Conheça o escritório responsável por trazer as Olimpíadas para o Brasil: BCMF Arquitetos

bcmf-arquitetos-novo-mineirao

bcmf arquitetos: novo mineirão

Concebido pelos profissionais Bruno Campos, Marcelo Fontes e Silvio Todeschi, o escritória BCMF Arquitetos tem sua sede na capital mineira, em Belo Horizonte.

O trio, que já começa a fazer parte dos arquitetos brasileiros famosos, é bastante abrangente na gama dos trabalhos que desenvolvem, sendo responsáveis pela elaboração de projetos para edifícios residenciais e comerciais, além de também trabalharem com arquitetura de interiores e com obras de grande porte.

O escritório foi eleito uma das empresas mais influentes da América Latina, figurando em no ranking de uma importante publicação norte-americana do ramo, e se tornou reconhecido mundialmente por atuar nos projetos da Candidatura Rio 2016, realizando mais de 20 projetos arquitetônicos para o evento de alcance mundial.

Conheça a trajetória do escritória BCMF arquitetos, seus projetos e as principais premiações que já receberam.

Veja mais em nosso blog mais 8 escritórios de arquitetura famosos que são um exemplo de criatividade e inovação!

Conheça a história do escritório BCMF arquitetos

 

Criada no ano de 2001, a BCMF Arquitetos está localizada em Belo Horizonte, no bairro de São Pedro.

O escritório tem se destacado no mercado da arquitetura como um dos principais nomes do Brasil, com reconhecimento dentro e fora do país.

Com foco principal em projetos esportivos e urbanísticos, o escritório atua diversificadamente em tipologia e escala das obras, e também desenvolve trabalhos como edifícios residenciais, institucionais, corporativos, indústrias, hospitais, intervenções urbanas e parques.

bcmf-arquitetos-bar-casacor

bcmf arquitetos: bar casacor

bcmf-arquitetos-parque-cientifico-itajuba

bcmf arquitetos: parque científico itajubá

bcmf-arquitetos-residencia-esteves

bcmf arquitetos: residência esteves

O reconhecimento mundial se deu, principalmente, após a empresa ter sido escolhida como a responsável por realizar os estudos para a Candidatura Rio 2016.

O escritório mineiro venceu, entre outras grandes cidades concorrentes, nada menos que Madri, Tóquio e Chicago. Esta última, cidade reduto eleitoral de Barack Obama, que fez de tudo para apoiá-la, mas foi vencido.

Outro marco da BCMF foi a assinatura, na esteira da conquista dos estudos da candidatura Rio 2016, de um contrato que o transformou no primeiro escritório de arquitetura do país a ter feito parte efetiva na elaboração da infraestrutura em eventos de grande repercussão mundial: foi encarregado da revitalização do complexo do Mineirão, com o consórcio Minas-Arena.

No início de 2014, o escritório do trio de sócios foi eleito uma das 10 empresas mais revolucionárias da América Latina pela Fast Company, que trata de assuntos como design, inovação e negócios.

Um dos principais objetivos da equipe e característica marcante do escritório é manter um exigente controle de qualidade sobre as obras, realizando um trabalho minucioso em cada detalhe.

Os próprios sócios fazem o acompanhamento de todas as fases, que se iniciam na concepção da ideia e vão até a execução do projeto e sua entrega.

Nosso país conta com muitas outras empresas de arquitetura de alto nível. Confira os 10 maiores escritórios de arquitetura do Brasil e inspire-se!

Projetos da BCMF Arquitetos

 

Ao longo de mais de 15 anos, a BCMF Arquitetos conta com diversos projetos de destaque em seu portfólio.

Premiado internacionalmente, a elaboração do Complexo Esportivo de Deodoro – que contempla o Centro de Hipismo, o Pentatlo Moderno, o Centro de Tiro Esportivo e o Hóquei sobre Grama – para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 é um dos grandes destaques.

bcmf-arquitetos-pan-2007-centro-hipismo

bcmf arquitetos: pan 2007 centro hipismo

bcmf-arquitetos-pan-2007-centro-pentatlo-moderno

bcmf arquitetos: pan 2007 centro pentatlo moderno

bcmf-arquitetos-pan-2007-centro-tiro-esportivo

bcmf arquitetos: pan 2007 centro tiro esportivo

bcmf-arquitetos-pan-2007-hoquei-sobre-grama

bcmf arquitetos: pan 2007 hóquei sobre grama

Também figura na lista dos grandes feitos do escritória BCMF arquitetos a modernização do Estádio Mineirão, na capital mineira, em 2014, para a Copa do Mundo – o primeiro estádio do país e o segundo do mundo a conquistar a certificação Leed Platinum.

bcmf-arquitetos-novo-mineirao-vista-aerea

bcmf arquitetos: novo mineirão vista aérea

bcmf-arquitetos-novo-mineirao-interior

bcmf arquitetos novo mineirão interior

bcmf-arquitetos-novo-mineirao-sinalizacao

bcmf arquitetos: novo mineirão sinalização

Os estudos da Candidatura Rio 2016, como já citamos, também são de suma importância no portfólio escritório mineiro, tornando a BCMF Arquitetos o primeiro escritório do ramo a participar de três eventos esportivos de grande porte.

bcmf-arquitetos-rio-2016-deodoro-cluster

bcmf arquitetos: rio 2016 deodoro cluster

Ainda sobre o projeto dos Jogos Olímpicos de 2016, o escritório liderou uma grande equipe para dar personalidade e forma no estudo preliminar das obras. Se basearam, assim, na paisagem natural, na arquitetura moderna e nos espaços públicos ao ar livre para dar início ao projeto arquitetônico do local.

bcmf-arquitetos-rio-2016-barra-cluster

bcmf arquitetos: rio 2016 barra cluster

bcmf-arquitetos-rio-2016-copacabana-cluster

bcmf arquitetos: rio 2016 copacabana cluster

Contaram com a orientação e o acompanhamento do Comitê de Candidatura Rio 2016 para a criação de mais de 20 projetos arquitetônicos.

Seu sonho é também ter um escritório de nível internacional? Então leia este artigo de nosso blog: O que os melhores escritórios de arquitetura têm em comum, além de faturar mais de US$ 80 milhões por ano?

Premiações da BCMF arquitetos

 

A BCMF Arquitetos teve reconhecimento nacional e internacional, conquistando diversos prêmios. O escritório conta em seu portfólio com algumas das premiações mais importantes de sua área de atuação, o que contribuiu fortemente para o sucesso e reconhecimento da empresa.

Conheça alguns desses prêmios:

  • Projeto do Novo Mineirão (categoria “Obras Construídas”) – concedido na XV Premiação de Arquitetura IAB-MG.
  • Projeto do Bar Casa Cor (categoria “Obras Construídas”) – concedido na XV Premiação de Arquitetura IAB-MG.
  • Projeto do Parque Tecnológico de Itajubá (categoria “Planos e Projetos”) – concedido na XV Premiação de Arquitetura IAB-MG.
  • “Special Prize” – no Comitê Olímpico Internacional (Colônia, Alemanha).
  • Vencedor do IAKS LAC – International Association for Sports and Leisure Facilities.
  • Finalista do prêmio na VI Bienal IberoAmericana de Arquitetura e Urbanismo de Lisboa.

Com trabalho focado em projetos diversificados e alguns deles de grandíssimo porte e relevância internacional, a BCMF arquitetos se destaca no Brasil.

Nosso país é rico em escritórios e arquitetos de renome! confira mais alguns da nova geração: