Sem mau cheiro nas pias: conheça os 4 tipos de sifão

tipos-de-sifao

Tipos de sifão

Certamente a maioria das pessoas em algum momento já enfrentou o problema de odores desagradáveis na casa, causando sensação de desconforto e até situações de constrangimento aos moradores.

Apesar de existirem diversas razões possíveis para esse problema, é possível afirmar que, muitas vezes, o sifão da pia pode ser a chave da questão.

Por isso, é importante conhecer bem essa peça que costuma ser deixada em segundo plano (já que fica escondida embaixo da pia) e saber escolher qual o modelo ideal para cada tipo de situação. Vamos lá?

Confira mais dicas para projetos de banheiro:

O que é sifão?

 

tipos-de-sifao-Esquema-de-um sifao-conectando-a-tubulacao-do-esgoto-com-a-pia

Tipos de sifão: esquema de um sifão conectando a tubulação do esgoto com a pia

A função principal do sifão é muito importante: trata-se de uma peça que conecta a cuba ou pia à tubulação de água.

Além de reter parte da água dentro do tubo e prevenir vazamentos, o sifão evita o retorno de gases do encanamento e mau cheiro para o ambiente, contribuindo para a higiene e o bem-estar da casa.

Dessa forma, caso ocorra algum tipo de problema no sifão, os gases provenientes do esgoto ficarão bem evidentes, causando possivelmente um grande desconforto.

Como funciona o sifão?

 

tipos-de-sifao-Esquema-de-funcionamento-de-um-sifao

Tipos de sifão: Esquema de funcionamento de um sifão

O sifão é basicamente um dispositivo que transporta os líquidos de uma altura mais baixa para outra, passando por um ponto mais alto.

No caso da pia da cozinha, por exemplo, o sifão levará o líquido da cuba da pia (recipiente mais alto) para o cano de saída do esgoto (recipiente mais baixo).

Porém, se esse percurso for feito com um tubo reto, os odores do cano de esgoto poderão retornar ao ambiente.

Por isso o sifão apresenta uma curvatura (ou um copo) onde fica retida uma quantidade de água (selo d’água), evitando que o mau cheiro ou insetos passem da tubulação do esgoto para dentro da residência.

Além do sifão, a escolha da torneira também é importante para o uso do banheiro no dia a dia. Se você tem dúvidas sobre qual é a melhor opção, confira: Estilo nos detalhes – veja como escolher torneira para banheiro.

Tipos de sifão

 

Existem vários tipos de sifões que possuem a mesma função, porém tamanhos e formatos diferenciados.

Além de considerar o modelo e tamanho de sifão que seja mais adequado à cuba, pia ou tanque, é preciso certificar-se da qualidade da peça, pois esse ponto influencia diretamente na vida útil do produto e na manutenção da higiene no ambiente.

Por isso, sempre verifique se o fabricante possui certificações e se segue as normas técnicas de produção da peça, assim como a garantia oferecida.

Sifão flexível

 

Tipos-de-sifao-sifao-flexível

Tipos de sifão: sifão flexível

O sifão flexível é conhecido pela sua maleabilidade. Feito de materiais flexíveis, permite que desalinhamentos entre as tubulações sejam corrigidos.

Sifão sanfonado

 

tipos-de-sifao-sifao-sanfonado

Tipos de sifão: sifão sanfonado

É o tipo de sifão mais versátil, pois pode ser flexionado em todas as direções, permitindo alcançar a conexão com o esgoto em qualquer posição.

Sua utilização é indicada em pias de cozinha e banheiro, principalmente em casos em que os pontos da tubulação de esgoto e de água não estão alinhados, sendo necessário o desvio.

Já que estamos falando sobre banheiro, aproveite para conferir também: Como escolher chuveiro – 9 pontos essenciais para fazer a escolha certa!

Sifão articulado

 

tipos-de-sifao-sifao-tipo-articulado

Tipos de sifão: sifão tipo articulado

O sifão articulado é rígido, geralmente de metal, e oferece ajuste no posicionamento para corrigir pequenos desalinhamentos, mas não tanto quanto o tipo sanfonado.

Sifão fixo

 

tipos-de-sifao-sifao-tipo-fixo

Tipos de sifão: sifão tipo fixo

O sifão fixo geralmente é de metal e se caracteriza por não oferecer ajustes de instalação.

Por conta da estética mais interessante, é indicado principalmente em banheiros que não contam com gabinete (armário instalado embaixo da pia ou bancada), em que a peça fica totalmente aparente.

Uma vantagem é que também existem modelos fixos com copo, dispensando a curvatura, pois o copo faz a sifonagem.

Como não oferece ajustes na instalação, não é possível trocar o ralo ou a cuba com medidas diferentes do que foi instalado.

Materiais de Sifão

 

Em relação aos materiais, pode-se encontrar no mercado dois tipos principais: sifões de plástico ou metálicos. Os de plástico (polipropileno) apresentam menor custo, porém menos resistência.

Como estão sujeitos à degradação do tempo, podem sofrer amarelamento e ressecamento, que pode resultar em furos e rachaduras, inutilizando o sifão.

Os sifões metálicos apresentam maior custo e maior resistência. Boa parte dos modelos metálicos possuem um copo rosqueável e removível, que facilita a limpeza e retirada dos detritos em caso de entupimento.

A desvantagem é que não são versáteis, limitando ajuste na instalação e trazendo dificuldade na troca do ralo ou cuba.

Manutenção do Sifão

 

Por fim, a manutenção do sifão é um ponto muito importante para a prevenção de futuros problemas, como entupimento e mau cheiro. A maioria das ocorrências de entupimentos nos ralos poderia ter ser sido facilmente evitada com manutenção preventiva.

Para fazer a manutenção preventiva (ou até mesmo para pequenos entupimentos), recomenda-se ferver 5 litros de água com detergente e despejar o líquido no ralo da pia.

É importante lembrar que não é recomendado jogar água fria logo após para evitar o aparecimento de trincas e vazamentos nos canos. Faça isso de um dia para o outro, desta forma o encanamento poderá esfriar naturalmente.

Este post foi escrito pela Deca, maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.