1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Decoração em Preto e Branco: Veja Como Usar as Cores na Sua Casa

Decoração em Preto e Branco: Veja Como Usar as Cores na Sua Casa

Cores clássicas também têm seu charme e podem dar um up no astral da sua casa. Uma boa decoração em preto e branco pode integrar diversos estilos de ambientes. Por isso, não pense que por serem tons neutros, seu espaço ficará sem graça ou sem grandes detalhes.

Nossas dicas de hoje são para lhe mostrar o contrário. O preto e o branco juntos podem elevar o visual de diferentes cômodos com ar elegante e minimalista. Assim como na moda, essa dupla pode ser usada de diversas formas e em vários lugares. Da sala de estar ao banheiro, veja como utilizar as tonalidades na decoração.

Preto e branco na sala de estar

A sala de estar é aquele ambiente que merece um aconchego a mais. Afinal, ela é o lugar onde a família e os amigos se reúnem, ficam mais juntos. Por isso, esse espaço merece toda a atenção.

Um truque para equilibrar o contraste que os tons propõem é selecionar onde você deseja mais leveza e onde quer um aspecto mais marcante. Móveis brancos podem fazer contraponto a itens de decoração na cor preta ou que apresentem detalhes na cor.

Para promover o equilíbrio entre os tons preto e branco, uma dica é investir em móveis brancos para fazer contraponto a itens de decoração na cor preta
1. Para promover o equilíbrio entre os tons preto e branco, uma dica é investir em móveis brancos para fazer contraponto a itens de decoração na cor preta. Fonte: Reprodução

Luminárias, estantes e molduras de quadros, quando mais escuras, são perfeitas para criar um equilíbrio visual à prova de defeitos. Invista também em pequenos móveis na cor oposta a que você usar na parede. É jogando com as cores que o resultado final será ainda mais rico.

Estantes, vasos, mesas de centro e cadeiras, quando mais escuras, são perfeitas para criar um equilíbrio visual entre preto e branco
2. Estantes, vasos, mesas de centro e cadeiras, quando mais escuras, são perfeitas para criar um equilíbrio visual entre preto e branco. Fonte: Reprodução

Preto e branco na cozinha

As possibilidades de usar a paleta p&b na cozinha são infinitas. Portanto, não economize na hora de explorar uma vertente mais minimalista e intensa da combinação.

Mais uma vez, a cor da parede é um ótimo guia para escolher onde cada uma aparecerá. Se a sua cozinha é pequena, uma dica preciosa é usar revestimentos pretos para ampliar a percepção visual do ambiente. Combinado com móveis claros, além de leveza, você também aprimora essa ilusão de profundidade.

Se a sua cozinha é pequena procure combinar móveis claros com revestimentos pretos para dar a sensação de amplitude
3. Se a sua cozinha é pequena procure combinar móveis claros com revestimentos pretos para dar a sensação de amplitude. Fonte: Domino

Mas se o branco é a sua cor para colorir a parede, adicione armários, eletrodomésticos e utensílios pretos para trabalhar o contraste de outra forma. Uma opção é usar o cinza como uma cor intermediária para alguns objetos e detalhes que você queira utilizar.

Para criar um contraste na cozinha clean procure investir em luminárias, prateleiras, eletrodomésticos e utensílios pretos
4. Para criar um contraste na cozinha clean procure investir em luminárias, prateleiras, eletrodomésticos e utensílios pretos. Fonte: Tanja van Hoogdalem

Preto e branco no quarto

Conforto e tranquilidade são as palavras de ordem de um quarto. O espaço onde você só quer paz e sossego também pode ganhar toques p&b que garantem uma decoração minimalista e elegante.

Por ser um ambiente que pede uma dose a mais de leveza, o branco é a cor mais indicada como predominante. Nas paredes e nos pisos, uma dose clara garante esse ar mais clean que um quarto aconchegante pede.

Em se tratando de tons preto e branco, o branco é a cor mais indicada como predominante, pois traz leveza
5. Em se tratando de tons preto e branco, o branco é a cor mais indicada como predominante, pois traz leveza. Fonte: Reprodução

O preto pode acompanhar a decoração do cômodo em capas de almofadas, vasos, molduras e em itens de iluminação. O cinza também pode dar as caras em uma parede, nos lençóis e colchas. Mais uma vez, a cor faz a função de um tom que equilibra os dois extremos.

Tons de cinza também podem ser usados para trazer um equilíbrio entre os extremos preto e branco
6. Tons de cinza também podem ser usados para trazer um equilíbrio entre os extremos preto e branco. Fonte: Reprodução

Preto e branco no banheiro

No banheiro, o duo preto e branco pode ganhar um status mais marcante, mas igualmente harmônico. Nesse ambiente, combinar um revestimento claro com ferragens pretas ou douradas é o ponto-chave para adicionar atmosfera industrial ao design do espaço.

Móveis maiores ou pequenos podem fazer contraste com paredes mais claras. O revestimento branco e o rejunte preto formam uma dupla clássica e imbatível na paleta para o banheiro.

No banheiro a dupla preto e branco pode ganhar um status mais marcante
7. No banheiro a dupla preto e branco pode ganhar um status mais marcante. Fonte: Reprodução

Jogue com outras texturas e traga detalhes em madeira para flertar com um ar mais rústico. Elementos naturais como a palha são ótimos para tapetes, por exemplo. Fique à vontade também para usar outras texturas.

Incorporar elementos em dourado junto aos tons preto e branco, confere ao banheiro um ar mais sofisticado
8. Incorporar elementos em dourado junto aos tons preto e branco, confere ao banheiro um ar mais sofisticado. Fonte: Reprodução

Dicas práticas para usar o preto e branco

  • Por ser uma dupla de cores neutras e contrastes, o cômodo pode ficar com uma aparência mais bicolor e fria. Para deixar tudo mais cozy, use plantas, materiais mais naturais, com toque macio.
  • Explore as possibilidades do p&b não apenas em objetos ou espaços lisos, jogue com as estampas e texturas para uma dose de irreverência.
  • Outras cores também podem integrar seu ambiente p&b. Portanto, traga detalhes em tons quentes em tecidos, vasos, itens de organização e até móveis. As cores neutras seguem predominando, mas outras cores podem compor um encontro visual perfeito.

Cores clássicas na moda

Looks em preto e branco são os mais clássicos no quesito combinação de cores. A margem de erro na hora de compor um visual com os dois tons é quase nula. Até porque, por serem neutros, adaptam-se a vários estilos e são os verdadeiros coringas do closet.

Looks em preto e branco são verdadeiros coringas do closet
9. Looks em preto e branco são verdadeiros coringas do closet. Fonte: Maria Filó

Apostar em um visual black and white pode ser uma opção cheia de estilo não apenas para um dia de trabalho, mas também para os passeios mais casuais ou para festas à noite. O que vale é aplaudir esse dueto afinado e espalhar beleza aonde for. Para mais dicas de moda p&b, confira o blog da Maria Filó. Eles também estão repletos de dicas de DIY e decoração.

O dupla preto e branco se adaptam a vários estilos
10. O dupla preto e branco se adaptam a vários estilos. Fonte: Maria Filó

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Banheiro Verde: +62 Ideias Criativas para se Inspirar

Luminária Retrô: +50 Modelos Incríveis para Transformar sua Decoração

As cortinas de box precisam de varões para serem sustentadas. Fonte: Apartment Therapy

Cortina Para Box de Banheiro: +50 Modelos e Dicas Para Escolher a Melhor

+65 Modelos de Banco para Cozinha Americana e Dicas para Escolher

Deixe um comentário

1 Comentário em "Decoração em Preto e Branco: Veja Como Usar as Cores na Sua Casa"

[…] Fonte: vivadecora Author: Ana do Viva Decora […]

wpDiscuz