Rachadura na Parede: 7 Possíveis Causas e Como Consertar

As rachaduras na parede são aberturas que se estendem na parede e podem atingir diferentes direções, dimensões e profundidades. Segunda a ABNT NBR 9575 – Impermeabilização – Seleção e Projeto, a rachadura na parede pode apresentar espessuras entre 1,0mm até 1,5mm. Sendo que, qualquer imóvel está sujeito a ter rachadura na parede, pois as causas para o aparecimento dessas rachaduras são as mais variáveis.

Logo, de forma a compreender melhor as possíveis causas para o aparecimento de rachadura na parede, criamos esse conteúdo. Nesse post, vamos destacar o conceito de rachadura na parede, listar suas possíveis causas e entender quais ações pode ser tomadas para consertá-las. Confira!

O que é uma rachadura na parede?

As rachaduras na parede são aberturas que se estendem pela parede do imóvel, podendo atingir diferentes direções, dimensões e profundidades. Segundo a norma técnica ABNT NBR 9575 – Impermeabilização – Seleção e Projeto, as rachaduras na parede podem apresentar entre 1,0mm até 1,5mm de espessura. Sendo que, qualquer imóvel está sujeito a ter rachadura na parede, pois as causas para o aparecimento dessas rachaduras são as mais variáveis.

Qual a diferença entre trinca, fissura, rachadura e fenda?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, trinca, fissura, rachadura e fenda não são a mesma coisa e, o que mais diferencia uma expressão da outra é o fator de gravidade observado no imóvel.

A fissura na parede é uma abertura superficial, fina e alongada, que normalmente prejudica o revestimento e a pintura do imóvel. As trincas são mais fundas e atingem a estrutura da parede podendo afetar inclusive a estabilidade da casa. As rachaduras na parede são ainda mais profundas e contemplam aberturas maiores e algumas ainda mais acentuadas permitem inclusive a passagem de luz natural, água e vento.

Segundo a norma técnica ABNT NBR 9575 – Impermeabilização – Seleção e Projeto, a diferença entre fendas, rachaduras, trincas e fissuras na parede está em seus respectivos tamanhos. A fissura na parede, por exemplo, tem até 0,5 mm. As trincas apresentam entre 0,5 mm e 1,0 mm. As rachaduras já apresentam entre 1,0mm até 1,5mm. Já as fendas são ainda maiores e apresentam espessura superior a 1,5 mm.

Segundo a norma técnica ABNT NBR 9575 as rachaduras apresentam entre 1,0mm até 1,5mm de espessura

1. Segundo a norma técnica ABNT NBR 9575 as rachaduras apresentam entre 1,0mm até 1,5mm de espessura. Fonte: Pixabay

Confira 7 possíveis causas de rachadura na parede

A presença de uma rachadura na parede do imóvel pode ser causada por diversos fatores. Por isso, antes de providenciar o conserto da rachadura na parede é fundamental descobrir os motivos que levaram o seu aparecimento, assim ficará mais fácil de propor uma solução para o problema encontrado.

Confira abaixo as 7 principais possíveis causas de rachadura na parede.

1. Reboco irregular e mal feito

Uma das principais causas que levam ao aparecimento de rachadura na parede é a execução de um reboco irregular e mal feito. Nesse caso, a rachadura na parede pode ter surgido devido ao uso de produtos de baixa qualidade, contratação de profissional desqualificado ou a junção dos dois: uso de material de baixa qualidade feito por um profissional desqualificado.

O uso de materiais de má qualidade ou de procedência duvidosa não suporta muitas vezes as oscilações de temperatura e movimentação natural da fundação, resultando no aparecimento de fissuras, trincas e rachaduras na parede.

2. Materiais diferentes em atrito

O uso de diferentes materiais na estrutura pode causar o aparecimento de rachadura na parede. Afinal, cada material (madeira, ferro, bambu, cerâmicas…) possui um nível de dilatação diferente. Logo, com o passar do tempo é natural que essa diferença faça com que esses materiais se separem, ocasionando fissura, trinca e rachadura na parede.

3. Dilatação do material

As variações de temperatura na região onde o imóvel está sendo construído também interferem diretamente no aparecimento de fissuras, trincas e rachadura na parede. Isso acontece, pois as diferenças climáticas (ora frio, ora calor) tem a capacidade de promover a dilatação ou retração dos materiais da estrutura. Não é à toa que arquitetos e engenheiros calculam durante a execução do projeto essas possíveis movimentações dos materiais.

Veja também: O Que é Junta de Dilatação? Aprenda a Fazer do Jeito Certo

4. Sobrecarga

A rachadura na parede também pode acontecer quando o peso da construção do pavimento superior do imóvel for maior do que a fundação pode suportar. Nesse cenário, é quase inevitável o aparecimento de rachadura na parede. Essas rachaduras em especial devem ser corrigidas com urgência uma vez que comprometem completamente a estrutura do casa.

Veja também: Tipos de Fundação: Veja 6 Exemplos Essenciais na Construção Civil

5. Infiltrações de água

Infiltração é quando a água da chuva, do solo ou de canos penetra nas paredes do imóvel causando manchas, bolhas, mofo, fissuras, trincas e até rachadura na parede. Logo, sua presença além de deixar o visual do ambiente desagradável, também reduz o conforto e pode comprometer a estrutura do imóvel. Dessa forma, uma vez identificada a infiltração no imóvel a mesma precisa ser sanada.

6. Vibrações e trepidações no terreno

Imóveis residenciais ou comerciais localizados em áreas de grande tráfego de veículos ou próximos de canteiros de obras são mais suscetíveis a apresentarem rachadura na parede devido os efeitos das vibrações e trepidações que esses locais proporcionam as estruturas.

7. Estrutura construída em solo instável

Quando o imóvel residencial ou comercial é construído sobre solos instáveis ou com estrutura mal dimensionada e fundação mal projetada é natural que as fissuras, trincas e rachadura na parede também apareçam. Nesse caso, é fundamental analisar a topografia e realizar o estudo do terreno por meio de sondagem de solo, por exemplo, para que assim seja possível reconhecer as características do solo como perfis de solo, nível do lençol freático, capacidade de carga ou resistência e demais propriedades.

A presença de uma rachadura na parede do imóvel pode ser causada por diversos fatores

2. A presença de uma rachadura na parede do imóvel pode ser causada por diversos fatores. Fonte: Jigsaw

Como saber se uma rachadura na parede é perigosa?

Afinal, quando se preocupar com rachaduras na parede? Dentre diversos fatores podemos destacar que uma rachadura na parede é identificada como perigosa quando portas e janelas saem do alinhamento e se tornam difíceis de fechar, quando o piso fica inclinado, quando aparecem rachadura na parede e piso ou entre teto e piso. Esses apontamentos revelam que seu imóvel está dando sinais de um futuro desabamento.

A rachadura na parede é identificada como perigosa quando portas e janelas saem do alinhamento e se tornam difíceis de fechar, por exemplo

3. A rachadura na parede é identificada como perigosa quando portas e janelas saem do alinhamento e se tornam difíceis de fechar, por exemplo. Fonte: Pixabay

Como consertar rachaduras na parede?

Para fissuras e rachadura na parede que se limitam ao acabamento do imóvel, ocorridas por meio de variações de temperatura é indicado preencher com uma espátula a abertura com massa – cimento, gesso ou seladores industriais. Depois de preenchido o local, aguarde a secagem, seguidamente lixe com uma lixa fina e depois pinte da cor da parede.

No caso de rachadura na parede causada por assentamento natural do imóvel sobre o solo do terreno, saiba que existem pinturas especiais que se assemelham aos seladores industriais que acabam cobrindo e até protegendo o ambiente de futuras aberturas na parede.

No entanto, quando surge o aparecimento de rachadura na parede vertical ou escalonada (indica a dilatação e acomodação entre os tijolos e o solo), o preenchimento de massa não será suficiente. Nessa caso, é necessário contratar um engenheiro para avaliar as condições do imóvel e assim definir quais ações devem ser tomadas.

Para consertar rachadura na parede vertical ou escalonada é necessário a contratação de um engenheiro

4. Para consertar rachadura na parede vertical ou escalonada é necessário a contratação de um engenheiro. Fonte: Faz Fácil

Agora que você já sabe tudo sobre rachadura na parede, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “9 Materiais Biodegradáveis Que Você Precisa Conhecer e Usar” e descubra o que são materiais biodegradáveis e 9 exemplos.

Comentários

comentários em "Rachadura na Parede: 7 Possíveis Causas e Como Consertar"