1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Tipos de Madeira: Conheça as Opções Para Móveis, Pisos e Construções 

Tipos de Madeira: Conheça as Opções Para Móveis, Pisos e Construções 

Sempre falamos sobre os móveis e piso de madeira por aqui, mas você sabia que existem diferentes tipos de madeira para investir? E não se tratando apenas de cores (que a variedade também é ampla), mas de outras características importantes, como resistência e o melhor local para aplicar a madeira também. 

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre os diferentes tipos de madeira para móveis, piso e até para construção de casa. Confira e escolha o melhor para sua casa! 

Tipos de madeira para móveis, pisos, portas e construção
1. Tipos de madeira para móveis, pisos, portas e construção – Via: Casa de Valentina

Conheça os tipos de madeira

Antes de escolher os tipos de madeira para construção, móveis, pisos ou da porta de madeira da sua casa, vale a pena conhecer as principais opções para saber qual a resistência da madeira e variedade de coloração. Confira! 

Aroeira

A aroeira é um dos tipos de madeira que possui uma tonalidade levemente rosada e superfície lisa. Ela geralmente é usada em cercas e construção de vigas, ripas, decks e assoalhos. Você também pode usar a aroeira para outros acabamentos em móveis. 

Tipos de madeira aroeira no deck
2. Tipos de madeira aroeira no deck – Via: Pinterest

Carvalho

O carvalho é um dos tipos de madeira para móveis mais adorados. É uma madeira versátil para fazer diferentes móveis para sua casa e está disponível em duas tonalidades: vermelho e branco. Além disso, o carvalho é uma maneira resistente a umidade. Vale a pena investir.

Tipos de madeira carvalho
3. Tipos de madeira carvalho – Via: Madeireira Bernauer

Cedro

O cedro é um dos tipos de madeiras para móveis que possui um odor muito característico – o que é considerado ótimo para afastar insetos. Ele também é conhecido por sua coloração avermelhada, muito usada em construções ao ar livre, como na banheira de hidromassagem abaixo. É uma madeira resistente à umidade, então pode usar tranquilamente para qualquer tipo de móvel.

Tipos de madeira cedro para hidromassagem
4. Tipos de madeira cedro para hidromassagem – Via: Madeira Madeira

Cerejeira

Em comparação a outros tipos de madeira, a cerejeira é uma das mais caras. Ela é conhecida como um dos tipos de madeira para móveis mais bonitos por conta da tonalidade amarelada, bem claro e com brilho, além de durável para usar como piso laminado

Tipos de pisos de madeira cerejeira
5. Tipos de pisos de madeira cerejeira – Via: Madel

Cumaru

A madeira cumaru é resistente é um tipos de piso de madeira mais utilizados em ambientes rústicos, por conta da sua resistência e durabilidade. Ela pode ser usada tanto no interior quanto no exterior de construções, como nas piscinas abaixo. Caso goste da coloração castanho claro da madeira, aposte nela sem medo. 

Tipos de madeira para deck de piscina tipo cumaru
6. Tipos de madeira para deck de piscina tipo cumaru – Via: Madeira Madeira

Freijó

Precisa de móveis finos? então aposte nos tipos de madeira nobre freijó. Ele é conhecido pela tonalidade única castanho claro amarelado com manchas escuras, e superfície lisa e lustrosa. É uma madeira fácil de trabalhar e proporciona um acabamento com alta durabilidade para seus móveis.

Tipos de madeira para móveis Freijó
7. Tipos de madeira para móveis Freijó – Via: Pinterest

Goiabão

A madeira goiabão é um dos tipos de madeira pesados, aplicada em vigas, caibros e revestimentos de portas e janelas. Ela possui uma tonalidade amarela clara múltiplos de madeira para telhados bonita, mas que precisa receber os acabamentos certos para não ser atacada por cupins e fungos.

