Conheça Guilherme Torres: o arquiteto multitalentoso

Guilherme Torres é um arquiteto que se destaca pela arquitetura de linhas simples e estética pós-moderna com rica paleta de materiais.

O profissional renomado alcançou êxito em várias linhas de frente: na arquitetura, no design de interiores e design de mobiliário.

Ele já recebeu vários prêmios brasileiros e internacionais e, a julgar pelo seu perfil perfeccionista e workaholic, ainda tem muito o que conquistar com seus incríveis projetos.

Quer conhecer mais sobre o trabalho de Guilherme Torres? No post de hoje, vamos mostrar sua biografia e projetos de destaque. Acompanhe!

Guilherme Torres: Uma breve biografia

O arquiteto e designer de interiores Guilherme Torres nasceu em Cianorte, no Paraná.

Ele graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina – UNIFIL em 1998 e fez pós-graduação em MBA Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1999.

Desde muito novo, Guilherme Torres se interessou por desenhos de arquitetura. Ainda adolescente, ele trabalhou como desenhista em um escritório de engenharia em sua cidade natal.

Esse primeiro emprego lhe ajudou a desenvolver uma linguagem técnica e muito do seu entendimento de engenharia.

Guilherme Torres

Guilherme Torres

Em 2001, o arquiteto inaugurou seu primeiro escritório em Londrina, o Studio Guilherme Torres. Com o sucesso de seus projetos, em 2010 o negócio ganhou sua sede em São Paulo, em uma residência nos Jardins.

Com mais de 20 anos de carreira, Guilherme Torres tem em seu portfólio mais de 300 projetos, alguns deles vencedores de prêmios brasileiros e internacionais.

Veja também: Inspire-se com as obras dos irmãos Campana, cheias de brasilidade e sem clichês

Premiações de Guilherme Torres

Em 2017, Guilherme Torres foi o único latino americano a aparecer na lista de 100 melhores arquitetos e designers do mundo na publicação Coveted Magazine, respeitada referência internacional de design e arquitetura.

Em 2019, o Studio Guilherme Torres também ganhou o prêmio internacional Architecture Master Prize, que escolhe os melhores 42 projetos de arquitetura, paisagismo e design de interiores do mundo.

Seu projeto Tree House foi um dos escolhidos na categoria Projeto Arquitetônico Residencial.

Guilherme Torres: Tree House - Fachada

Guilherme Torres: Tree House – Fachada

Guilherme Torres: Tree House - Sala de Estar

Guilherme Torres: Tree House – Sala de Estar

Além de criar projetos incríveis no estilo moderno, como veremos ao longo do post, Guilherme Torres se destaca pelo design de mobiliários.

Em 2018, ele foi um dos vencedores do prêmio A’Design Awards & Competition, premiação internacional que tem como objetivo destacar o trabalho realizado por designers e empresas.

Com a criação da Bow Coffe Table, mesa com linhas inspiradas nos anos 70, Guilherme Torres venceu na categoria “Decorative Items and Homeware Design” (Itens de Decoração e Design de Mobiliário para Casa, em tradução livre).

Guilherme Torres: Bow Coffe Table

Guilherme Torres: Bow Coffe Table

Veja também: Os segredos da Cadeira Barcelona de Mies van der Rohe e outras mobílias do arquiteto

Guilherme Torres: Projetos em destaque

O Studio Guilherme Torres é conhecido internacionalmente por seus projetos ousados, criativos, jovens e urbanos. Fica até difícil escolher aqueles que mais se destacam, mas separamos 6 exemplos que mostram as principais características do arquiteto. Confira:

AU House

A AU House é um imóvel de 248 m² localizado em São Paulo. A base de todos os ambientes é neutra, o que trouxe para Guilherme Torres a possibilidade de trabalhar várias cores na decoração e mobiliário.

A parede de policarbonato foi a solução encontrada por Guilherme Torres para preservar o hall e a parte da sala de estar sem bloquear a claridade.

Guilherme Torres: AU House - sala de estar e bancada de mármore e cadeiras azuis

Guilherme Torres: AU House – sala de estar, bancada de mármore e cadeiras azuis

FF House

Esse é mais um dos projetos de Guilherme Torres que privilegiam os materiais que trazem contato com o elementar: a madeira e as pedras.

A casa fica em uma área construída de 554 m² localizada no Paraná. Ela é formada basicamente por 4 cubos, em que o volume do petit pavet (revestimento de pedra) sinaliza o hall de entrada.

A escolha dos materiais e texturas usados no projeto teve como objetivo criar uma casa com linhas contemporâneas e, ao mesmo tempo, aconchegante.

Guilherme Torres: FF House - Fachada

Guilherme Torres: FF House – Fachada

Guilherme Torres: FF House - Sala de Jantar e Sala de Estar

Guilherme Torres: FF House – Sala de Jantar e Sala de Estar

AN House

A AN House fica localizada em Maringá, no Paraná. Esse incrível projeto de Guilherme Torres é dividido em três blocos – dois no térreo e um que forma o pavimento superior, formando um “U”.

Na área externa, um amplo deck integra a piscina e a área gourmet com a churrasqueira e forno de pizza.

Um destaque é o muro de 3 metros revestido com pedra de caverna e variadas espécies de planta tropicais, uma nova proposta de Guilherme Torres para um jardim vertical.

Guilherme Torres: AN House - área externa

Guilherme Torres: AN House – área externa

Guilherme Torres: AN House - Sala de Estar

Guilherme Torres: AN House – Sala de Estar

Devido ao clima quente da região, o projeto de Guilherme Torres privilegia grandes vão abertos, circulação cruzada e faz o uso do brise de madeira.

No interior da residência, as paredes do térreo são de concreto aparente, em contraste com a alvenaria branca dos quartos.

Veja também: Descubra como fazer escada de concreto e veja 35 exemplos perfeitos

PA House

A PA House é mais um exemplo de como os projetos de Guilherme Torres oferecem soluções simples e inteligentes.

Localizada em Curitiba, ela é composta basicamente por dois eixos: um no térreo e outro apoiado em cima em posição perpendicular.

A parte social proposta por Guilherme Torres é toda fechada por vidro. Dessa forma, é possível ver todos os ambientes de um lado para o outro.

Guilherme Torres: PA House - sala de estar com parede de mármore

Guilherme Torres: PA House – sala de estar com parede de mármore

Guilherme Torres: PA House - Sala de Jantar com pilotis

Guilherme Torres: PA House – Sala de Jantar com pilotis

Misturando estrutura metálica e concreto, Guilherme Torres conseguiu ter um melhor aproveitamento do espaço.

Um destaque do projeto é o muro de cobogó usado para fazer a divisão do terreno com as outras casas do condomínio.

Em seu interior, os revestimentos usados foram o mármore e a madeira. Os tons terrosos usados por Guilherme Torres deixaram o ambiente monocromático e aconchegante.

MV House

A MV House, localizada em São Paulo, é um projeto de reforma de casa cheio de criatividade e atitude.

O objetivo de Guilherme Torres foi trazer uma pegada mais jovem e rock’n’roll para o ambiente, um estilo que combinava mais com o novo morador.

Além das melhorias da instalação elétrica e hidráulica, foram eliminados pilares que abriram grandes vãos.

O piso é feito com faixas de ardósia em uma paginação que lembra pisos de madeira, o que trouxe personalidade para os ambientes.

O preto também é usado nos tijolinhos da sala de estar. A madeira foi proposta por Guilherme Torres para dar contraste ao peso dos revestimentos escuros.

Um destaque sustentável desse projeto de Guilherme Torres é o telhado verde.

Guilherme Torres: MV House - sala de estar com tijolinho preto

Guilherme Torres: MV House – sala de estar com tijolinho preto

Guilherme Torres: MV House - piso de ardósia e parede de madeira

Guilherme Torres: MV House – piso de ardósia e parede de madeira

Stronger Collection – Guilherme Torres Works: um registro de duas décadas de carreira do profissional

Guilherme Torres lançou em 2018 uma coleção de 3 livros chamada “Stronger Collection – Guilherme Torres Works: um registro de duas décadas de carreira do profissional”.

As 3 obras reúnem mais de mil páginas em que o arquiteto traz um registro dos seus projetos e divide com os leitores parte de seu processo criativo.

Guilherme Torres: Livro Stronger Collection – Guilherme Torres Works um registro de duas décadas de carreira do profissional

Guilherme Torres: Livro Stronger Collection – Guilherme Torres Works um registro de duas décadas de carreira do profissional

Quer conquistar grandes projetos e alcançar o sucesso assim como Guilherme Torres? Conheça o Ciclo do Encantamento, conteúdo pensado exclusivamente para arquitetos e designers de interiores com espírito empreendedor: