9 grandes obras de arquitetura em Curitiba que todo arquiteto precisa conhecer

Se você gosta de observar obras de arquitetura, já deve ter percebido alguns dos prédios com arquitetura eclética, colonial, indígena e oriental que marcam a cidade de Curitiba, localizada no Paraná.

Muitas dessas obras podem servir de inspiração para os arquitetos mais jovens da capital que querem ser reconhecidos pelo seu trabalho e dedicação nesta longa caminhada profissional, uma vez que são centros históricos que enriquecem a paisagem urbana e representam um patrimônio cultural muito amplo e diversificado.

Certamente, alguns desses lugares você já viu ou ouviu falar, seja como turista, ou indo para o seu escritório de arquitetura ou visitando clientes no centro da cidade.

Mas, com a correria do dia a dia e o transito da capital paranaense, muitas vezes não paramos para prestar atenção nas construções e prédios que estão ao nosso redor e como eles podem contribuir na sua carreira profissional como arquiteto e urbanista.

Por isso, separamos sete obras para quem é apaixonado pela sua profissão e procura inspiração nos maiores nomes da arquitetura clássica e moderna! Confira agora:

As maiores obras de arquitetura em Curitiba

 

Museu Oscar Niemeyer – Museu do Olho

 

arquitetura-curitiba-museu-oscar-niemeyer

arquitetura em curitiba: museu oscar niemeyer

A cidade de Curitiba possui uma das principais obras do arquiteto Oscar Niemeyer, o Museu do Olho, como é conhecido popularmente pelos curitibanos graças ao seu formato arredondado na frente.

Foi inaugurado como museu em 2002 e desde então se tornou referência para muitos arquitetos. Dez anos depois foi eleito pelo Flavorwire, guia dos EUA, como um dos 20 museus mais bonitos do mundo.

No Museu Oscar Niemeyer, MON, é possível encontrar obras de artes visuais, arquitetônicas e urbanistas e design nacionais e mundiais. Desde a sua fundação, o MON já recebeu mais de 2 milhões visitantes, principalmente profissionais recém formados na área.

Para chegar até o local é muito fácil, está localizado no endereço: Rua. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba, perto da sede da prefeitura.

É apaixonado pelos traços de Niemeyer? Confira os croquis de Brasília – o surgimento da nova capital nos traços de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer

Reitoria da Universidade Federal do Paraná

 

arquitetura-curitiba-reitoria-da-universidade-federal-do-parana

arquitetura curitiba: reitoria da universidade federal do paraná

Certamente, o prédio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná é um símbolo de Curitiba e serve como inspiração para os futuros arquitetos e recém-formados da instituição.

Foi inaugurado em 1915 e em 2012 completou 100 anos de história, mas, nessa longa caminhada o prédio passou por diversas reformas e aperfeiçoamentos. Em 1999 foi eleito como símbolo oficial da capital.

Está localizada na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, local de fácil acesso.

Ópera de Arame

 

arquitetura-curitiba-opera-arame

arquitetura em curitiba: ópera do arame

A Ópera de Arame, obra do arquiteto e professor da UFPR Domingos Bongestabs, foi inaugurada em 1992 frente ao Parque das Pedreiras e ao lado da Pedreira Paulo Leminski.

Muitos arquitetos da cidade buscam inspiração nas curvas e detalhes do teatro que possui capacidade para 2.400 pessoas e um palco de 480 m².

O endereço é Rua João Gava, Pilarzinho, a entrada é gratuita e pode ser feita de terça a domingo.

Casa da Pedra

 

arquitetura-curitiba-casa-da-pedra

arquitetura curitiba: casa da pedra

A Casa de Pedra corresponde a um dos projetos arquitetônicos mais famosos do Brasil, obra do arquiteto curitibano Marcos Bertoldi.

A casa foi projetada em 2009 sobre uma antiga pedreira e possui uma vista exclusiva do Parque Tingui, com design contemporâneo sofreu muita influência do modernismo brasileiro, diferente da maioria das casas vistas em site com anúncios de imóveis.

Certamente, você que é arquiteto percebeu que todos os espaços foram organizados linearmente, com o objetivo de gerar longas perspectivas horizontais.

Castelo do Batel

 

arquitetura-curitiba-castelo-do-batel

arquitetura em curitiba: castelo do batel

O Castelo do Batel foi inspirado em castelos franceses da região do Loire, sua inauguração foi em 1924.

Este símbolo arquitetônico foi construído pelo cafeicultor e cônsul honorário da Holanda, Luís Guimarães. Foi durante muitos anos a moradia do então governador do Paraná, o senhor Moysés Lupion.

Hoje em dia, muitos arquitetos brasileiros buscam inspiração nos seus detalhes. Está localizado em um dos bairros mais chiques da cidade, Batel, com muitos aluguéis Curitiba que chamam muito a atenção!

Palácio Avenida

 

arquitetura-curitiba-palacio-avenida

arquitetura curitiba: palácio avenida

Certamente, você já ouviu falar do Palácio Avenida, utilizado como antiga sede do Banco HSBC, recentemente comprado pelo Banco Bradesco.

É considerado como um dos prédios históricos mais importantes da arquitetura em Curitiba e no Brasil. Foi projetado por três arquitetos famosos e reconhecidos pelo seu trabalho, Valentim Freitas, Bernardino Assumpção Oliveira e Bortolo Bergonse. Mas foi erguido em 1929 pelo Feres Merhy.

Desde 1991, realiza incríveis corais de crianças durante o natal.

Casa Estrela

 

arquitetura-curitiba-casa-estrela

arquitetura em curitiba: casa estrela

A Casa Estrela também é um dos ícones da arquitetura curitibana, é considerada a única moradia do mundo inspirada no esperanto e na teosofia. Foi construída no Campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1930 e foi reinaugurada em 2013. É uma inspiração para os alunos que cursam arquitetura na PUC – PR.

Hoje em dia, é um museu da antiga família Gonçalves de Castro, a entrada é gratuita e pode ser feita a visita de segunda a sexta.

Paço da Liberdade

 

arquitetura-curitiba-paco-da-liberdade

arquitetura curitiba: paço da liberdade

O Paço da Liberdade corresponde à antiga sede da Prefeitura de Curitiba, inaugurado em 1916. É o único monumento do Paraná tombado pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico.

Além disso, a entrada é gratuita e os apaixonados por arquitetura podem fazer a visita de terça à sexta.

Nosso país é repleto de cultura e grandes obras. Confira também:

Jardim Botânico

 

arquitetura-curitiba-jardim-botanico

arquitetura curitiba: jardim botânico

E por último, mas não menos importante: o Jardim Botânico de Curitiba. Também conhecido com Jardim Botânico Francisca Richbieter, a obra foi inaugurada em 1991 em homenagem à arquiteta e urbanista que dá nome ao local.

A principal estufa de vidro climatizada, projetada pelo arquiteto Abrão Assad para seguir o estilo Art Nouveau, abriga uma bela vista do extenso jardim em estilo francês.

Após ter conferido e conhecido alguns dos projetos arquitetônicos famosos que marcaram a história de Curitiba, é impossível não querer se mudar para lá e montar o seu próprio escritório, rodeado de grandes obras. Muitos imóveis em Curitiba oferecem esse espaço para quem deseja trabalhar de forma autônoma.

Não tenha medo de errar e valorize-se como um bom arquiteto, faça todo o seu esforço valer a pena!

Se você gostou do conteúdo e quer ver a sua carreira profissional como arquiteto evoluir cada vez mais, compartilhe em suas redes sociais agora! Mostre a outras pessoas a riqueza da capital paranaense, Curitiba!

Quer criar seus próprios projetos arquitetônicos? Confira:

cta-gerenciamento-de-projetos-e-gestao-de-obras