Croquis de Brasília: o surgimento da nova capital nos traços de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer

croquis-de-brasilia-cidade

croquis de brasília: cidade

Como nasce a arquitetura? Será que é possível afirmar que ela nasce de um simples traço?

Pois foi exatamente assim que começaram os trabalhos artísticos mais memoráveis do mundo. É através da representação gráfica, dos desenhos, que os arquitetos sempre conseguiram expressar e defender melhor as suas ideias projetuais.

Alguns profissionais tornaram-se mais reconhecidos, justamente, por suas brilhantes sínteses representativas. Esse é o caso de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, dois gênios modernistas que mudaram a história da arquitetura moderna brasileira. Seus croquis contam como se decorreu a evolução do processo criativo envolvendo a construção de Brasília, a nova capital do país, fundada em 1960.

Antes de prosseguir, confira este conceito: Entenda o que é o croqui de arquitetura e como criar um para nortear o seu projeto

O desenho arquitetônico na fase inicial de projeto

 

No início do processo de criação das propostas arquitetônicas, o mais comum é que os arquitetos optem por desenvolver desenhos rápidos, sem regras formais de representação.

Os croquis são apenas esboços ou rascunhos, representações gráficas sem qualquer refinamento nos traços. Porém, funcionam bem para o registro rápido de ideias e conceitos, para explorar livremente novas linhas de pensamentos.

O surgimento de Brasília contado através de croquis

 

A ideia da construção de uma nova capital para o Brasil surgiu durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. Desde o início, já se sabia que ela seria uma cidade grandiosa. Através da criatividade de Lucio Costa e Oscar Niemeyer – que criou o conceito de arquitetura como escultura – ergueu-se uma das maiores criações artísticas da história. Brasília é, hoje, considerada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Através dos croquis desenvolvidos por esses dois grandes arquitetos é possível acompanhar, passo a passo, a evolução das ideias envolvendo o surgimento da nova Capital Federal. Confira a seguir!

Veja mais detalhes sobre a construção da nova Capital neste artigo de nosso blog: A arquitetura em Brasília e sua importância para a história do modernismo no Brasil

Croquis de Brasília, por Lúcio Costa

 

croquis-de-brasilia-lucio-costa-plano-piloto

croquis de brasília: lúcio costa plano piloto

No final da década de 1950, foi lançado um concurso de projetos para o desenvolvimento do projeto arquitetônico e urbanístico de Brasília. O trabalho escolhido, dentre muitas propostas, foi o de Lúcio Costa. O arquiteto, de nacionalidade francesa, admirava a modernidade brasileira e acreditava na evolução do país. Essa foi a inspiração para a criação do seu modelo de Plano Piloto, com um traçado em formato de “sinal da cruz”.

A ideia de Lúcio Costa era encontrar meios de proporcionar aos futuros residentes o ambiente mais agradável e eficiente possível. O princípio desse traçado demonstra que houve o zoneamento dos espaços por usos. Também, uma priorização pelo fluxo de veículos. O ‘Eixo Monumental’, como foi chamado o ‘Eixo Central’, serviria para integrar todos os pontos. Aliás, é nesta faixa que se encontram as obras mais famosas de Niemeyer.

croquis-de-brasilia-lucio-costa-setores

croquis de brasília: lúcio costa setores

croquis-de-brasilia-lucio-costa-centro-de-diversoes

croquis de brasília: lúcio costa centro de diversões

croquis-de-brasilia-lucio-costa-trafego-e-cruzamentos

croquis de brasília: lúcio costa tráfego e cruzamentos

croquis-de-brasilia-lucio-costa-vias-de-acesso

croquis de brasília: lúcio costa vias de acesso

Os croquis desenvolvidos por Lúcio Costa também narram a concepção de outras ideias para o Plano Piloto.  Um exemplo são os estudos feitos para as “superquadras”. De acordo com o projeto original, essa era a alternativa proposta para a organização urbana de Brasília. Na prática, as quadras seriam mais abertas, menos privativas e com seus próprios equipamentos – tais como igrejas, cinemas e escolas.

croquis-de-brasilia-lucio-costa-setor-municipal-e-garagem

croquis de brasília: lúcio costa setor municipal e garagem

Croquis de Brasília, por Oscar Niemeyer

 

croquis-de-brasilia-oscar-niemeyer-palacio-da-alvorada

croquis de brasília: oscar niemeyer palácio da alvorada

Os projetos criados por Oscar Niemeyer para Brasília são extremamente belos. Eles servem de inspiração para trabalhos de artistas do mundo todo. A principal característica dessas obras é a pureza e a simplicidade dos traços. Suas curvas sutis, quase poéticas, revolucionaram a arquitetura nacional. São exemplos da genialidade desse arquiteto, que explorou novas formas estruturais e materiais em estado bruto, tais como o concreto.

croquis-de-brasilia-oscar-niemeyer-construcoes

croquis de brasília: oscar niemeyer construções

croquis-de-brasilia-oscar-niemeyer-congresso-nacional

croquis de brasília: oscar niemeyer congresso nacional

Assim como Lúcio Costa, Niemeyer sempre utilizou os croquis como instrumento de reflexão e busca de soluções arquitetônicas inovadoras. Essa era uma etapa importante para a concepção de seus projetos. Era um meio saudável de extravasar sua inquietação projetual. O momento certo de se entregar às fantasias, de se permitir chegar mais fundo em suas ideias e sentimentos e criar algo único, totalmente espetacular.

croquis-de-brasilia-oscar-niemeyer-palacio-do-planalto

croquis de brasília: oscar niemeyer palácio do planalto

croquis-de-brasilia-oscar-niemeyer-catedral

croquis de brasília: oscar niemeyer catedral

Nos croquis de Brasília, percebe-se o amadurecimento das ideias do arquiteto à medida que seus traços avançam no papel. A maioria dos esboços foi criada sobre folhas de gramatura muito finas. Por isso, muitos dos desenhos acabaram ficando desgastados ao longo do tempo – como os do Palácio Itamaraty. Mas, graças às cópias digitalizadas, hoje, todos podem ter acesso a esse material e estudá-lo, desde rascunho ao projeto executivo.

croquis-de-brasilia-oscar-niemeyer-itamaraty

croquis de brasília: oscar niemeyer itamaraty

Conhecer a histórias das grandes obras arquitetônicas do país é muito importante, seja para arquitetos como para designer de interiores. E saber divulgar seu negócio?

Visite o Viva Decora PRO Academy e conheça uma série de cursos online especialmente desenvolvidos para empreendedores da arquitetura e do design de interiores.