Branding e posicionamento de marca: entenda como eles podem aumentar o seu engajamento e bombe nas redes!

Uma coisa é certa: todo produtor de conteúdo de redes sociais almeja o engajamento de seus seguidores. O maior número possível de curtidas, comentários e compartilhamentos em todas as redes sociais. Ninguém faz uma publicação não querendo que ela estoure na internet e impacte seu público, mas muitos se esquecem de pensar no seu posicionamento de marca.

Você se dedica, pesquisa, faz boas imagens de seus projetos, escreve um bom texto e pensa “minha audiência vai gostar disso”. Finalmente, chega a hora do conteúdo entrar no ar e, para a sua surpresa, ele não tem o engajamento que você esperava que tivesse. Já aconteceu com você?

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posicionamento de marca: frustração

Essa situação é muito comum. E você começa a pensar em que parte da produção que você errou: no texto? Na imagem? Na segmentação do seu público quando impulsionou sua publicação? No posicionamento da marca?

A verdadeira pergunta que você deveria estar se fazendo é: quanto você conhece sua audiência? E com audiência, não quero dizer apenas as pessoas que já seguem suas redes sociais, mas os seus clientes ideais – as pessoas com maior propensão a contratar os seus serviços e que deveriam estar entre seus seguidores, mas ainda não estão.

Pergunto isso porque não existe uma receita certa para atingir as suas expectativas de engajamento, mas, com certeza, a visão que as pessoas têm do seu serviço afeta diretamente no modo com que interagem com suas redes.

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Todos nós preferimos conteúdos com os quais nos identificamos e que sejam relevantes para nós. Identificação e relevância são dois aspectos que consideramos, mesmo que inconscientemente, quando interagimos com qualquer tipo de conteúdo – séries, filmes, eventos, círculo social. Inclusive, o conteúdo que consumimos na internet.

Agora, você deve estar pensando em maneiras de construir identidade e relevância na internet, certo? Se não está, deveria rever seriamente as suas estratégias de marketing digital.

Como disse anteriormente, para prever o engajamento do seu público, não há receita de bolo. No entanto, você deve conhecer dois conceitos fundamentais para o marketing e avaliar como eles são introduzidos no seu negócio: branding e posicionamento.

Construindo relevância através do posicionamento de marca

 

O posicionamento é a posição que a marca ocupa na cabeça das pessoas, como ela é vista pelos clientes. Uma empresa pode deter a posição de referência em determinado tema, ou a que presta serviços mais baratos, com mais qualidade, a mais engajada socialmente.

Como tudo dentro do marketing, o posicionamento de marca nada mais é do que uma construção. É possível influenciar seu público a chegar às conclusões que você deseja sobre a sua empresa.

Lembre-se que, para conquistar o posicionamento de mercado que você deseja, é necessário levar em conta as interações dos seus seguidores com a sua marca, que contribuem diretamente para essa construção – a imagem que o cliente forma sobre a sua empresa.

E aqui estão incluídos os conteúdos que você gera para a internet.

Para se tornar relevante, você precisa conquistar autoridade

 

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posicionamento de marca: autoridade

Uma forma muito boa de atingir esse objetivo, é através da estratégia do Inbound Marketing – transformado na realidade dos profissionais de interiores no Ciclo do Encantamento.

Nessa estratégia, a produção de conteúdo de interesse da sua audiência é fundamental. É necessário que você reconheça as possíveis dores do seu público e ofereça soluções para tais problemas, através de blogposts, eBooks, publicações nas redes sociais, ou quaisquer outros meios digitais que você dispor.

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O importante é que você se estabeleça no mercado como empresa que não só presta serviços, mas que ensina ao público sobre o seu segmento sem pedir muito em troca.

É para o seu site, blog, ou para os seus materiais complementares que as pessoas devem ir quando tiverem dúvidas sobre o seu segmento ou quando quiser aprender mais sobre ele.

Esse tipo de relação é capaz de causar uma grande aproximação entre as pessoas – e, no seu caso, entre empresa e público. Veja bem: quantas vezes, em uma situação de aperto, em que você não tinha a menor ideia de como proceder, você não recorreu a um amigo que já havia passado por uma situação parecida? Ou, caso não conhecesse ninguém, não procurou por respostas na internet.

Estamos o tempo todo em busca de respostas e referências de pessoas que consideramos confiáveis. Buscamos referências que dominem os assuntos dos quais se propõem a falar e que possam nos oferecer informações devidamente apuradas.

Com certeza, você tem um assunto que você domina dentro do seu segmento. Que tal começar a produzir conteúdo sobre ele e conquistar uma posição de autoridade entre seus seguidores?

Importante: lembre-se que, para conquistar a atenção do seu público, o conteúdo produzido deve ser, antes de tudo, relevante. Isso quer dizer que você deve realizar uma pesquisa profunda sobre os seus clientes ideais e entender como eles reagem e pensam a todos os tipos de assunto.

O que o seu público alvo aspira? O que eles querem? Como você pode influenciá-los nesse processo de decisão?

 

O que você precisa fazer para conquistar a relevância do seu público:

  • Pesquise e entenda o seu público alvo: crie personas e determine qual é o tipo de cliente que se encaixa no seu público ideal, quais são seus hábitos, gênero, grau de instrução, cargo em que trabalham, principais dores, etc.
  • Identifique a imagem que a sua empresa deseja criar: você quer ser visto como o expert em determinado assunto, o que presta serviços de qualidade mais baratos, que desenvolve projetos para um tipo de público?
  • Produza conteúdo relevantes: conquiste a atenção do seu público produzindo conteúdos educativos de alto nível, que solucionem seus principais problemas e que delimitam a sua posição dentro do seu segmento. Utilize seu FacebookLinkedIn e blogs para aprofundar os conhecimentos de seus seguidores falando sobre os assuntos que você já domina.

Construindo uma identidade nas redes

 

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posicionamento de marca: construção

Já tem uma direção de posicionamento de marca definida? Ótimo! O próximo passo é construir a sua identidade nas redes sociais, para que seus seguidores se engajem com o seu conteúdo através da identificação. Planejar um branding sólido pode te ajudar nesse processo.

Mas, o que é branding?

Também conhecido como gestão de marca, o branding são as ações alinhadas ao posicionamento em marketing que você definiu, ao propósito e valores da marca, que ajudam a construir a imagem da marca na mente do cliente. Os objetivos do branding vão ainda mais além: uma boa gestão de marca é capaz de conquistar o coração do consumidor.

Em termos práticos: você já definiu a posição que deseja ocupar na mente do seu público. Agora, todas as suas ações devem estar alinhadas e comunicar exatamente essa imagem.

A construção de um bom branding envolve pesquisas profundas sobre seu negócio, seu público e seu segmento.

Mas, apesar de ser um procedimento complexo, vale à pena investir um tempo nesse processo, para unificar toda comunicação da sua empresa – desde o tipo de fotografia que você publica, até os emojis que você irá usar nas suas postagens – ou se irá usá-los ou não!

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Para começar a pensar na linguagem da sua empresa nas redes sociais, separamos algumas táticas de engajamento que costumam funcionar – mas lembre-se: não há receita pronta!

Estratégias de engajamento nas redes sociais

 

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posicionamento de marca: engajamento

  • Desperte emoções nos seus seguidores – Publique conteúdos que façam seu público sentir alguma coisa. Curiosidade, esperança, empatia. Seus seguidores estão rolando o feed de notícias, muitas vezes entediados, só esperando um gatilho de emoção capaz de chamar a atenção.
  • Faça perguntas relevantes para seu público alvo – Você pode fazer enquetes, pedir a opinião dos seus seguidores sobre questões específicas ou, até mesmo, fazer concursos e promoções.
  • Use o humor como aliado – Mas só quando vier ao caso. É sempre bom ver uma marca bem-humorada , que posta imagens engraçadas, memes, piadas, artigos cômicos, dentro do tipo de humor que seu público gosta. No entanto, tome cuidado com o exagero, caso queira que sua empresa seja levada à sério.
  • Expresse suas opiniões – Apresente seu ponto de vista sobre assuntos que estão em alta, principalmente em situações em que você se posiciona de modo oposto à maioria. Não fique com medo de receber comentários negativos – eles também contam como engajamento.
  • Atraia através do storytellingStorytelling é uma técnica de publicidade que busca envolver o consumidor através de narrativas de histórias. Você pode utilizar essa técnica e contar um pouco mais sobre você, sua trajetória, os bastidores da sua empresa. Aproveite que não limites de caracteres no Facebook, ou conte um pouco mais sobre a sua rotina através das histórias do Instagram. Seja como for, produza uma narrativa envolvente, que atraia o seu público.
  • Indique conteúdos relevantes de outras fontes – Ao indicar notícias e artigos sobre o seu segmento de outras fontes, você mostra para o seu público que a sua empresa procura se informar, e mais: deseja que seu público também se informe! Mas atenção à credibilidade das suas fontes!
  • Tenha uma presença consistente – Para que haja identificação, seus seguidores precisam sentir que a empresa está próxima, por isso, responder comentários e mensagens é imprescindível. Mantenha a sua página e o seu engajamento vivos ao mostrar que você realmente está ali e que aquele é um canal de contato direto entre você e seu público.
  • Varie os tipos e formatos de conteúdos – Não tenha medo de diversificar um pouco e testar o interesse dos seus seguidores. Você pode produzir e compartilhar conteúdos sobre diferentes assuntos (desde o aspecto pessoal da sua carreira, até vendas de produtos e serviços), em diferentes tons e com diferentes formatos de postagens (vídeos, imagens, links, etc.). Tudo com cuidado para não sair do padrão de linguagem desenvolvido em seu branding.

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  • Inclua chamadas para ação – Se você deseja que as pessoas realizem uma determinada ação, você precisa dizer para elas qual é essa ação. Tente passar informação de maneira clara e direta, mas sem soar ríspido ou desesperado. Você quer que as pessoas comentem? Convide-as para realizar comentários, mas, primeiro, certifique-se de propor um assunto relevante para que comentem.

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Lembre-se que o número de curtidas, comentários e compartilhamentos não é o mais importante dentro da análise da sua estratégia de marketing, mas representa que você está no caminho certo.

Estruturando o posicionamento da empresa e construindo um branding sólido, as pessoas verão a sua empresa da maneira como você quer que elas vejam e, além disso, se tornará muito mais próximo do seu público. E o resultado? Mais engajamento!

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Esse post foi escrito por Lucas Fonseca, CEO na agência Casa Oito Digital Intelligence, atuando há aproximadamente 10 anos em Marketing Digital, Campanhas de Mídia (PPC) e Inbound Marketing. Especialista em analisar e, efetivamente, relatar insights de dados que variam de métricas de negócio ao comportamento do usuário e desempenhos de campanhas.