na valorização do imóvel e de seus recursos já disponíveis. Ou seja, você extrairá o máximo de seu orçamento disponível.

Além de todas estas vantagens, o profissional de design de interiores irá auxiliar na elaboração de um orçamento real, levando em conta as suas necessidades e o dinheiro disponível.

profissional de design Foto Pexels
7. Contrate um profissional capacitado para seu projeto de reforma e decoração – Foto: Pexels

Opções financeiras para reformas e decoração

Para executar a reforma e a decoração da sua casa ou apartamento, você conta com inúmeras opções financeiras.

A primeira e mais demorada é poupar ao longo do tempo programando sua reforma para um futuro mais distante. Porém, existe a opção de adquirir um empréstimo pessoal e assim, concluir toda a reforma e decoração do imóvel de uma só vez e bem mais rápido, veja:

Crédito para reforma e decoração

Nesta opção você pode financiar todos os gastos com a reforma e a decoração e ter apenas uma parcela por mês, permitindo maior controle das finanças.

Através do crédito pessoal você pode ajustar as condições de crédito à sua necessidade e de acordo com sua renda, oferecendo um carro ou imóvel como garantia. Além disso, você pode utilizar um simulador de empréstimo e ajustar as parcelas ao seu bolso.

Saiba como usar o crédito para reforma e decoração Foto Pexels
8. Saiba como usar o crédito para reforma e decoração – Foto: Pexels

Cartão de crédito

Talvez você tenha em mãos uma determinada quantia de dinheiro que te permite apenas decorar o imóvel, neste caso você pode optar por custear alguns itens ou mão de obra com seu cartão de crédito. Contudo, muita atenção nesse ponto. É necessário que você avalie criteriosamente todos os custos envolvidos, além de ter uma segurança financeira que te garanta arcar com as parcelas de sua reforma.

Uma boa opção é escolher um cartão de crédito que ofereça melhores condições de acordo com seu perfil. Algumas modalidades disponibilizam benefícios como anuidade grátis, programa de milhas ou cashback que, ao colocar na ponta do lápis, podem ser vantajosos. 

Nesse momento é interessante buscar um comparador de cartão de crédito, que irá te apresentar as melhores opções de acordo com seu perfil e necessidade.

Como podemos ver, o sonho da casa reformada e com uma decoração moderna não é impossível, com um pouco de organização e disciplina você consegue executar a reforma e ainda decorar do jeito que sempre quis.

O crédito pessoal é uma opção a ser considerada, pois além de agregar valor à reforma e à decoração ainda te garante que não haverá interrupção e logo seu sonho estará completamente realizado!

Gostou das dicas? Desejamos sucesso à sua reforma!

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Marcação de frágil para caixa de mudanca Foto Pexels

6 Dicas de Como Organizar uma Mudança Sem Dor de Cabeça

Como Organizar Geladeira: Dicas Infalíveis para Evitar Desperdícios

Feng Shui aplicado na sala de estar. Projeto de A.M Studio Arquitetura

18 Princípios do Feng Shui Fáceis de Aplicar em Casa

Organizando as finanças para decoração da casa Foto Unsplash

Melhores Meios de Pagamento para Decorar sua Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz