Grandes arquitetos de Curitiba: conheça os principais e suas obras que dão vida à cidade

Em uma cidade com tantos prédios que são referência no cenário arquitetônico do Brasil e do mundo, não podiam faltar nomes que se destacam na área.

São muitas as obras que foram projetadas na capital paranaense por arquitetos de Curitiba, por isso nada melhor do que entender um pouco mais sobre a trajetória de cada um deles para futuramente se tornar referência no setor.

Hoje em dia, é muito comum ver imóveis em Curitiba que possuem as marcas desses grandes nomes, certamente eles foram essenciais para a formação de vários arquitetos no Brasil e no mundo.

Sendo assim, separamos algumas histórias dos maiores arquitetos que fizeram história em Curitiba.

Se você é um dos tantos apaixonados pela arquitetura e procura inspiração em um mercado saturado e com uma concorrência ampla, vai adorar conhecer um pouco mais sobre o estilo antigo e moderno da cidade. Continue lendo e confira!

Veja também outros famosos arquitetos brasileiros que inspiraram o Brasil e o mundo!

Os principais arquitetos em Curitiba

 

Domingos Henrique Bongestabs

 

arquitetos-curitiba-domingos-bongestabs

arquitetos curitiba: domingos bongestabs

O arquiteto Domingos Bongestabs é graduado na Universidade Federal do Paraná e foi aluno da primeira turma da instituição.

É o responsável por algumas das obras de arquitetura em Curitiba que dão personalidade a cidade, como a Ópera de Arame e a Universidade Livre do Meio Ambiente. Para quem está iniciando no setor, é essencial entender e se aprofundar nos projetos de Domingos. Afinal, ele é um dos arquitetos mais importantes de Curitiba.

arquitetos-curitiba-domingos-bongestabs-opera-de-arame

arquitetos curitiba: domingos bongestabs, ópera de arame

arquitetos-curitiba-domingos-bongestabs-universidade-livre-do-meio-ambiente-lago

arquitetos curitiba: domingos bongestabs, universidade livre do meio ambiente – lago

arquitetos-curitiba-domingos-bongestabs-universidade-livre-do-meio-ambiente-topo

arquitetos curitiba: domingos bongestabs, universidade livre do meio ambiente – topo

Segundo o arquiteto, hoje em dia as praças são vazias e as cidades estão passando despercebidas pelos olhos da população, muitas vezes por causa da correria e do estresse do trabalho e família.

É urgente nos reconectarmos À cidade

afirma Domingos Bongetabs.

arquitetos-curitiba-domingos-bongestabs-praca-29-de-marco

arquitetos curitiba: domingos bongestabs – praça 29 de março

Ele também foi o fundador de algumas das praças mais famosas de Curitiba, como a Afonso Botelho e a 29 de Março, que foi inaugurada em 1966 para comemorar o aniversário da cidade.

Marcos Bertoldi

 

arquitetos-curitiba-marcos-bertoldi

arquitetos curitiba: marcos bertoldi

Marcos Bertoldi é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1982. Após uma longa viagem pela Europa e os Estados Unidos, ele decidiu abrir o seu próprio escritório em Curitiba e São Paulo. Em 2005 foi eleito pela revista Architectural Digest como um dos arquitetos mais influentes da época, com ênfase em 2003 e 2004.

Mas, com certeza, um dos projetos que mais chamou a atenção dos profissionais da área é a Casa da Pedreira.

arquitetos-curitiba-marcos-bertoldi-casa-da-pedreira

arquitetos curitiba: marcos bertoldi – casa da pedreira

arquitetos-curitiba-marcos-bertoldi-casa-da-pedreira-entrada

arquitetos curitiba: marcos bertoldi – casa da pedreira – entrada

A obra tem como objetivo preservar o terreno, uma planície formada sobre uma pedreira. Além disso, o seu visual permite gerar longas perspectivas horizontais. Sua estrutura e design foram utilizados como inspiração em algumas casas vistas em site de anúncios de imóveis em Curitiba e Região.

Elaine Zanon

 

arquitetos-curitiba-elaine-zanon

arquitetos curitiba: elaine zanon

Elaine Zanon é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC – PR, em 1988 e desde então construiu uma longa caminhada profissional do lado da Cláudia Machado. Elaine pode servir perfeitamente como inspiração para quem está entrando agora nesta caminhada e ainda sente certa insegurança em relação à profissão.

arquitetos-curitiba-elaine-zanon-casa-colinas

arquitetos curitiba: elaine zanon – casa colinas

arquitetos-curitiba-elaine-zanon-casa-west-side

arquitetos curitiba: elaine zanon – casa west side

Um dos projetos realizados pela arquiteta é a Casa Colinas, com visual moderno e contemporâneo. Entre outras obras estão a Casa West Side, Casa Plladio, desenvolvimento da segunda etapa da linha verde e a Avenida dos Pioneiros em Carambeí. Alguns desses maravilhosos projetos estão localizados frente a vários apartamentos e casas para aluguel em Curitiba.

João Batista Vilanova Artigas

 

arquitetos-curitiba-joao-batista-vilanova-artigas

arquitetos curitiba: joão batista vilanova artigas

O arquiteto João Batista Vilanova é um dos responsáveis pelas primeiras manifestações modernistas na arquitetura de Curitiba, certamente já deixou o seu nome registrado na história da capital paranaense. Formou-se na USP, em engenheiro-arquiteto.

Um dos seus trabalhos mais valorizados foi a Casa João Luiz Bettega, considerada a casa que mais recebe luz solar em Curitiba. Foi construída em 1953 e apresenta uma solução estrutural de pilares ritmados moduladamente, elementos que futuramente se tornaram marca registrada do arquiteto Vilanova Artigas.

arquitetos-curitiba-vilanova-artigas-casa-joao-luis-bettega-fachada

arquitetos curitiba: vilanova artigas – casa joão luis bettega, fachada

Confira mais sobre a arquitetura moderna brasileira e veja como ela mudou a cara do país.

Destaque: Oscar Niemeyer

 

Apesar de ter vivido no Rio de Janeiro, é impossível negar a influência de Oscar Niemeyer na capital paranaense.

Niemeyer ficou muito conhecido com as obras que realizou em Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, algumas delas são: Palácio da Alvorada, Palácio do Planalto Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte Contemporânea e Memorial da América Latina.

O Museu Oscar Niemeyer foi inaugurado em 2002, em Curitiba. Desde então passaram por lá mais de 300 mostras nacionais, internacionais e itinerantes. Mas, o que realmente irá te impressionar como estudante de arquitetura é a sua estrutura. O MON possui três pisos, subsolo, térreo e primeiro pavimento, possui um estilo moderno e é estruturado a partir de linhas retas.

A Torre, conhecida como o Olho, totaliza os quatro andares do Museu. Ela, inclusive, conta com croquis de Oscar Niemeyer pintados em sua base.

Vale a pena conferir também os croquis de Brasília que Niemeyer fez!

arquitetos-curitiba-museu-oscar-niemeyer-noite

arquitetos curitiba: museu oscar niemeyer noite

arquitetos-curitiba-museu-oscar-niemeyer-torre

arquitetos curitiba: museu oscar niemeyer torre

Junte um pouco da história de cada arquiteto e construa a sua, seja um profissional insistente e criativo para inovar e apresentar novas soluções urbanas. Não tenha medo de errar, esteja pronto para enfrentar novos desafios e mostrar todo o seu talento como arquiteto!

É fundamental estar sempre estudando e atualizado. Procure revistas e sites que possuem dicas e tendências modernas e contemporâneas. Não se feche apenas em um escritório, pense fora da caixinha e procure estar sempre na frente da sua concorrência.

Se você gostou do conteúdo e quer ver a sua carreira profissional como arquiteto evoluir cada vez mais com o passar dos anos, compartilhe em suas redes sociais agora mesmo! Mostre a outras pessoas um pouco da história dos arquitetos que marcaram a história da capital paranaense, Curitiba!

Quer crescer na carreira e ser conhecido por suas grandes obras também? Confira nosso curso online para arquitetos e designers de interiores:

curso ciclo do encantamento