Álvaro Siza: Conheça o estilo minimalista deste grande arquiteto português

alvaro-siza-leca-de-palmeira

álvaro siza: leça de palmeira

Considerado um dos nomes mais aclamados do mundo da arquitetura, o português Álvaro Siza Vieira Joaquim de Melo, mais conhecido como Álvaro Siza, pode ser considerado o profissional com mais destaque na arquitetura portuguesa.

Nascido em 1933 em Matosinhos, município próximo ao Porto, a carreira de sucesso de Álvaro Siza começou antes mesmo de se profissionalizar na área, dando forma à construção de quatro casas em sua cidade de origem. Desde então, emergiu de cabeça no universo arquitetônico e não parou mais.

Seu trabalho arquitetônico, caracterizado pela simplicidade em conjunto com uma certa sofisticação, o tornou conhecido mundialmente, gerando bastante influência entre os profissionais da contemporaneidade.

Conheça um pouco sobre a vida e trajetória do renomado arquiteto Álvaro Siza, seus projetos e como segue influenciando arquitetos até hoje.

Veja também a biografia de outros arquitetos europeus de um país vizinho ao de Álvaro Siza, a Espanha:

Biografia de Álvaro Siza

 

Nascido no dia 25 de junho de 1933, na cidade de Matosinhos, em Portugal, Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira – o famoso arquiteto Álvaro Siza – se mudou para o Porto com o intuito de se profissionalizar em arquitetura, se matriculando na Escola Superior de Belas Artes do Porto, no ano de 1955.

Porém, antes mesmo de começar os estudos, deu início ao seu primeiro projeto arquitetônico, em 1954, no desenvolvimento de quatro casas em sua cidade-natal.

Paralelamente a faculdade, realizou o sonho de abrir seu próprio escritório, dando início a uma brilhante carreira no universo da arquitetura. Sua experiência profissional se deu criando projetos residenciais de pequeno porte e também com a oportunidade de trabalhar com o arquiteto Fernando Távora.

Sua paixão pela arquitetura e ensino são dois pontos fortes na vida de Álvaro Siza. Seu currículo como professor inclui a Universidade de Porto, em Portugal – na qual leciona até hoje, a Universidade de Harvard, no Estados Unidos, a Universidade dos Andes, na Colômbia, na Escola Politécnica de Lausanne e outras instituições consagradas ao redor do mundo.

Conheça também Eduardo Souto de Moura, outro expoente da arquitetura portuguesa.

Uma frase de Álvaro Siza pode explicar essa sua tendência a diversificar suas atividades profissionais:

Sou contra essa ideia de especialização. Gosto de diversificar o meu trabalho, quero e tenho feito um pouco de tudo. Não se pode fazer bem um bairro social ou um museu sem ter feito casas. A arquitetura é só uma. As mãos que desenham e as mãos que constroem, seja o que for, são sempre as mesmas.

O estilo das obras de Álvaro Siza

 

Marcado principalmente por influências modernistas e minimalistas, o trabalho de Álvaro Siza é baseado em um intenso diálogo, permanente e profundo, com o ambiente a sua volta.

A busca pelo fim dos excesso, a necessidade de explorar a fundo materiais e elementos e a simplicidade na concepção são algumas das principais características do estilo de trabalho do arquiteto. Segundo uma das frases de Álvaro Siza:

É necessário encontrar o equilíbrio certo entre o controle da experiência espacial e uma liberdade para permitir que as coisas aconteçam.

Outro ponto muito frequente em suas obras é o estilo expressionista, já que o artista sempre busca encontrar uma maneira de demonstrar emoções.

Confira este artigo sobre outro arquiteto que fazia mais com menos: O mestre do minimalismo na arquitetura: conheça a vida e obra de Mies van der Rohe

Álvaro Siza e seus projetos

 

A respeitável trajetória do arquiteto Álvaro Siza é caracterizada por obras de diferentes estilos: projetos de residências – as famosas casas de Álvaro Siza – instituições públicas, complexos de casas populares, projetos privados e urbanísticos são alguns dos trabalhos que fazem parte do portfólio do artista.

Entre suas obras mais importantes, destaque para:

  • 1988: complexo de casas Schilderswijk West em Haia, na Holanda;
alvaro-siza-schilderswijk-west

álvaro siza: schilderswijk west

  • 1992: Escola de Arquitetura do Porto, em Portugal;
alvaro-siza-escola-de-arquitetura-do-porto

álvaro siza: escola de arquitetura do porto

  • 1993: Faculdade de Ciências da Comunicação, em Santiago de Compostela, na Espanha;
alvaro-siza-faculdade-de-ciencias-da-comunicacao

álvaro siza: faculdade de ciências da comunicação

  • 1994: Centro Galiciano de Santiago de Compostela e Museu de Arte Moderna, na Espanha;
alvaro-siza-museu-de-arte-moderna-santiago-de-compostela

álvaro siza: museu de arte moderna santiago de compostela

  • 1995: Câmara Municipal de Caorle, na Itália;
  • 1995, projeto dos blocos 6,7 e 8 da Ceramique Terrein, em Maastricht, na Holanda;
  • 1996: piscinas de Leça de Palmeira, em Portugal;
alvaro-siza-piscina-leca-de-palmeira

álvaro siza: piscina leça de palmeira

  • 2008: Nova sede da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, Brasil;
alvaro-siza-fundacao-ibere-camargo

álvaro siza: fundação iberê camargo

  • 2011: Museu Mimesis, em Paju Book, na Coreia do Sul;
alvaro-siza-museu-mimesis

álvaro siza: museu mimesis

  • 2012 a 2016: Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, Portugal;
alvaro-siza-museu-nadir-afonso

álvaro siza: museu nadir afonso

  • 2015 a 2017: Igreja e centro paroquial de Saint-Jacques-de-la-Lande, na França.
alvaro-siza-saint-jacques-de-la-lande

álvaro siza: saint jacques de la lande

Premiações e reconhecimento internacional

 

Após se tornar reconhecido mundialmente por seus grandes projetos, no ano de 1992 Álvaro Siza foi celebrado com o prêmio Pritzker, considerado o “Nobel da arquitetura”.

Poucos anos depois, em 1998, o arquiteto foi consagrado com o Prêmio Príncipe de Gales, da universidade norte-americana de Harvard, confirmando seu tipo de trabalho único e irreverente.

Já em 2010, Álvaro Siza Vieira foi eleito doutor pela Universidade de Lisboa.

Além destes, a obra de Álvaro Siza lhe rendeu diversos outros prêmios, como a medalha Alvar Aalto, um Leão de Ouro de melhor projeto na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2002, além de outro Leão de Ouro, pela mesma instituição, pelo conjunto de sua obra durante a vida, em 2012.

Conheça outros arquitetos que receberam o prêmio Pritzker:

Frases de Álvaro Siza Vieira

 

A relação entre a natureza e a construção é decisiva na arquitetura. Essa relação, recurso permanente de qualquer projeto, é para mim uma espécie e obsessão; sempre foi determinante no curso da história e, apesar disso, tende hoje a uma extinção progressiva.

 

Aprender a ver, que é fundamental, para um arquiteto e para todas as pessoas. Não só a olhar, mas a ver em profundidade, em detalhe, na globalidade.

 

Os arquitetos não inventam nada, só transformam a realidade.

 

Arquitetura é arte, e isso está no meu espírito desde sempre.

Confira mais frases inspiradoras de arquitetos em nosso blog: