Entenda o que é o croqui de arquitetura e como criar um para nortear o seu projeto

croqui-arquitetura-lina-bo-bardi-masp

croqui arquitetura: lina bo bardi masp

Apesar do avanço da tecnologia e das centenas de ferramentas voltadas para a criação de projetos, muitos arquitetos ainda prezam pelo desenvolvimento de esboços à mão.

Chamado de croqui na arquitetura, esse “esboço” serve para transmitir de forma rápida e detalhada as futuras ideias de um trabalho específico. Com ele, é possível dar asas à imaginação em qualquer hora e local.

Confira no post a seguir detalhes sobre o uso do croqui para arquitetura e sua importância para a área.

croqui-arquitetura-lina-bo-bardi-sesc-pompeia-interior

croqui arquitetura: lina bo bardi sesc pompeia interior

Uma arquiteta que impressionava seus colegas pela precisão e beleza artística de seus croquis, principalmente quando idealizou o SESC Pompeia (que chamava de “A Casa da Liberdade”) foi Lina Bo Bardi. Conheça essa e outras de suas obras mais famosas:

Mas, afinal, o que é croqui?

 

croqui-arquitetura-lina-bo-bardi-casa-de-vidro

croqui arquitetura: lina bo bardi casa de vidro

Oriundo do século XIX, o croqui de arquitetura nada mais é do que o primeiro esboço de um projeto. Por ter essa característica de delineamento inicial, não é um trabalho que requer precisão e cuidados com tanta excelência como os desenhos já finalizados – apesar de existirem croquis que podem ser considerados obras de arte.

Pode ser definido a primeira inspiração na fase inicial de um projeto, e é uma maneira rápida e clara de poder enxergar as primeiras ideias dele no papel. Na maioria das vezes, o trabalho final não tem muita relação com o croqui, já que passa por diversas alterações em seu andamento. Mesmo assim, é possível observar sua essência prevista no início, como uma visão de futuro.

Muitos profissionais optam por começar o projeto desenhando à mão para poder expor todas as ideias e criações de maneira ágil, livre e prática. O croqui de arquitetura pode ter traços abstratos, já que não é preciso utilizar régua nem parâmetros específicos. É necessário apenas ter a noção básica de desenho.

croqui-arquitetura-santiago-calatrava

croqui arquitetura: santiago calatrava

Um arquiteto que faz croquis belíssimos de seus projetos e depois os transforma em livros ilustrando todo processo criativo é Santiago Calatrava.

Importância do croqui na arquitetura

 

Fazer o uso de croquis na arquitetura é importante, principalmente, para poder compreender de forma visual todas as ideias que temos em mente.

Engana-se quem pensa que é preciso ser um excelente desenhista à mão livre para poder criar belos esboços arquitetônicos: é preciso, claro, ter noções básicas e clareza de traços, e saber o que está passando para o papel, porém, pode ser muito mais fácil do que parece dar os primeiros passos nessa técnica.

croqui-arquitetura-palacio-da-alvorada-oscar-niemeyer

croqui arquitetura: palácio da alvorada oscar niemeyer

Com a prática do desenho à mão, se torna muito mais fácil se atentar a detalhes e elaborar critérios que não seriam analisados caso estivesse dependendo das funcionalidades oferecidas pelos softwares de arquitetura. O croqui oferece ao profissional liberdade de traços e um toque único ao projeto.

Apesar de muitos arquitetos preferirem fazer o uso dos melhores softwares para arquitetura e outras ferramentas de desenho digital para agilizar o trabalho, com os croquis é possível estruturar e esclarecer ideias de maneira mais fácil e intuitiva. Dessa forma, o profissional tem a possibilidade de desenvolver projetos criativos e diferenciados.

Veja algumas dicas sobre softwares para desenhar projetos de arquitetura:

Prefere se inspirar com alguns croquis feitos à mão? Visite este artigo com 10 exemplos de croquis da arquiteta Marina Araújo: 10 croquis para você se inspirar na hora de desenhar à mão!

Materiais utilizados para criar croquis de arquitetura

 

Cada profissional utiliza os materiais que mais lhe agradam e dão melhores resultados no projeto, ou seja, não existem regras específicas de uso.

Conheça os itens essenciais para quem quer aprender como criar um croqui de arquitetura:

Papéis para croquis

 

croqui-arquitetura-papel-canson

croqui arquitetura: papel canson

O mercado possui algumas opções para a primeira etapa de seu projeto ser um sucesso.

Em qualquer papelaria é possível encontrar papéis específicos para desenho, como o opaline, o canson, o linho e também os chamados sketchbook, parecidos com agendas e que podem ser carregados facilmente na bolsa.

Evite apenas o papel sulfite que estamos acostumados a utilizar, já que sua textura não é muito propícia para a criação de croquis.

Lápis para croquis

 

croqui-arquitetura-lapis

croqui arquitetura: lápis

Lápis específicos para desenho, como 2b, 4b e 6b são bastante indicados para quem quer saber como criar um croqui, já que garantem maior leveza de traço do que as lapiseiras comuns.

No entanto também é possível utilizá-las, principalmente por conta da facilidade de não precisar depender de apontador quando uma ideia surgir no meio do dia. Nesse caso, é recomendado usar grafites macios com numeração 0.5 e 0.9 para traços mais delicados, e um mais grosso, para criar sombras e luz no projeto.

Canetas para croquis

 

croqui-arquitetura-caneta-nanquim

croqui arquitetura: caneta nanquim

Bastante utilizada por arquitetos, a caneta nanquim é um material que proporciona vida e riqueza dos traços no croqui. Porém, é preciso ter um pouco mais de habilidade e experiência com ela, já que, diferente do lápis, qualquer erro é irreversível.

Para começar a utilizá-la nas primeiras fases dos projetos, é recomendado criar uma base com lápis e, então, cobri-la com a caneta nanquim. Com o passar do tempo, você se sentirá muito mais confortável para usá-la diretamente no papel, e criar belos croquis.

Confira também outros materiais importantes para quem quer iniciar a carreira de arquiteto: Veja a lista de material para faculdade de arquitetura e esteja preparado para a sua nova jornada!