O que é Revit? Entenda como o programa otimiza o tempo e cria projetos mais completos

O Revit é um software que revolucionou os programas de arquitetura.

Ele facilitou o desenvolvimento de projetos, trazendo mais precisão e agilidade para arquitetos e engenheiros.

Diante desse contexto, saber utilizar o Revit é um dos requisitos básicos para quem quer se destacar da concorrência e conseguir boas oportunidades no mercado.

É estudante ou profissional e quer saber mais sobre o Revit? Neste post, vamos explicar o que é o software, suas principais funcionalidades, como fazer o download e dar 3 dicas de curso de Revit. Acompanhe!

O que é Revit?

 

Revit 2019

Revit 2019

Revit é um software de arquitetura, urbanismo, engenharia e design de propriedade da Autodesk.

Ele foi criado com a tecnologia BIM (Building Information Model, traduzindo, Modelagem de Informações da Construção) e permite desenvolver projetos muito mais completos de uma forma mais rápida.

O Revit foi criado em 1997 pela Charles River Software. Em 2000, foi lançada sua primeira versão estável e, dois anos depois, a Autodesk adquiriu os direitos do software.

Além da versão para arquitetura (Revit Architecture), existem outras versões do programa:

  • Revit MEP
  • Revit Structure
  • Revit One Box
  • Revit LT

Mas, afinal, o que o Revit faz?

 

O Autodesk Revit abrange basicamente 3 áreas: arquitetura, estrutura e sistemas. Por aí, já dá pra sentir como ele é um software completo.

Com o Autodesk Revit, é possível criar a estrutura da edificação e todos os seus sistemas complementares como hidráulica, elétrica, entre outros.

O Autodesk Revit também auxilia na criação de projetos de sistemas mecânicos e engenharia estrutural.

Ou seja, o usuário consegue criar um modelo digital preciso da edificação.

Revit: precisão no projeto

Revit: precisão no projeto

Com o Revit, ao mesmo tempo em que você constrói um projeto em 2D, ele é construído automaticamente em 3D, otimizando o tempo de trabalho.

Cada elemento pode ser editado com facilidade, pois as informações são automaticamente atualizadas em todo o projeto.

Por exemplo: na imagem abaixo, a planta baixa da esquerda foi feita no Revit e a da direita, no Autocad.

No Revit, ao arrastar uma parede, ela traz todos os elementos conectados a ele (portas, janelas, etc).

Revit planta BIM com parede arrastada

Revit: planta Revit com parede arrastada (à esquerda)

Para efeito de comparação, o mesmo não acontece no Autocad, onde as linhas não ficariam conectadas ao elemento.

Revit: planta AutoCad com parede arrastada

Revit: planta AutoCad com parede arrastada

Diante desse contexto, o Revit trabalha com todos os elementos de um projeto de forma sincronizada.

Por exemplo: se um elemento X é alterado, todos que têm relação com ele também têm suas medidas atualizadas automaticamente. Além disso, os cortes e fachadas no Revit também são feitos de forma automática.

Veja também: Dúvida entre ArchiCad ou Revit? Confira nossa análise e descubra qual software é melhor para suas necessidades

O que são as famílias do Revit?

 

De acordo com o próprio Revit, família é “um grupo de elementos com um conjunto comum de propriedades de parâmetros e uma representação gráfica relacionada“.

Para que você entenda melhor, vamos dar um exemplo bem simples. Parede é uma família do Revit, e ela pode ter várias dimensões de acordo com o projeto. Essas dimensões são o que chamamos de parâmetros.

As famílias do Revit são elementos que podem ser alterados de acordo com a necessidade do projeto. Veja quais são os 3 tipos de famílias do Revit:

Famílias do sistema: são as famílias pré-definidas pelo Revit, como parede, telhado, forro, piso, guarda-corpo, rampa, escada, entre outros.

Revit: exemplo de família (parede cortina)

Revit: exemplo de família (parede cortina)

Famílias carregáveis: como o próprio nome diz, essa família do Revit pode ser carregada a partir de arquivos externos ou criada do zero. No segundo caso, o usuário pode definir os parâmetros, criando uma família no Revit personalizada.

Revit: criação de famílias

Revit: criação de famílias

Famílias no local: famílias no local são elementos únicos que o usuário pode criar de acordo com a necessidade do projeto. Elas costumam ser utilizadas em situações bem específicas, como na criação de rodapés, molduras em gesso, entre outras.

Veja também: Como agilizar projetos com 39 atalhos do Revit

Informações detalhadas sobre materiais

Outra característica do Revit é que ele possibilita incluir no projeto informações adicionais importantes, como o material que será usado na construção, o tipo de revestimento ou pintura, se possui isolamento térmico, acústico, entre outras.

Isso é possível porque tabelas de quantitativos ligadas a um banco de dados são extraídas automaticamente no Revit, fornecendo para o profissional todo o material que será usado no projeto.

Revit: tabela de materiais

Revit: tabela de materiais

Projetos colaborativos sem dor de cabeça

Revit: trabalho colaborativo

Revit: trabalho colaborativo

Quem já trabalhou em um projeto colaborativo sabe a dor de cabeça que dá quando vários profissionais estão mexendo nos arquivos ao mesmo tempo, não é mesmo?

Com o Revit, esse processo é muito mais simples. E como ele funciona?

É criado um arquivo central com a cópia original do projeto, e cada profissional trabalha com uma cópia desse arquivo armazenado em seu PC ou notebook.

O Revit verifica no arquivo central sempre que um usuário começa a trabalhar em um objeto do banco de dados para ver se outro usuário está editando o mesmo objeto.

Dessa forma, evita-se que duas pessoas façam alterações ao mesmo tempo e causem algum conflito.

Renderização incrível

Revit: imagem renderizada no 3ds Max

Revit: imagem renderizada no 3ds Max

Se a ideia é gerar belas imagens realistas, o projeto no Revit pode ser exportado para o 3ds Max, que servirá como um intermediário para uma boa renderização.

O V-Ray do 3ds Max é um dos melhores do mercado. Suas configurações ampliam a sensação de realidade com a definição da iluminação e materialidade do projeto.

O Revit também permite exportar o arquivo para outros programas, como o Autocad.

Como fazer download do Revit?

 

Se interessou em fazer o download do Revit?

Se você pesquisar no Google “Como fazer download do Revit” vai ter como resultado diversos links de sites desconhecidos.

Mas para usar a versão original do Revit, é necessário acessar o site oficial do software e escolher o plano que mais se encaixa nas suas necessidades.

Quem é assinante poder utilizar, além do Revit 2019, a versão do Revit 2017.

Revit 2017

Revit 2017

A boa notícia para quem é estudante ou professor é que o Revit oferece uma licença especial gratuita para fins educacionais. Para baixá-la, é só clicar aqui.

Revit: uso de estudante e professores

Revit: uso de estudante e professores

Onde fazer curso de Revit?

 

Revit: onde fazer cursos

Revit: onde fazer cursos

Se interessou em aprender mais sobre o software? Separamos 3 opções de curso de Revit, confira:

E aí, gostou de saber mais sobre o Revit? Aproveite para conhecer outro programa essencial para arquitetos: O que é o SketchUp e como melhorar sua apresentação de projetos