7 conselhos para encantar clientes com um banheiro de apartamento decorado!

Apartamentos decorados são uma estratégia comercial adotada por construtoras e incorporadoras para auxiliar e aumentar as vendas de um empreendimento imobiliário.

O apartamento decorado simula uma unidade de apartamento do empreendimento com todos os ambientes, equipamentos e mobiliários.

Ele é desenvolvido para que o cliente tire dúvidas em relação à planta e metragem, pois possibilita a visão da distribuição dos espaços e disposição dos ambientes. Além disso, é possível também conhecer possibilidades de aproveitamento dos espaços.

Assim, o visitante consegue visualizar o imóvel e decidir se ele atende ou não às suas necessidades.

O apartamento decorado também pode produzir um encantamento no cliente por meio da decoração do imóvel.

Visando atrair mais visitantes, atualmente nomes conceituados da arquitetura e do design vem sendo convidados a assinar projetos de apartamentos decorados. A ideia é que o cliente se identifique com a decoração e manifeste o desejo de morar naquele espaço, aumentando as possibilidades dele fechar o negócio.

banheiro-de-apartamento-decorado

banheiro de apartamento decorado de luxo

No projeto de um apartamento decorado, todos os ambientes devem ser cuidadosamente pensados visando o melhor aproveitamento dos espaços e um resultado positivo em termos funcionais mas também estéticos.

Dessa forma, um dos ambientes mais desafiadores no projeto de um decorado é o banheiro, por se tratar de um espaço que deve atender necessidades de limpeza e higiene íntima, e ao mesmo tempo proporcionar relaxamento e conforto.

Pensando nisso, reunimos sete dicas valiosas que vão lhe auxiliar no projeto de um banheiro de apartamento decorado!

Como projetar um banheiro de apartamento decorado

 

1 – Bancadas e cubas

 

banheiro-de-apartamento-decorado-bancada-madeira

banheiro de apartamento decorado: bancada e cubas adequadas são pontos importante do projeto do banheiro

O dimensionamento da bancada e o melhor tipo de cuba a se utilizar está relacionado ao tamanho do banheiro.

No caso de banheiros pequenos em apartamentos decorados, recomenda-se uma bancada pouco larga para dar a sensação de maior amplitude do espaço. Nesse caso, larguras de 70cm são aceitáveis, e apresentam dimensão suficiente para receber uma boa cuba.

A profundidade da bancada também está relacionada ao tamanho do banheiro. Em banheiros pequenos, a dica também é reduzir a profundidade da bancada para aumentar o espaço de circulação no ambiente.

banheiro-de-apartamento-decorado-bancada-banheiro-pequeno

banheiro de apartamento decorado: solução de bancada para banheiros pequenos

A escolha da cuba depende do tamanho da bancada.

Para bancadas pouco profundas, o melhor tipo de cuba é a cuba semi-encaixe, pois como a peça avança em relação à bancada, permite a utilização de bancadas com apenas 35cm de profundidade (medida mínima). Para garantir um bom acabamento, recomenda-se utilizar a altura da saia da bancada com a mesma medida da altura da louça.

banheiro-de-apartamento-decorado-cuba-semi-encaixe

banheiro de apartamento decorado: bancada com cuba de semi-encaixe

Outra estratégia interessante para bancada pouco profundas é o uso da torneira na posição diagonal: ao invés de localizada atrás da cuba, ela pode ficar no canto, desde que o modelo escolhido para a cuba permite uma boa utilização.

Está procurando o modelo de cuba perfeito para o banheiro? Confira os catálogos da Deca:

cta-lp-catalogos-deca

2 – Acessórios

 

banheiro-de-apartamento-decorado-acessorios

banheiro de apartamento decorado: acessórios em banheiro

Em banheiros de apartamentos decorados é importante que os visitantes consigam imaginar que esse espaço pode ser utilizado de forma eficiente por toda a família, e que o espaço é suficiente para as diferentes funções que ali serão exercidas (banho, barba, maquiagem, etc.).

Dessa forma, é importante que o banheiro conte com todos os acessórios instalados: porta-toalhas de rosto e de banho (de preferência dois toalheiros de banho, se possível, ou um modelo que caiba duas toalhas), cabides, papeleiras, ducha higiênicas, entre outros.

A idéia é mostrar que o banheiro comporta esses itens e podem ser usados com conforto, aproximando-se das necessidades reais dos visitantes.

A localização dos metais do banheiro é só um dos pontos de atenção na hora da instalação dos produtos para o banheiro. Confira os demais!

3 – Móveis

 

banheiro-de-apartamento-decorado-bancada-com-gabinete

banheiro de apartamento decorado: bancada com gabinete

Móveis são itens importantíssimos no projeto de banheiros de apartamentos decorados. É comum que os visitantes façam uma análise do que caberia no banheiro, e que se perguntem “onde eu poderia guardar tal item?”. O ideal é que perguntas como essas já sejam respondidas pelo próprio projeto.

