Igreja Barroca: Conheça as Características + 15 Obras Apaixonantes

A igreja barroca surgiu no século XVI junto com o movimento de contrarreforma do catolicismo. Para barrar os avanços do protestantismo e atrair os fiéis novamente, o estilo barroco nasceu com uma estética extravagante e ornamentada que buscava reafirmar o poder divino.

Nascida em Roma, a arquitetura barroca se espalhou pela Europa e pelo mundo, e hoje encanta a todos com a sua beleza. Quer aprender mais sobre o assunto? No post de hoje, vamos falar mais sobre as características da igrejas barrocas e como eram decoradas as igrejas no período barroco brasileiro. Acompanhe!

O que é arquitetura barroca?

Antes de falarmos sobre as igrejas no estilo barroco, vamos explicar rapidamente o que é a arquitetura barroca. Trata-se de um estilo arquitetônico praticado durante o período barroco, precedido pelo Renascimento e Maneirismo. Ele foi predominante na Europa entre os séculos XVI e primeira metade do século XVIII.

A arquitetura barroca nasceu do espírito do catolicismo romano e espalhou-se pela Europa, principalmente no século XVII. O estilo barroco também rompeu as fronteiras e chegou a vários países da América (incluindo o Brasil), além das Filipinas, no Oriente.

O principal objetivo da Igreja Católica ao criar o estilo barroco foi captar a atenção dos fiéis e reagir ao crescimento do protestantismo liderado por Martinho Lutero. Esse momento fez parte de um movimento de reestruturação da Igreja que ficou conhecido como Contrarreforma ou Reforma Católica.

Diante desse contexto, as igrejas com estilo barroco começam a surgir no mundo trazendo características marcantes que veremos a seguir.

Quais são as principais características da arquitetura barroca?

  • fachadas com formas em relevo ou curvilíneas que trazem sensação de movimento;
  • opulência dos materiais (com forte presença do dourado);
  • uso intensivo de imagens narrativas pintadas no teto ou murais;
  • exaltação de Deus e de Cristo como figuras principais;
  • uso de colunas tortas e de arcos;
  • sensação de infinitude e grandeza;
  • uso da iluminação para criar a sensação de mistério.

O que é uma Igreja Barroca?

Uma Igreja Barroca é marcada por fachadas convidativas aos fiéis, com ornamentações e formas curvilíneas. O interior tem forte presença do ouro nas paredes e no altar revestido com madeira esculpida. Além disso, existe um bom aproveitamento da luz, seja a natural ou de velas. A pintura de imagens têm efeitos que despertam emoções e ajudam a narrar de forma visual as histórias católicas.

Essas são as principais características de uma Igreja estilo barroco. Para entender um pouco mais sobre a arquitetura barroca nas igrejas, vamos voltar a Roma, onde tudo começou.

A Igreja de Gesù, do arquiteto Giacoma Barozzi da Vignola (1507 – 1573) tem a fachada considerada precursora nas Igrejas com estilo barroco.

Igreja Barroca Igreja de Gesù - Fachada (Itália) foto: Wikipédia

1- Igreja Barroca: Igreja de Gesù – Fachada (Itália) foto: Wikipédia

Igreja Barroca: Igreja de Gesú - interior (Itália) foto: Pixabay

Igreja Barroca: Igreja de Gesú – interior (Itália) foto: Pixabay

É na Itália que encontramos as igrejas barrocas mais características, afinal lá é o berço desse estilo que marcou a história da arquitetura. A Igreja de São Carlos nas Quatro Fontes, a Igreja de São Domingos e a Igreja Sant’Andrea della Valle são mais alguns exemplos de obras que enchem os olhos.

Igreja Barroca: Igreja de São Carlos nas Quatro Fontes (Itália) foto: Flickr

2 – Igreja Barroca: Igreja de São Carlos nas Quatro Fontes (Itália) foto: Flickr

Igreja Barroca: Igreja de São Domingos (Palermo, Itália) foto: Wikipédia

3 – Igreja Barroca: Igreja de São Domingos (Palermo, Itália) foto: Wikipédia

Igreja Barroca Sant'Andrea della Valle (Itália) foto: Wikipédia

4 – Igreja Barroca Sant’Andrea della Valle (Itália) foto: Wikipédia

Na França, a arquitetura barroca se consagrou no Palácio de Versalhes, que teve sua construção iniciada em 1661 e foi inaugurado em 1789. Quando falamos de igreja estilo barroco no país, a St-Gervais-et-St-Protais é uma das obras mais famosas.

Igreja Barroca: St-Gervais-et-St-Protais (França) foto: Wikipédia

5 – Igreja Barroca: St-Gervais-et-St-Protais (França) foto: Wikipédia

A Igreja de Karlskirche é a igreja barroca mais importante da Áustria. Inaugurada em 1737, trata-se de um projeto do arquiteto Johann Fischer Von Erlach. Uma curiosidade é que ele foi aluno de Gian Lorenzo Bernini, o arquiteto responsável pelo projeto da Praça de São Pedro, na Itália.

Igreja Barroca: Igreja de Karlskirche (Viena, Áustria) foto: Mundo Vasto Mundo

6 – Igreja Barroca: Igreja de Karlskirche (Viena, Áustria) foto: Mundo Vasto Mundo

A influência italiana na obra pode ser vista com clareza nas figuras em relevo espiral e nos gigantescos pedestais presentes na fachada da igreja barroca. Eles imitam a Coluna de Trajano, famoso monumento romano concluído em 113 que conta a história de guerras por meio de figuras esculpidas.

Coluna de Trajano (foto: National Geographic Portugal)

Coluna de Trajano (foto: National Geographic Portugal)

Igrejas Barrocas no Brasil: um acervo que encanta o mundo

Os primeiros edifícios de arquitetura barroca no Brasil foram erguidos no século XVI. Desde o início, o barroco, de influência portuguesa, era utilizado pela Igreja como um meio de se colocar perto do povo.

Minas Gerais é o estado com maior acervo de arquitetura barroca do Brasil. Algumas de suas cidades receberam, inclusive, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Igreja Barroca: Igreja São Francisco de Assis - Mariana

7 – Igreja Barroca: Igreja São Francisco de Assis – Mariana

Suas arquiteturas são mesmo muito especiais. Elas não podem ser comparadas às da Europa, pois têm características próprias. Isso ocorreu devido às limitações da época e influências das ações dos portugueses no país.

Devido a mineração do ouro e de diamantes, o estado de Minas Gerais chamou a atenção dos colonizadores e recebeu grande parte das obras da arquitetura colonial brasileira. Diante desse contexto, o estilo barroco chegou em Minas Gerais com os primeiros povoadores.

Veja também: Encante-se com as 12 cidades Históricas de Minas Gerais mais valiosas

Como eram decoradas as igrejas no período barroco brasileiro?

As igrejas barrocas no Brasil localizadas em Minas Gerais não apresentam muita decoração externa. Essa característica se deve às técnicas construtivas que ainda eram precárias naquele período — o uso da pedra ainda não havia sido incorporado. Além disso, a arquitetura portuguesa tinha em sua tradição uma certa simplicidade se comparada ao barroco italiano.

A ornamentação fica reservada para o interior da igreja barroca mineira, onde houve uma associação entre a talha e a pintura. Outra característica marcante da igreja barroca em Minas Gerais é a ausência de azulejos, elementos típicos da arquitetura portuguesa. Devido à distância das cidades e a fragilidade do material, não foi possível transportá-los até lá.

Agora que você já conhece as principais características de uma igreja barroca brasileira, prepare-se para conhecer as obras mais lindas!

Veja as 8 igrejas barrocas no Brasil mais impressionantes

8 - Igreja Barroca brasileira Santuário do Bom Jesus dos Matosinhos - Congonhas

8 – Igreja Barroca brasileira: Santuário do Bom Jesus dos Matosinhos – Congonhas

9 - Igreja Barroca brasileira Museu da Inconfidência

9 – Igreja Barroca brasileira: Museu da Inconfidência

10 - Igreja Barroca brasileira Matriz de Santo Antônio - Tiradentes

10 – Igreja Barroca brasileira: Matriz de Santo Antônio – Tiradentes

Igreja Barroca Matriz de Santo Antônio (Tiradentes)

Igreja Barroca: Matriz de Santo Antônio – altar (Tiradentes)

Igreja Barroca Igreja Nossa Senhora do Pilar (Ouro Preto)

11 – Igreja Barroca: Igreja Nossa Senhora do Pilar – Ouro Preto

Igreja Barroca: Igreja Nossa Senhora do Rosário

12 – Igreja Barroca: Igreja Nossa Senhora do Rosário – Ouro Preto

Igreja Barroca: Igreja de São Francisco de Assim em São João del Rei

13 – Igreja Barroca: Igreja de São Francisco de Assis – São João del Rei

Igreja Barroca: Catedral de Santo Antônio - Diamantina

14 – Igreja Barroca: Catedral de Santo Antônio – Diamantina

Igreja barroca: Igreja Franciscana de Cairu - Salvador

15 – Igreja barroca: Igreja Franciscana de Cairu – Salvador

Qual a sua igreja barroca favorita? Compartilhe o post com seus amigos nas redes sociais!