As principais redes sociais para propaganda de escritório de arquitetura

Quer divulgar seu trabalho e não sabe por onde começar? Ainda não conhece as principais redes sociais para arquitetos gerarem negócio e fazerem propaganda de escritório de arquitetura?

Um bom primeiro passo é definir quais ações você pode executar no ambiente offline e no meio online, ou o mundo digital.

O marketing digital para arquitetos é uma das melhores estratégias para a divulgação da sua marca, principalmente por duas razões:

  1. O investimento é muito baixo – as principais redes sociais são totalmente gratuitas, ou seja, você nem precisa pagar para iniciar a sua presença online;
  2. Você pode medir os resultados com mais exatidão – os relatórios disponibilizados para os perfis empresariais mostram o alcance e desempenho das suas publicações e como foi a performance dos seus investimentos.

Propaganda de escritório de arquitetura nas redes sociais é um bom negócio

 

Mas, antes de começar, é preciso conhecer as melhores redes sociais para arquitetos, designers de interiores e profissionais da decoração.

Para te ajudar, listamos aqui 5 redes sociais, seus conceitos básicos e algumas dicas de conteúdo para fazer propaganda de escritório de arquitetura. Confira!

Facebook – onde todo mundo está

 

redes-sociais-para-arquitetos-facebook

Redes Sociais Para Arquitetos: Facebook

O Facebook é, sem dúvida, a ferramenta mais importante para o seu marketing digital. E o motivo é bem óbvio: é a única rede com quase 2 bilhões de usuários no mundo. É o ponto de encontro do século XXI.

Muitas vezes até mais importante que um cartão de visitas, uma boa página profissional no Facebook é uma grande oportunidade para estabelecer a identidade da sua marca, prospectar novos negócios e criar relacionamentos com o seu público através da interação.

Você provavelmente já conhece as ferramentas dos perfis pessoais, então não vai ter dificuldades para compreender as funções disponíveis nas páginas na hora de fazer propaganda de escritório de arquitetura.

A grande diferença é a possibilidade de criar anúncios segmentados para atingir as pessoas certas e gerar conteúdo interessante para captar o interesse do seu público-alvo.

Aprenda também como fazer um post perfeito no Facebook em apenas 5 passos.

Instagram – o seu diário profissional

 

redes-sociais-para-arquitetos-instagram

Redes Sociais Para Arquitetos: Instagram

A rede social com mais de 700 milhões de usuários foi adquirida pelo Facebook em 2012 e possui os melhores recursos disponíveis para trabalhar imagens – ponto-chave de qualquer projeto de design de ambientes e interiores.

O feed do Instagram é todo visual e, para você, não é preciso muito esforço para a produção de conteúdo: projetos, maquetes eletrônicas, modelos e reformas podem render boas imagens.

Você ainda pode aproveitar o Instagram para utilizá-lo de diário profissional: traçando um bom planejamento, é possível usar o Instagram Stories e o próprio feed para apresentar aos seus seguidores os bastidores das suas produções.

Uma dica é utilizar as ferramentas para Instagram e ficar de olho nas métricas. Assim você pode acompanhar o que gera mais engajamento entre os seus seguidores.

Quer bombar ainda mais no insta? Veja os 21 aplicativos que vão dar um UP no seu Instagram!

Pinterest – prospectar e inspirar!

 

redes-sociais-para-arquitetos-pinterest

Redes Sociais Para Arquitetos: Pinterest

Outra rede que é tão visual quanto o Instagram é o Pinterest e, por isso, ideal para propaganda de escritório de arquitetura. Apesar de pouco popular, a rede social é utilizada por 175 milhões de pessoas no mundo e pode ser excelente para projetar a sua marca nos resultados do Google através das suas imagens e gerar alcance de forma orgânica.

O Pinterest funciona através de painéis de imagens, que podem ser “pinados” em categorias diferentes e segmentado do jeito que você achar melhor: por tipo de projetos, públicos de interesse e até inspirações.

A rede é muito utilizada como fonte de inspiração para projetos, reformas, tutoriais e receitas. Como se fosse um grande mural online em que o usuário pode salvar seus links e imagens favoritas. Por isso, aproveite o apelo visual do seu trabalho!

Se você ainda não começou um Pinterest, baixe nosso infográfico inteiramente grátis com 10 dicas para bombar no Pinterest.

10 dicas para bombar no pinterest

LinkedIn – mostre o seu profissionalismo

 

redes-sociais-para-arquitetos-linkedin

Redes Sociais Para Arquitetos: LinkedIn

O LinkedIn é a rede social exclusiva das relações profissionais. Nele, 500 milhões de usuários (sendo 29 milhões brasileiros), oferecem e procuram oportunidades de trabalho e aprimoram o seu currículo virtual.

No momento de construir o seu networking, pense estrategicamente no seu perfil do LinkedIn: mantenha-o atualizado e com informações verídicas sempre. Se você pretende captar projetos de empresários e empreendedores, essa pode ser a rede em que o contato será o mais certeiro.

Uma outra função para o LinkedIn é a troca de experiências: conheça pessoas na sua área! Fique de olho nas empresas que essas pessoas trabalham e podem te fornecer conexões para futuros empregos.

Se você ainda não é tão familiarizado com a plataforma, confira 13 dicas de como usar o LinkedIn para empresas e fazer uma excelente propaganda de escritório de arquitetura.

YouTube – aproxime o seu público

 

Redes Sociais Para Arquitetos: Youtube

Se você ainda não vê o YouTube como uma rede social, essa é a hora de rever os seus conhecimentos sobre redes sociais. Uma das suas funcionalidades é permitir a interação entre os inscritos e os canais, através de curtidas e comentários.

Além disso, é o segundo maior buscador do mundo – só perde para o Google. Ou seja, se você quer ser visto na internet e garantir ainda mais alcance orgânico para a sua rede, um canal no YouTube pode ser uma boa pedida.

E uma dica: se você tem a possibilidade de fazer um pequeno investimento na produção de conteúdo audiovisual, não perca essa oportunidade. A área de design de interiores pode render bons vídeos de bastidores e da transformação de projetos.

Ainda não está convencido a usar o YouTube? Então confira 7 motivos para você ter um canal no YouTube. Não perca mais tempo!

Essas são as 5 principais redes sociais para arquitetos gerarem negócios atualmente. Você já deve ter percebido o potencial de cada uma delas e agora é necessário foco para começar seus esforços e gerar resultados.

Agora que você já conhece as principais redes para propaganda do seu escritório, que tal aprender a atrair mais clientes e divulgar seu trabalho? Conheça os cursos do Viva Decora PRO Academy, voltados especialmente para arquitetos e designers que almejam o sucesso.

Esse post foi escrito por Lucas Fonseca, CEO na agência Casa Oito Digital Intelligence, atuando há aproximadamente 10 anos em Marketing Digital, Campanhas de Mídia (PPC) e Inbound Marketing. Especialista em analisar e, efetivamente, relatar insights de dados que variam de métricas de negócio ao comportamento do usuário e desempenhos de campanhas.