Na prática, o uso de gabinetes embaixo das bancadas garante maior organização e o armazenamento de mais itens, por isso é a opção preferida do público em geral.

Porém, caso se queira atribuir mais leveza ao espaço, pode-se utilizar apenas pranchões de madeira.

Nichos e prateleiras também podem ser boas soluções para otimizar o espaço e dar a impressão de alongar o ambiente.

4 – Espelhos nas paredes e na porta do box

 

banheiro-de-apartamento-decorado-espelhos

banheiro de apartamento decorado: uso de espelhos em banheiro

O uso de espelhos é uma estratégia muito utilizada para ampliar os espaços, e em apartamentos decorados é um recurso que não pode faltar.

No caso de banheiros de apartamentos decorados, sugere-se revestir com espelhos não só a parede da bancada, mas também outros planos de paredes inteiras, gerando ainda mais amplitude.

Uma dica interessante é substituir o tradicional box com porta de vidro por uma porta revestida com espelho, integrando e ampliando o banheiro.

Quer ver mais exemplos de banheiros? Confira o ebook:

101 banheiros

5 – Piso e paredes

 

banheiro-de-apartamento-decorado-revestimentos

banheiro de apartamento decorado: revestimentos em banheiro

Quanto aos revestimentos de pisos e paredes, uma ótima estratégia é utilizar o mesmo piso para a área do box e a área de vaso e bancada. Essa solução integra e amplia o espaço, alongando-o.

Pode-se destacar as paredes do box ou uma parede específica com um revestimento diferente, ou utilizar nas paredes o mesmo revestimento do piso para dar o efeito de continuidade.

Com relação aos formatos dos revestimentos, cabe lembrar que as formas retangulares ajudam a dar sensação de amplitude pois a forma horizontal realça o sentido da largura, criando a ilusão de que as paredes são também mais largas.

Veja mais sobre revestimentos:

6 – Cores

 

banheiro-de-apartamento-decorado-cor

banheiro de apartamento decorado: uso de cor na bancada do banheiro

As cores dos revestimentos de piso e parede podem variar, mas tons mais claros são os mais indicados para banheiros menores.

No caso de banheiros de apartamentos decorados, é muito importante lembrar que esse banheiro deve agradar ao maior número de pessoas possível, por isso é necessário um pouco de cuidado na na hora de escolhas mais ousadas.

Se o empreendimento tiver um público-alvo específico, é interessante que as escolhas de projeto estejam de acordo com as preferências desse público, direcionadas para criar uma relação de identidade com os visitantes.

Nesse caso, pode-se usar de soluções mais ousadas ou específicas sem medo de errar.

banheiro-de-apartamento-decorado-jovem

banheiro de apartamento decorado: projeto de banheiro voltado para público jovem e descontraído

Cores bem dosadas e tons claros também podem ser usados para destacar a bancada ou outros itens do banheiro, como mobiliários e nichos.

Você já sabe qual o efeito das cores na arquitetura? Descubra o significado de cada uma e use-as para valorizar os seus projetos.

7 – No caso de apenas um banheiro

 

banheiro-de-apartamento-decorado-box

banheiro de apartamento decorado: banheiro com porta de box no estilo esquadria metálica

Uma das grandes questão em apartamentos decorados pequenos é o fato de contar com apenas um banheiro.

Nesse caso, é importante que o projeto do banheiro contemple soluções que o deixem com aspecto de um banheiro social, mas também que possa ser utilizado com conforto e eficiência no dia-a-dia. Portanto, facilitar a organização será essencial para que o banheiro esteja sempre em condições de ser utilizados por visitas.

Visando uma maior organização, os nichos se apresentam como uma ótima opção para o armazenamento dos produtos e cosméticos. Além de funcionais, contribuem para um bom resultado estético.

Uma solução bastante interessante em apartamentos com apenas um banheiro é utilizar vidro leitoso ou com cor na porta do box, evitando que se veja a parte interna do box. Outra solução possível é utilizar um ripado de madeira no box, que se comporta como um painel decorativo.

Aposte no banheiro!

 

Mais do que um local de limpeza e higiene, o banheiro é o ambiente utilizado para banhos relaxantes ao fim do dia, ou para revigorar e dar força a quem vai iniciar uma jornada de trabalho logo cedo da manhã. Essa é uma característica muito importante a ser considerada no projeto de banheiros de apartamentos decorados.

Dessa forma, o banheiro do apartamento decorado deve sair do básico e contar com um projeto refinado, que atribua beleza e conforto e que esteja de acordo com a linguagem do apartamento como um todo.

Investir em boas soluções e materiais é muito importante para que o banheiro encante e seduza o visitante, despertando nele a vontade de morar ali.

O que você acha mais importante no projeto de um banheiro decorado? Conte para a gente nos comentários!

Confira também outros posts que irão te ajudar em seu projeto:

Este post foi escrito pela Deca, maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.