Além da inspiração: veja como usar o Pinterest para empresas e atrair clientes

Como funciona o Pinterest para empresas?

Como funciona o Pinterest para empresas?

Todo mundo sabe como a internet pode ajudar na hora de atrair clientes, não é mesmo?

O universo do marketing digital oferece muitas possibilidades, tantas que, muitas vezes, ficamos perdidos.

Mas se você é arquiteto ou designer de interiores, existe uma opção que não pode pode faltar na sua estratégia: o Pinterest.

Além de ser um fonte de inspiração, essa rede social pode ser o elo de ligação entre você e seus futuros clientes.

Ainda não sabe como criar um perfil comercial? Não se preocupe! Neste artigo, vamos explicar como funciona o Pinterest para empresas e dar 4 dicas simples para atrair clientes. Acompanhe!

Quer mais dicas úteis para se destacar na internet? Confira:

O que é o Pinterest?

 

Pinterest é uma rede para compartilhamento de fotos criada por Ben Silbermann, Paul Sciarra e Evan Sharp em 2009. Ela já conquistou 250 milhões de usuários mensais no mundo todo e, cada vez mais, tem caído no gosto dos brasileiros.

Diferente do Facebook, Twitter e Instagram, em que as pessoas compartilham conteúdos publicamente, o Pinterest serve mais como uma fonte de inspiração e ferramenta de busca.

Diante desse contexto, ter um perfil ativo é uma ótima estratégia para divulgar seu negócio nas redes sociais.

Ainda tem dúvidas sobre como usar o Pinterest? Acesse nosso guia completo e aprenda todas as funcionalidades!

Como funciona o Pinterest para empresas?

 

O Pinterest para empresas é um ótimo recurso para divulgar seu trabalho de forma profissional e atrair mais clientes.

Ao criar um perfil para o seu negócio, todas as suas fotos estarão organizadas em um layout intuitivo, dando uma visão geral dos seus projetos, pastas e pins.

Caso o cliente se interesse pelo seu trabalho, ele pode acessar o seu site em busca de mais informações.

Por que um arquiteto ou designer de interiores precisa usar o Pinterest para empresas?

 

O Pinterest é a rede social mais interessante para arquitetos e designers de interiores.

Só para vocês terem uma ideia da sua relevância, mas de 80% dos acessos do Viva Decora tem origem no Pinterest.

Pinterest para empresas: dados da Viva Decora

Pinterest para empresas: dados da Viva Decora

Lá estão pessoas que têm real interesse em arquitetura e decoração, e usam a rede social como uma ferramenta de buscas para diversos objetivos.

Além disso, o Pinterest Analytics traz uma série de dados relevantes sobre a interação dos visitantes com os seus pins. São eles:

  • Média diária de impressões (visualizações)
  • Média diária de visualizadores
  • Perfil de pessoas alcançadas (país, área metropolitana, idioma, gênero)
  • Pin salvos
  • Números de cliques nos Pins

Fazer a análise dessas informações vai ajudá-lo a melhorar suas ações na rede social e atrair mais clientes.

Outra vantagem é o que Pinterest para negócios oferece várias ferramentas que ajudam a aumentar o acesso para o seu site. Além de incluir imagens e criar boards, você pode adicionar tags e até mesmo conteúdos maiores usando um rich pin de artigo.

Uma sugestão é aproveitar essa funcionalidade para falar mais sobre o projeto, os objetivos, os materiais, entre outras informações relevantes.

Apesar de todas essas vantagens, muitos profissionais de arquitetura e design de interiores preferem utilizar o Instagram para atrair clientes.

Mas afinal, qual é o melhor: Instagram ou Pinterest? Veja qual rede social pode trazer mais resultado financeiro para seu negócio.

Como criar um conta de Pinterest para empresas?

 

Se você quer começar a usar o Pinterest para negócios existem duas opções:

Já tenho uma conta pessoal e quero criar um perfil comercial

1- Acesse pinterest.com/logout e desconecte-se da sua conta

2 – Vá para pinterest.com/business/create/

3 – Preencha todos os dados

4 – Clique em criar conta

Quero converter minha conta pessoal em perfil comercial

1 – Faça login na sua conta

2 – Acesse pinterest.com/business/convert/

3 – Preencha todos os dados

4 – Clique em criar conta

Após criar sua conta de empresa no Pinterest, a tela abaixo será exibida. Dê um nome ao seu perfil comercial, escolha a opção que representa seu negócio e clique em avançar.

Pinterest para empresas: criando um perfil comercial (etapa 1)

Pinterest para empresas: criando um perfil comercial (etapa 1)

A próxima etapa é fundamental. É aqui que você deve incluir o link do seu site. Em seguida, clique em avançar.

Pinterest para empresas: criando um perfil comercial (etapa 2)

Pinterest para empresas: criando um perfil comercial (etapa 2)

O Pinterest para negócio permite a criação de anúncios. A publicidade online é uma forma de atrair clientes com mais velocidade, mas para que seja vantajoso é preciso fazer uma análise da real necessidade do investimento.

Escolha a melhor opção para o momento e clique em avançar.

Pinterest para empresas: criando um perfil comercial (etapa 3)

Pinterest para empresas: criando um perfil comercial (etapa 3)

Caso o seu site tenha imagens, o Pinterest vai sugerir a criação automática de alguns pins. Escolha a melhor opção e clique em avançar.

Pinterest para empresas: criando um perfil comercial (etapa 4)

Pinterest para empresas: criando um perfil comercial (etapa 4)

Pronto! Você já pode começar a publicar belas imagens no seu Pinterest.

Pinterest para empresas: 4 dicas úteis para atrair clientes!

 

1- Invista na produção das fotos

 

O Pinterest, assim como o Instagram, é uma rede social que prioriza imagens. Mas uma das diferenças entre eles é a forma como o usuário enxerga a sua timeline.

Lembre-se que além de uma rede social, o Pinterest é um buscador, portanto os resultados clicados são aqueles que chamam mais a atenção.

Diante desse contexto, é fundamental investir na qualidade das imagens, tanto na produção como no tratamento final.

Não sabe como começar? Não se preocupe! Veja 7 dicas de fotografia de interiores para bombar nas redes sociais.

2 – Use marca d’água nas imagens

 

Infelizmente, é comum que usuários do Pinterest compartilhem imagens sem dar os créditos ao autor. Para que você não corra o risco de ver seu trabalho exposto por aí sem reconhecimento, a dica é colocar marca d’água nas imagens.

3- Siga perfis que te interessam

 

Seguir usuários ou boards que sejam do seu interesse é uma forma de criar engajamento. Além disso, pesquisar e acompanhar novas tendências é importante para manter-se atualizado.

4- Fique atento a frequência de publicação de imagens

 

De início o ideal é que você publique todos os dias. Para deixar o conteúdo mais organizado, uma dica é postar 1 board por dia com cerca de 15 pins.

Mas é claro que a quantidade de boards e pins vai variar de acordo com a sua disponibilidade de conteúdo no momento. Por isso, é interessante se programar para criar material com regularidade e manter seu perfil sempre atualizado.

Gostou das nossas dicas? Aproveite para baixar nosso guia de Instagram para Arquitetos e deixe seu feed incrível!