Descubra como reparar drywall de um jeito prático e sem sujeira

Como reparar drywall

Como reparar drywall

Danos em estruturas de drywall podem ocorrer quando elas são submetidas a grande impacto ou pela sua má utilização e conservação.

Nesse aspecto, uma das grandes vantagens do sistema drywall é a facilidade de manutenção e reparo que o material oferece.

Os reparos em revestimentos, paredes e tetos de drywall são mais simples, além de mais rápidos e limpos do que os serviços realizados em alvenaria.

Nesse post, vamos esclarecer como deve ser feito o processo de recuperação e acabamento final de paredes e forros em drywall, buscando sempre o melhor resultado final.

Você vai ver como é um procedimento simples, que demanda apenas algumas ferramentas básicas (kit reparo drywall), materiais adequados e profissionais qualificados.

Independentemente da causa, o processo de reparo do drywall é basicamente o mesmo, feito de forma rápida e limpa, sem a necessidade de quebrar reboco e tijolo.

Vamos ao passo a passo de execução?

Aproveite para aprender mais sobre o drywall:

Como reparar drywall: passo a passo

Passo 1 – Identificação da área afetada

 

Como reparar drywall: passo 1 - Identificação da área afetada

Como reparar drywall: passo 1 – Identificação da área afetada

Primeiramente, com o seu kit reparo drywall em mãos, identifique a área a ser reparada e demarque-a em forma de quadrado ou retângulo com um lápis, utilizando nível e prumo.

Passo 2 – Corte da chapa

 

Como reparar drywall: Passo 2 - Corte da chapa

Como reparar drywall: Passo 2 – Corte da chapa

Retire as caixas das instalações elétricas (se existirem) com cuidado para não danificá-las. Com o auxílio de uma serra de drywall ou serrote de ponta deve-se cortar a área demarcada anteriormente.

É importante delinear os lados retos para facilitar o encaixe da peça de reposição.

Passo 3 – Fixação do perfil de reforço

 

Como reparar drywall: passo 3 - Fixação do perfil de reforço

Como reparar drywall: passo 3 – Fixação do perfil de reforço

Parafuse o perfil de reforço na chapa, deixando parte do perfil como base para colocação da nova chapa. Esse procedimento deve ser feito em duas laterais do recorte.

Aproveite para ler também: como fazer reforço em parede de drywall e fixar objetos de forma simples.

Passo 4 – Fixação do novo pedaço de chapa

 

Como reparar drywall: passo 4 - Fixação do novo pedaço de chapa

Como reparar drywall: passo 4 – Fixação do novo

O próximo passo é cortar o novo trecho de drywall. Recomenda-se cortar um novo pedaço de chapa do tamanho da abertura efetuada. Em seguida, encaixe a peça no buraco.

Se você busca um drywall de qualidade, receba os catálogos da Knauf e veja as melhores opções do mercado:

cta-lp-catalogos-knauf

Passo 5 – Fechamento da abertura

 

Como reparar drywall: Passo 5 - Fechamento da abertura

Como reparar drywall: Passo 5 – Fechamento da abertura

Para fechar a abertura deve-se parafusar o novo pedaço de chapa nos pedaços de perfis laterais.

Passo 6 – Acabamento final

 

Como reparar drywall: Passo 6 - Acabamento final

Como reparar drywall: Passo 6 – Acabamento final

Recubra a região do corte com massa para drywall, evitando a ocorrência de ondulações e rebarbas.

Alise com uma lixa para drywall, deixando secar. Alise a área novamente com uma lixa mais fina para o acabamento. Depois de pronto, limpe a área com uma esponja úmida, a fim de eliminar poeiras.

Como reparar drywall: outros tipos de reparos

Em caso de pequenos danos

 

No caso de danos menores no drywall, a maneira mais prática é utilizar uma fita de reparo, que pode ser encontrada em lojas de ferragens e materiais de construção.Trata-se de uma fita revestida com protetor adesivo.

Para o reparo, retire a folha protetora e cole a fita na parede em cima do buraco. Certifique-se que a fita está nivelada com a superfície da parede envolvente.

Nivele as bordas ao redor do furo, para a superfície ficar bem lisa, e aplique uma massa para colagem de placa de gesso acartonado com a ajuda de uma desempenadeira.

Espere secar e lixe delicadamente com uma lixa própria para drywall. Depois de seco, lixe e pinte o local na mesma cor da parede.
Feito isso, a parede estará como nova!

Em manutenções elétricas ou hidráulicas

 

Como reparar drywall: manutenção em instalações elétricas ou hidráulicas

Como reparar drywall: manutenção em instalações elétricas ou hidráulicas

Revestimentos e paredes em drywall em áreas úmidas como banheiros, cozinhas, lavanderias e mesmo teto de varanda podem ser uma opção interessante pela facilidade de manutenção.

No caso de necessidade de reparos em tubulações embutidas, o procedimento deve ser o mesmo citado anteriormente, seguindo os 6 passos de execução.

Atenção para a qualidade do serviço!

Apesar de simples e rápida, a manutenção adequada do material requer a ajuda de profissionais especializados que tenham em mãos um kit de reparo drywall.

Como as placas assumem diferentes especificações (placas simples ou duplas, espessuras, enchimentos para conforto térmico e acústico, produtos para áreas úmidas etc), é imprescindível que o trabalho seja realizado por empresas com eficiência nesse tipo de serviço.

Quer saber mais?

Recomendamos que você assista ao vídeo desenvolvido pela Knauf que demonstra como deve ser realizado um reparo em drywall:

Gostou das dicas? No Arq Club Knauf você pode aprender mais sobre o uso do drywall e ainda concorrer a prêmios! Saiba mais:

banner knauf

Este texto foi escrito pela Knauf, referência mundial em sistemas de construção a seco