Fernanda Marques: arquitetura moderna que não sai de moda

A arquiteta Fernanda Marques consegue de forma marcante reunir sofisticação, minimalismo e um toque único de moda em seus projetos. Formada pela Faculdade de Arquitetura da USP (FAU), a jovem arquiteta já possui vasta experiência em projetos no Brasil, Estados Unidos, Londres e Lisboa.

O seu estilo é clean, contemporâneo e intimista, mistura diversas habilidades, como design, paisagismo e comunicação visual, sempre com muita personalidade.

A arquiteta acredita que os seus projetos são um reflexo daquilo que ela admira na arquitetura, e pode se notar em seus trabalhos um cuidado especial com o interior, incluindo a beleza da arte e do design em cada peça escolhida, com delicadeza, sofisticação e muito feeling para o universo da moda.

Nesta postagem você vai conhecer um pouco mais da obra desta arquiteta, retratada em alguns de seu projetos mais conhecidos.

E se você quiser conhecer a biografia de outras arquitetas famosas, confira estes artigos de nosso blog:

Projetos de Fernanda Marques: arquitetura com um toque pessoal

 

Arquitetura, moda e design são conceitos com inúmeras correlações, mas nem por isso é simples de reunir. É preciso muita afinidade e, claro, sensibilidade para adentrar nesse universo lúdico e cheio de histórias em cada detalhe.

Selecionamos alguns de seus mais destacados projetos, confira:

John John

 

fernanda-marques-john-john-fachada

fernanda marques: john john fachada

A arquiteta Fernanda Marques assinou o projeto de interiores da Loja John John, localizado na rua Oscar Freire, na cidade de São Paulo.

fernanda-marques-john-john-tv-vintage

fernanda marques: john john tv vintage

O projeto trabalha muito bem a identidade da marca, sendo a pegada introspectiva representada pelo rústico predominante na mercenária, mas com elementos coloridos em determinados detalhes. O mobiliário vintage traz todo o charme que o projeto pedia, assim como objetos descontraídos e toy art.

fernanda-marques-john-john-janela

fernanda marques: john john janela

Como o objetivo era formar um espaço intimista e reservado, as entradas receberam cortinas e vidros de tons escuros, mas com leve transparência para garantir a entrada da luz natural na medida certa.

fernanda-marques-john-john-iluminacao

fernanda marques: john john iluminação

O detalhe inteligente do projeto foi dar destaque exatamente para as roupas, que recebendo uma iluminação extra se tornaram o ornamento principal do ambiente, como não poderia deixar de ser.

fernanda-marques-john-john-provadores

fernanda marques: john john provadores

Com esta sacada, o design da loja pôde mostrar sua personalidade, mas sem se sobrepor ao produto e à marca, que devem estar em evidência.

fernanda-marques-john-john-de-cima

fernanda marques: john john de cima

O mobiliário é bastante flexível e é de fácil mobilidade, o que permite realocações constantes, afinal a moda é cíclica e muda a cada estação.

Essa, aliás, é uma característica que a arquiteta Fernanda Marques costuma incorporar tanto em projetos residenciais como em comerciais, valorizando os objetos e mantendo a estrutura física clean, para facilitar futuras mudanças no layout.

Loft Inverno Sustentável –  exuberância e sofisticação sustentável

 

fernanda-marques-loft-de-inverno-sustentavel-frente

fernanda marques: loft de inverno sustentável frente

Mais um irreverente e belo trabalho realizado pela arquiteta Fernanda Marques. O loft de Inverno Sustentável, projetado em 2010 para a Casa Cor, possui toda estrutura em madeira certificada.

fernanda-marques-loft-de-inverno-sustentavel-troncos

fernanda marques: loft de inverno sustentável troncos

As colunas são troncos que alicerçam a construção e emolduram todo o hall. Alguns elementos recebem destaque nesse projeto, além da madeira, como o cobre e a prata, que dão um toque de requinte ao rústico.

fernanda-marques-loft-de-inverno-prata-e-madeira

fernanda marques: loft de inverno prata e madeira

Boa parte das peças de decoração tem o design assinado pela própria arquiteta Fernanda Marques, trazendo ainda mais um pouco de sua personalidade para o interior do projeto.

As plantas recebem destaque de maneira inusitada, aparecendo em detalhes no teto, muitas vezes surgindo dele e pendendo para o interior do loft, incorporando detalhes paisagísticos ao projeto do loft.

Conheça alguns dos mais famosos paisagistas brasileiros:

Residência Jaraguá – amplitude com destaque nos detalhes

 

fernanda-marques-residencia-jaragua-piscina

fernanda marques: residência jaraguá piscina

O projeto Jaraguá foi assinado pela arquiteta Fernanda Marques para uma família pequena, um casal e um filho. O imóvel enaltece as características contemporâneas, como o minimalismo e a ausência de divisórias, dando a sensação de amplitude e continuidade.

fernanda-marques-residencia-jaragua-sala

fernanda marques: residência jaraguá sala

A área vasta de terraços recebeu destaque e possibilitou tornar o interno uma extensão do externo, como se todas as áreas pertencessem a um mesmo espaço. Os móveis recebem cores contrastantes e uma linearidade em seus tamanhos, todos bem próximos à superfície, sem sobrecarregá-las.

fernanda-marques-residencia-jaragua-poltrona-azul

fernanda marques: residência jaraguá poltrona azul

O contraste entre as tonalidades neutras, como o branco, areia e pedra calcária, com as cores presentes nas mobílias e itens de decoração traz mais alegria ao ambiente.

O design foi composto tanto por peças de grifes internacionais como, mais uma vez, por criações assinadas pela arquiteta, a exemplo dos ornamentados bancos de inox.

Conheça outros arquitetos que também desenhavam móveis:

Casa Limantos – a natureza bate a sua porta

 

fernanda-marques-casa-limantos-sala-de-estar

fernanda marques: casa limantos sala de estar

Para construir o projeto Limantos, localizado na zona Oeste de São Paulo, Fernanda Marques usou como inspiração as estruturas desenvolvidas pelo arquiteto alemão Mies van der Rohe, prevalecendo a geometria e a simplicidades das formas, ambientes integrados e a limpeza que permite a entrada da luz natural.

fernanda-marques-casa-limantos-de-cima

fernanda marques: casa limantos de cima

O uso do vidro foi predominante na construção da Casa Limantos, além do aço e do concreto. A transparência do vidro foi primordial não só para iluminar o espaço, como para integrar as áreas verdes junto ao interior. Mesmo dentro de casa, há a sensação de se estar próximo das árvores e da vegetação. A residência foi aberta para captar melhor a luz e aproximar os moradores da beleza e bem-estar provocado pelo esplendor do verde.

fernanda-marques-casa-limantos-piscina

fernanda marques: casa limantos piscina

Além do resultado final de seus projetos, o talento de Fernanda Marques também é atestado em diversas premiações, como quatro AD italianos (entre eles um pelo famoso banco “Infinite Stool”) e três prêmios no Property Awards 2013-2014.

Mais um talento que se destaca entre os grandes escritórios de arquitetura do Brasil, Fernanda Marques faz questão de imprimir sua personalidade em tudo que faz, como deixa bem claro nesta frase: “Na minha história existe uma coluna vertebral que comanda o meu trabalho, voltado para o contemporâneo e o minimalista. Tenho valores para realizar um projeto e não me afasto deles”.

Esta parece ser uma característica comum aos grandes arquitetos.

Quer conhecer a vida e os projetos de mais alguns deles? Confira em nosso blog: