Conheça o obstinado Felipe Hess e sua admiração por Isay Weinfeld

O que você faria para conseguir uma oportunidade única de trabalho com o seu ícone? O arquiteto Felipe Hess não mediu esforços para conseguir trabalhar com o consagrado Isay Weinfeld.

Felipe Hess é jovem e cheio de identidade nos seus trabalhos, o que conquista a nova geração. Formado em 2007 pela Escola da Cidade, foi discípulo e seguidor de Isay, arquiteto que instigou a sua paixão pela arquitetura quando ainda era estudante.

felipe-hess-branco

felipe hess: branco

 

Entre as características do trabalho de Felipe Hess está a utilização de planos limpos, bem detalhados e com forte influência dos anos 50. Assim como o seu ícone, Felipe prefere trazer uma identidade única a cada obra desenvolvida, priorizando a personalidade e a essência do cliente.

Nesta postagem, vamos conhecer mais sobre Felipe Hess e seus principais projeto.

Aproveite e veja também outros escritórios de arquitetura brasileiros que estão se destacando: Mercado nacional: conheça e inspire-se nos 10 maiores escritórios de arquitetura do Brasil.

Biografia de Felipe Hess

 

A abertura ao novo é o lema desse arquiteto que se destaca em uma geração que reinventa tendências, tem assinatura própria e abomina reproduzir mais do mesmo.

Depois de passar por uma fase de forte ligação com o trabalho de Paulo Mendes Rocha nos anos de faculdade, Felipe descobriu Isay Weinfeld e acabou desenvolvendo quase que uma obsessão por seu trabalho.

Obstinado por conseguir aquilo que queria, pulou o muro de uma construção onde um arquiteto trabalhava para poder conversar pessoalmente com Isay Weinfeld e pedir um estágio.

Tudo o que parecia uma loucura valeu a pena. Felipe Hess conseguiu uma oportunidade para trabalhar ao lado de um dos arquitetos mais consagrados do Brasil, com quem aprendeu muito e lhe serve de inspiração para cada projeto realizado.

Depois de passagens por escritórios como Triptyque Architecture e Isay Weinfeld, Hess trabalha desde 2012 em seu próprio escritório de arquitetura e se integra ao grupo dos arquitetos brasileiros da nova geração que vem se destacando pela diferenciação em projetos que sempre buscam traduzir a identidade dos clientes.

Depois de muito aprendizado e anos de experiência, confira o resultado nestes projetos de Felipe Hess que selecionamos.

Felipe Hess: Projetos

 

Apartamento Copan: onde tudo começou

 

felipe-hess-apt-copan-ambientes-integrados

felipe hess: apt copan ambientes integrados

O primeiro projeto assinado por Felipe Hess foi a reforma de um apartamento no famoso edifício Copan, projetado por Oscar Niemeyer. Tudo foi demolido, exceto o que iria comprometer a estrutura, como os pilares e o shaft central. O estilo pilotis prevaleceu na estrutura na versão original de concreto, ganhando um contraste interessante com o assoalho marrom de madeira.

felipe-hess-apt-copan-colunas

felipe hess: apt copan colunas

O apartamento – de um publicitário – foi transformado num loft contemporâneo, com colunas de concreto à vista, ausência de paredes, mas nem por isso deixa de ser íntimo. O desejo principal do cliente era ter um espaço com um toque alternativo, nada arrumadinho demais, um espaço perfeito para um homem solteiro, prático, e com apreço à arte.

felipe-hess-apt-copan-sala-tv

felipe hess: apt copan sala tv

felipe-hess-apt-copan-divisoria-do-quarto

felipe hess: apt copan divisória do quarto

O que chama atenção no projeto é a forma flexível que as divisões são estabelecidas através das portas de aço que separam o quarto da vida social. Como vive sozinho, essa divisão ficaria a critério do morador.

felipe-hess-apt-copan-cozinha

felipe hess: apt copan cozinha

A cozinha tornou-se uma extensão para o bar com o acréscimo de uma mesa de concreto. Um ambiente agradável para receber os amigos e bater um papo, já que o proprietário é DJ e possui uma vida social animada.

O revestimento do teto foi removido em determinadas áreas, o que destaca o concreto e as formas geométricas da estrutura.

felipe-hess-apt-copan-banheiro

felipe hess: apt copan banheiro

O destaque fica por conta de uma área íntima da casa, o banheiro. Aproveitando que se trata de um proprietário que mora sozinho, os arquitetos elaboraram uma ideia bastante interessante, a construção de uma caixa de envolvendo a banheira vitoriana. O item retrô sobressai e se torna uma das marcas desse projeto.

Apartamento Sergipe – Luz, câmera e um show de decoração

 

felipe-hess-apt-sergipe-entrada

felipe hess: apt sergipe entrada

O espetáculo dessa vez foi apresentado pelo escritório de arquitetura Felipe Hess no projeto de um apartamento na rua Sergipe, localizado na cidade de São Paulo. O cliente, um ator jovem que vive sozinho, pedia um espaço amplo, aberto e limpo que poderia ser explorado de forma criativa pelo artista.

felipe-hess-apt-sergipe-mesa

felipe hess: apt sergipe mesa

Na decoração o destaque vai para uma mesa de 10 metros de comprimento que visualmente lembra um grande palco do teatro e, ao mesmo tempo, separa a cozinha de outras áreas da casa.

felipe-hess-apt-sergipe-estante

felipe hess: apt sergipe estante

O arquiteto Felipe Hess e a equipe tiveram o cuidado de reservar um espaço específico para os ensaios do ator, a área é ampla e recebe bastante luz natural. A entrada da casa é triunfante, emoldurada dentro de uma construção de cubos amarelos que se assemelham a um portal.

felipe-hess-apt-sergipe-hall

felipe hess: apt sergipe hall

No lugar da maçaneta, a porta é aberta com a inserção de um PIN ao estilo James Bond 1960. A ideia de sonho e cinema veio com tudo nesse projeto, traduzindo a personalidade do morador.

felipe-hess-apt-sergipe-pin

felipe hess: apt sergipe pin

Prédio Leblon – o Rio de Janeiro sob a ótica moderna

 

felipe-hess-predio-leblon-arvores

felipe hess: prédio leblon árvores

No projeto prédio Leblon a ideia foi trazer um clima leve e acolhedor, muito do que se espera de um dos bairros mais famosos da cidade carioca. Um toque pacato, mas modernista, romântico, mas nem por isso menos autêntico.

felipe-hess-predio-leblon-lajotas

felipe hess: prédio leblon lajotas

Revestimentos como a ardósia e lajotas constituíram a fachada, que conta com jardineiras revestidas de azulejos e com plantas que se destacam entre as cores sutis dos revestimentos com simplicidade e delicadeza. A área frontal é simples, mas cheia de identidade. Com relevo retangular abaixo das janelas, a entrada ganha destaque empregando materiais como vidro e alumínio.

felipe-hess-predio-leblon-entrada

felipe hess: prédio leblon entrada

O solarium na cobertura – outra característica modernista que se incorpora ao projeto – devolveu ao edifício a possibilidade de aproveitar a vista da cidade.

felipe-hess-predio-leblon-solarium

felipe hess: prédio leblon solarium

Quer se inspirar mais? Veja mais sobre arquitetos brasileiros famosos: