Veja como ser um influenciador digital e como isso irá aumentar suas vendas

Como ser um influenciador digital? Para responder essa pergunta, é necessário saber que ser um digital influencer  é bem mais do que “carregar” consigo admiradores. É necessário se desenvolver constantemente para movimentar e mobilizar pessoas em prol de uma ideia, conceito e ou objetivo.

Somos influenciados e também influenciamos permanentemente, mas de forma menos eficiente do que os influenciadores digitais.

Algumas pessoas, por meio do uso de técnicas de marketing, empatia natural, opiniões interessantes, e senso de humor inteligente conseguem, mesmo não sendo famosos em todas as mídias, influenciar muita gente e criar verdadeiros “clãs“ de seguidores (essa é a nova maneira de nomear “fãs” que, de fato, seguem suas personalidades preferidas).

Como os digital influencers conseguem atrair a atenção de tantas pessoas? É importante também pensar neles como uma estratégia para aumentar suas vendas e tornar sua marca mais conhecida. Nesse post, mostraremos como ser um influenciador digital e também as suas estratégias.

Para ser influenciador digital, não é preciso ser celebridade

 

aumentar-vendas-como-influenciador-digital-identidade

como ser um influenciador digital: identidade

A Internet democratizou os canais de comunicação e, agora, pessoas comuns e com pouca exposição nas mídias tradicionais, como a TV aberta, conseguem criar acessos diretos com outros que se identificam com elas.

Antes, vender produtos e serviços ou promover marcas era algo exclusivo às celebridades. Porém, já é possível fazer isso por meio do gosto por seriados, música, culinária ou qualquer assunto em comum com os usuários da internet.

Isso também se aplica à áreas que misturam técnica e arte, como decoração e arquitetura. Se você parar para refletir, essas áreas são fortemente impactadas pela reputação do profissional ou estúdio, e a maior parte dos negócios é gerada a partir de indicações.

Então, pensar em ter um influenciador digital para divulgar seu trabalho pode ser um encaixe perfeito!

Conteúdo, identidade e mídias – a tríade para ser influenciador digital

 

aumentar-vendas-como-influenciador-digital-midias

como ser um influenciador digital: mídias

O tema central e que no final das contas define o potencial para se tornar um digital influencer é uma mistura de conteúdo (que entrega valor, ajuda as pessoas ou as diverte) e da personalidade do influenciador (que faz com que as pessoas gostem e se identifiquem com ele).

O meio de entrega dessa mistura são os canais e perfis em redes sociais como Twitter, Facebook, YouTube, Instagram e outras mais específicas como o LinkedIn (para os casos ligados à carreira profissional ou propostas mais “corporativas”).

Para ser um influenciador digital, a pessoa precisa se dedicar a essas mídias para conquistar um público vasto e fiel, que tenha propensão a escutar suas opiniões, seguir seus conselhos e experimentar produtos e serviços indicados ou comercializados por ela.

Para isso, o influencer precisa criar uma rotina de postagens e estratégias para ganhar autoridade nos assuntos tratados, principalmente para poder fidelizar o público e monetizar as postagens e indicações.

O que realmente faz alguém ser um digital influencer é a capacidade de ser ouvido: quando um dos famosos influenciadores falam, os seguidores escutam e isso é o que gera oportunidades (e de aumentar vendas como influenciador digital).

Uma analogia perfeita é o que vemos quando um rockstar sobe ao palco e as pessoas às vezes fazem silêncio para ouvir e outras vezes gritam para interagir.

Especialmente hoje, as pessoas querem fazer as duas coisas e se sentem especiais quando alguém popular dialoga e mantém um certo nível de contato (mesmo que virtual).

Essa troca ou conversa é que estreita a ligação entre seguidores e influenciadores, algo difícil de ser feito pelos meios tradicionais de marketing e propaganda.

Claro que responder todos os posts ou recados é uma impossibilidade para os mais famosos – e mesmo assim, grande parte monta uma equipe de suporte para cobrir os canais de comunicação.

Já os iniciantes respondem (ou tentam responder) com muita presteza e atenção tudo que lhes é direcionado: uma gentileza que facilmente se converte em lealdade.

Segmentação: falar de um assunto ajuda a criar autoridade

 

aumentar-vendas-como-influenciador-digital-segmentacao

como ser um influenciador digital: segmentação

Uma das coisas mais importantes em como ser um influenciador digital é manter o foco no segmento de mercado desejado e em seu público-alvo.

Se você é profissional de decoração ou arquitetura, procure falar, na grande maioria de seus posts, para pessoas que estão buscando informação sobre como decorar ambientes, como:

  • Para quem está reformando a casa, para quem está mudando as cores das paredes e qualquer outra situação que envolva sua área de atuação ou áreas correlatas;
  • Pode abordar tópicos sobre tendências (estilo que projeta um influenciador).

Claro que você pode, ocasionalmente, criar conteúdo sobre outros assuntos ou postar opiniões sobre fatos importantes. Mas isso nunca pode ser priorizado.

Falar sobre os assuntos que interessam diretamente seu público em todas as mídias é o que vai fazer a convergência e transformar seu conteúdo e seu conhecimento em autoridade percebida pelo público e pelos motores de busca, como Google e Bing.

Junto à autoridade você ganhará melhores resultados nas pesquisas e, com isso, ganhará ainda mais audiência, principalmente porque você entregará um conteúdo realmente útil para sua persona.

Para ser influenciador digital, é preciso entender de marketing digital

 

Como influenciador digital, você fará parte da estratégia de marketing de seus produtos ou serviços (ou de outras marcas representadas por você).

Mais precisamente, você fará parte também dos planos de marketing digital e utilizará sua influência sobre seus seguidores para vender produtos, o que é muito eficiente.

Já percebeu como personalidades das redes sociais (YouTubers, Facebookers, Instagrammers, etc.) sempre colocam anúncios ou apresentam produtos em seus canais?

Eles são patrocinados para representar e vender (indiretamente) produtos ou serviços de marcas que avaliam ser vantajoso associarem-se eles. Isso é uma forma de se conectar diretamente aos consumidores.

É muito mais fácil alguém que você gosta te influenciar a comprar algo ou visitar um site do que um desconhecido ou uma propaganda “fria” (como um panfleto ou um anúncio em um site).

Por isso, o influenciador digital precisa criar vínculos e manter sua base de seguidores balanceando conteúdo de interesse e marketing (que é o que gera receita).

Os links embutidos nos vídeos ou posts, as descrições dos vídeos contendo informações sobre marcas e produtos, os posts de blog com assuntos interessantes e contendo links de parceiros ou patrocinadores discretamente inseridos no conteúdo são estratégias de marketing digital. E está mais do que provado que isso funciona na conversão de vendas.

É tudo sobre alcance

 

aumentar-vendas-como-influenciador-digital-alcance

como ser um influenciador digital: alcance

Em áreas como design de interiores, arquitetura, decoração, etc., mostrar o trabalho, o famoso portfólio, aliado à recomendação de outros clientes são os fatores certeiros para fechar um negócios (além do preço, mas isso é outra história).

Por isso, mostrar o portfólio de projetos executados, dar ideias para novos projetos e conceitos com os quais você se identifica nas redes sociais é uma excelente maneira de ganhar seguidores e aumentar o alcance dos posts de seu blog.

O alcance vai aumentando à medida que sua “conversa” começa a ganhar mais participantes, e isso faz com que sua dedicação seja muito importante para manter a “bola rolando”.

Marketing de influência e vendas

 

Hoje, é possível criar uma excelente estratégia de marketing e vendas com base no marketing de influência, porque o “poder” do influenciador digital transcende o mundo virtual.

É comum ter eventos baseados na presença de personalidades do mundo virtual, assim como também é muito comum que os influenciadores sejam convidados para participar de eventos no nicho que atuam ou para o público que cativam na Internet.

Além disso, você, como influenciador, pode ajudar a “criar” outros influenciadores digitais que serão embaixadores de sua marca e podem se tornar novos canais de vendas.

Ao adotar estratégias de marketing de influência, você abre um novo canal para prospecção de clientes, só que além de ser eficiente, ele abrange, potencialmente, todos seus seguidores.

Com essa rede de pessoas que te admiram, curtem seus trabalhos e participam ativamente de sua comunidade consumindo e criando conteúdo, você conseguirá nutrir seu funil de vendas com novos leads praticamente todos os dias.

Sendo um influenciador digital, na verdade, você conseguirá mais do que isso. Imagine entrar em contato com uma pessoa sabendo quem são os amigos dela, seu perfil e preferências e todas as outras informações que são fáceis de conseguir nas redes sociais em geral. Às vezes, é muito mais eficiente até do que uma indicação com “nome-telefone-email”, como as que estamos acostumados a lidar.

Você pode ser influenciador digital

 

aumentar-vendas-como-influenciador-digital-influencer

como ser um influenciador digital: influencer

Depois de tanta informação, você já deve ter identificado que um potencial candidato à influenciador digital é aquele que:

  • Domina assuntos ligados a uma determinada área;
  • Conhece pessoas (influentes ou não) que podem servir de âncora e como parceiras;
  • Usa as redes sociais, saber como ser um influenciador digital e está disposto a investir mais tempo nisso.

Como já dissemos no começo deste post, não é preciso ser celebridade (mas você corre o risco de se tornar uma).

Não acredita? Pesquise sobre o Whindersson Nunes, um piauiense que, literalmente, desbanca até gente como Rodrigo Faro e Lázaro Ramos nos rankings de influência.

Agora que você já sabe como ser um influenciador digital, só falta você se mexer, começar sua curadoria de conteúdo, aprender algumas ferramentas e dedicar seu tempo para formar uma grande e poderosa rede de contatos.

Você se interessou e quer aprender mais sobre essa estratégia? Leia nosso guia completo sobre como se tornar um influenciador digital.

Esse post foi escrito pela Hotmart, plataforma gratuita e completa para hospedar e vender cursos online.