Tipos de madeira para móveis e pisos
8. Tipos de madeira para móveis e pisos – Via: Antiqua Marcheteria

Imbuia

A imbuia é um dos tipos de madeira mais conhecidos por sua variedade de cores e resistência a fungos e cupins. Quem está atrás de móveis de luxo pode apostar na imbuia para ter resultados maravilhosos.

Tipos de madeira Imbuia para pisos e tacos
9. Tipos de madeira Imbuia para pisos e tacos – Via: Pinterest

Ipê

O ipê é um dos tipos de madeira dura. Ela possui uma coloração pardo-acastanhado com alguns reflexos esverdeados que destacam as características naturais da madeira. É um dos ótimos tipos de piso de madeira para compor rodapé e até mesmo fazer uma escada bonita.

Assoalho com tipos de madeira ipê
10. Assoalho com tipos de madeira ipê – Via: Pinterest

Itaúba

Embora a itaúba seja difícil de trabalhar, é uma madeira que proporciona um bom acabamento para batentes, janela de madeira, e até mesmo para ser usada como tipos de pisos de madeira e móveis. É super resistente também a microrganismos que possam estragar sua madeira.

Pergolado feito com tipos de madeira itauba
11. Pergolado feito com tipos de madeira itauba – Via: Madeireira Batista

Jacarandá

A madeira jacarandá é conhecida pela alta durabilidade e resistência a insetos e umidade. Porém, é uma opção cara. ela possui uma tonalidade que varia entre o marrom escuro e marrom rosado, que oferece um acabamento bonito para móveis de luxo com um toque rústico, como as cômodas abaixo. 

 tipos de madeira para móveis jacarandá
12. Tipos de madeira para móveis jacarandá – Via: Westwing

Louro

Se você está procurando por tipos de portas de madeira para usar dentro de casa, o louro é uma boa opção. Embora tenha uma resistência média, o tom castanho com estrias naturais faz com que a decoração de casa seja ainda mais bonita. Ah, o louro também pode ser usado para fazer móveis e elementos decorativos, como os armários de banheiro abaixo. 

Tipos de madeira louro para armário de banheiro
13. Tipos de madeira louro para armário de banheiro – Via: Pinterest

Nogueira

A madeira nogueira é versátil na utilização. Dá para usar na fabricação de móveis, pisos e portas. É conhecida também pela sua resistência e tonalidade avermelhada.

Tipos de madeira nogueira para escrivaninha
14. Tipos de madeira nogueira para escrivaninha – Via: Pinterest

Mogno

O mogno possui uma tonalidade avermelhada única e alta durabilidade. É um dos tipos de madeira mais conhecidos para trabalhar em móveis revestimentos internos e janelas de madeira.

Tipos de madeira para móveis de luxo: Mogno
15. Tipos de madeira para móveis de luxo: Mogno – Via: Westiwing

Pinho

É um dos tipos de madeira para móveis mais utilizados por quem gosta de móveis claros, como prateleiras e painéis. A coloração varia entre o creme o amarelado e possui anéis de crescimento marcados, que deixam o mobiliário com aquele toque rústico bonito. 

Tipos de madeira para móveis da sala: pinho
16. Tipos de madeira para móveis da sala: pinho – Via: Duratex Madeira

Pinus

Entre os tipos de madeira nobre que apresentamos aqui, o pinus está entre os que oferecem maior custo benefício. Ele é barato, bonito e resistente. Além disso, é uma madeira de reflorestamento. Os móveis feitos de pinus, como estantes e prateleiras, podem ficar ainda mais bonitas. 

Tipos de madeira pinus para painel de tv
17. Tipos de madeira pinus para painel de tv – Via: Pinterest

Garapeira

A garapeira possui uma coloração castanho amarelado e acabamento liso e lustroso.  É um dos tipos de madeira fáceis de trabalhar e ótima para móveis e pisos de casa. 

Tipos de madeira garapeira para mesa
18. Tipos de madeira garapeira para mesa – Via: Rosa Garnier

Eucalipto

O eucalipto é um dos tipos de madeira nobre usados em diferentes projetos. Ele é resistente e durável, por isso, pode ser usado tanto em áreas internas quanto externas com muita facilidade.

Tipos de madeira eucalipto para beira de cama
19. Tipos de madeira eucalipto para beira de cama – Via: Onlien

Angelim

O Angelim é um material fácil de trabalhar e possui um bom acabamento para móveis super resistentes. Ele possui um aspecto fibroso com textura grossa e a coloração é avermelhada com manchas escuras.

Tipos de madeira angelim para mesa
20. Tipos de madeira angelim para mesa – Via: Casa Nova Madeiras

Madeira de demolição

A madeira de demolição é uma das madeiras mais usadas para decoração atualmente. Além do aspecto rústico muito bonito, é uma madeira sustentável porque, como diz seu próprio nome, a madeira de demolição é feita a partir da demolição de uma estrutura.

Móveis de madeira de demolição
21. Móveis de madeira de demolição – Via: Pinterest

MDF

O MDF é feito de partículas do mesmo tamanho que são prensadas uniformemente para garantir uma chapa com a mesma densidade em toda a estrutura. Não é um dos tipos de madeira resistente, pois pode estragar com umidade, mas é uma opção mais econômica para móveis como estantes, mesa de centro e paineis de tv. 

Móveis de madeira mdf para sala de estar confortável
22. Móveis de madeira mdf para sala de estar confortável – Via: Pinterest

MDP 

Quer um dos tipos de madeira ainda mais econômico? Então aposte no MDP. Porém, assim como o MDF, é um material frágil que não pode molhar e pode quebrar com mais facilidade. A fabricação do MDP é feita em estrutura de sanduíche, com chapas externas com maior intensidade e mais espaço entre as partículas. 

Móveis de madeira mdp, tipos de madeira economicos
23. Móveis de madeira mdp, tipos de madeira economicos – Via: Pinterest

Tipos de portas de madeira 

Há uma variedade maior na hora de escolher os tipos de portas de madeira. Porém, o ideal é comprar a porta de acordo com o ambiente da casa. 

A porta de entrada, por exemplo, tem que ser mais resistente e forte, para não estragar com a chuva nem com a incidência do sol. Já para dentro de casa, as portas menos resistentes. 

Nós indicamos usar os tipo de portas de madeira abaixo:

  • Freijó;
  • Cedro;
  • Nogueira;
  • Louro.

Tipos de madeira para telhado 

Está em busca de tipos de madeira para telhado? Então você precisa escolher madeiras resistentes para formar as ripas e vigas necessárias para segurar a estrutura do seu telhado. 

Nós indicamos os seguintes tipos de madeira para telhado: 

  • Aroeira;
  • Cumaru;
  • Eucalipto;
  • Garapeira.

Vale lembrar que é importante conversar com o profissional responsável pelo seu projeto para encontrar a melhor madeira usar na sua casa. 

Tipos de madeira para construção

Os tipos de madeira para construção são usados para fazer forros e detalhes na casa de madeira. Para fazer esse tipo de projeto, você precisa contar com uma madeira resistente a umidade e a fungos, para ter uma casa resistente e bonita. 

  • Cerejeira;
  • Ipê;
  • Angelim;
  • Pinus;
  • Cumaru;
  • Freijó;
  • Goiabão;
Tipos de madeira para construção
24. Tipos de madeira para construção – Via: arquitetura e construação

Agora que você sabe tudo sobre os tipos de madeira, comece a fazer seu projeto com pisos, móveis ou telhado de madeira! 

Confira também:

Tijolo de Vidro

Tijolo de Vidro: +83 Ideias e Dicas de Como Usar na Decoração

Descubra a importância da decoração para o marketing na área da saúde

Importância da Decoração Para o Marketing na Área da Saúde

Revestimento de seixo natural na lareira - Via: Decor Salteado

Seixo: O Que É, Para Que Serve e +54 Ideias para Decorar com Pedras

Os modelos de portas com roldanas conferem ao ambiente beleza e conforto

Modelos de Portas: +110 Ideias de Porta de Madeira, Correr e Vidro

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz