Como fazer uma maquete eletrônica: conheça os 10 programas que vão turbinar seus projetos

Maquete eletrônica ou maquete 3D é uma representação visual em 3 dimensões de um projeto de arquitetura por meio de softwares gráficos específicos que dão uma noção visual muito próxima da realidade, como volume e profundidade, além de contar com efeitos de iluminação, textura de materiais, transparências e sombras.

O resultado são representações quase perfeitas de seus projetos que, em muitas casos, são difíceis de diferenciar de fotos.

Se você é um arquiteto ou designer de interiores, não pode deixar de empregar maquetes eletrônicas em seu projetos e apresentações, conquistando e encantando seus clientes com muito mais facilidade.

Nesta postagem, você vai descobrir como fazer uma maquete eletrônica e quais os programas mais indicados para isso.

Qual deles você já usa em seu negócio?

Fazer uma apresentação matadora e mostrar ao cliente todo valor de seu projeto é uma das melhores formas de encantar seu cliente. Confira este post de nosso blog e veja dicas de como fazer isso: Apresente um projeto comercial de arquitetura perfeito e conquiste seu cliente

Como fazer uma maquete eletrônica

 

como-fazer-maquete-eletronica-casa

como fazer maquete eletrônica: casa

Mostrar quase exatamente como um ambiente vai ficar é um dos milagres produzidos por uma maquete eletrônica. Sem dúvida, além de encantar o cliente, isso evita muitos erros de interpretação que projetos apresentados somente com plantas podem causar.

E isso só é possível graças a softwares voltados para a elaboração de simulações digitais, que usam a modelagem tridimensional para chegar a resultados extremamente realistas na representação de um cômodo, planos gerais, ruas, prédios e qualquer outro projeto arquitetônico ou urbanístico.

Para saber como fazer uma maquete eletrônica, você deve escolher um ou mais softwares e aprender a usá-los na prática.

Veja, a seguir, alguns dicas para escolher seu software de modelagem arquitetônica 3D.

Além de maquetes eletrônicas, existem muitos outros softwares que podem ajudar arquitetos e designers em seu dia a dia, confira alguns deles: Os 12 melhores programas para arquitetura: crie projetos fantásticos para encantar seus clientes

Dicas para escolher um bom software de maquete em 3D

 

como-fazer-maquete-eletronica-condominio

como fazer maquete eletrônica: condomínio

Se você é um profissional de área e deseja saber como fazer maquete eletrônica, é hora de escolher os programas e começar a colocar a mão na massa. Geralmente, um profissional trabalha com mais de um, já que os softwares voltados para modelagem 3D oferecem recursos diferentes. Juntos, eles se complementam.

Antes de tudo, considere 4 critérios para eleger aqueles com os quais deseja realmente trabalhar:

  1. praticidade de uso
  2. variedade de recursos
  3. resultado visual
  4. preço (sim, a maioria dos programas para maquete eletrônica são pagos)

Defina quais são as necessidades específicas de seu negócio e providencie os softwares que agregarão mais impactos positivos às suas apresentações.

Depois, é só aprender como fazer uma maquete eletrônica e começar a conquistar cada vez mais clientes. Você pode até surpreendê-los, veja como: Aprenda como fazer um Kit de Alto Impacto e ter um Primeiro Encontro eficiente

10 programas para fazer modelagem eletrônica

 

Listamos os 10 programas mais usados por profissionais de arquitetura e design. É por meio deles que você vai aprender como fazer uma maquete eletrônica em 3D.

Vale ressaltar que nem todos desta lista são criadores de maquetes propriamente ditos. Alguns são plugins, aplicações que devem ser instalados em um programa e são responsáveis pela renderização e finalização de um projeto.

Sem eles, não tem como como fazer uma maquete eletrônica de alto nível.

Confira:

1 – SketchUp

 

como-fazer-uma-maquete-eletronica-sketchup

como fazer maquete eletrônica: sketchup

Não à toa, é o primeiro da lista. O software dedicado a modelagens em 3D faz parte da rotina da maioria dos escritórios de arquitetura. Com ele é possível criar, mudar e compartilhar maquetes em 3D aplicando cores, sombras e diversos outros efeitos de iluminação.

O programa geralmente é utilizado junto com o plugin V-Ray, um renderizador que torna as imagens ainda mais realistas.

Saiba mais sobre ele: O que é o SketchUp e como melhorar sua apresentação de projetos

2 – V-Ray

 

como-fazer-uma-maquete-eletronica-v-ray

como fazer maquete eletrônica: v-ray

Sistema repleto de efeitos rebuscados em iluminação, texturas e movimentos. É um finalizador de projetos usado para o acabamento da maquete eletrônica.

Torna as imagens bastante realistas, muito próximas de fotografias, por isso é indispensável em projetos profissionais. Utilizado com o Sketchup e 3DMAX.

Veja mais detalhes desse software: VRay: O que é? E as vantagens na hora de mostrar seu projeto a qualquer cliente

3 – AutoCAD

 

como-fazer-uma-maquete-eletronica-autocad

como fazer maquete eletrônica: autocad

A maioria dos escritórios de arquitetura usa o AutoCAD. Ele é focado em fazer desenhos em 2D e 3D, mas com recursos tímidos em renderização, justamente por não ser a especificidade do programa.

Entenda mais sobre o que é AutoCad e porque um escritório de arquitetura também deve contar com este programa

4 – 3DSMAX

 

como-fazer-uma-maquete-eletronica-3dsmax

como fazer maquete eletrônica: 3dsmax

Um dos mais famosos do mercado de design por gerar imagens densas, com cores vivas, muito parecidas com fotografias.

Cria maquetes eletrônicas em 3D e traz recursos sofisticados para texturas e desenhos. Além disso, é possível acrescentar diversos efeitos de luz e reflexos nos projetos.

O software vem com plugins, o que dá motivação extra para elegê-lo como um dos mais práticos e com melhor custo-benefício da lista.

Os plugins são poderosos assistentes responsáveis por melhorar imagens e modelagens feitas no programa.

5 – Revit

 

como-fazer-uma-maquete-eletronica-revit

como fazer maquete eletrônica: revit

Usado para criar modelagens em 3D, é considerado o novo AutoCad do mercado, devido aos recursos mais ágeis e mais inteligentes. No próprio programa é possível gerar um protótipo fugindo um pouco da maquete virtual.

A ferramenta faz cálculos e é capaz de gerar módulos do projeto com as informações que já fazem parte da maquete, agilizando o seu trabalho.

Se você quiser deixar o Revit ainda melhor, leia este artigo: Tecnologia BIM: faça mais projetos, em menos tempo e com mais qualidade usando o Revit  

6 – Lumion 3D

 

como-fazer-maquete-eletronica-lumion-3d

como fazer maquete eletrônica: lumion 3d

Na verdade, o Lumion 3D não faz parte da família dos softwares, está mais para uma biblioteca cheia de recursos para finalização de projetos.

É preciso trazer um arquivo da modelagem na extensão “.fbx” para dentro do Lumion, que irá trabalhar essa imagem.

Nele, há texturas, opções para iluminação, recursos para incluir objetos móveis, jardins, carros e até pessoas. Os arquivos gerados no Lumion podem ser transformados em vídeos ou imagens estáticas.

7 – SimLab

 

como-fazer-maquete-eletronica-simlab

como fazer uma maquete eletrônica: simlab

Mais um plugin repleto de recursos para ser usado junto com um software de modelagem 3D. O SimLab é um dos programas mais fáceis e práticos da lista, porém poderoso para renderização de imagens. É capaz de mudar iluminação e inserir objetos na cena do projeto.

8 – Blender

 

como-fazer-maquete-eletronica-blender

como fazer maquete eletrônica: blender

Faz modelagens de desenhos em 3D e também a renderização de imagens. É indicado por profissionais mais experientes por causa da alta complexidade de uso. Os resultados são excelentes, mas requer estudo paciente do programa.

9 – Kerkythea

 

como-fazer-maquete-eletronica-kerkythea

como fazer maquete eletrônica: kerkythea

É um renderizador de imagens eficiente e top de linha. Usado geralmente junto com o Sketchup. Gera diversos efeitos de iluminação e textura nos desenhos.

Conta também com uma biblioteca de materiais para serem empregados em seus projetos.

10 – Archicad

 

como-fazer-uma-maquete-eletronica-archicad

como fazer maquete eletrônica: archicad

Nele, você consegue aprender como fazer maquete eletrônica criando modelos em 3D e já com renderizações. O programa tem a vantagem de automatizar algumas ações como as numerações para projetos.

É um dos sistemas mais práticos na hora de projetar uma modelagem.

Agora que você conheceu os melhores programas, será preciso aprender na prática como fazer maquete eletrônica. Basta escolher o que mais combina com o seu estilo e aquele com o qual melhor se identifica e começar a criar seus projetos.

E se você quer usar todo esse potencial ao máximo, baixe nosso kit com as principais apresentações que você precisa enviar para seus clientes totalmente editáveis: KIT – Apresentações editáveis para arquitetos e designers