9 Tipos de Pregos Que Você Precisa Conhecer Antes de Comprar

Existem inúmeros tipos de pregos, com formas e tamanhos variados. Pregos com cabeça, pregos sem cabeça, pregos quadrados e pregos anelados são algumas das opções que podem ser encontradas no mercado. Não é á toa que muitas pessoas ficam em dúvidas sobre qual modelo de prego comprar.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo especialmente para você. Nesse post, vamos compartilhar uma lista com os 9 tipos de pregos mais usados na construção civil e marcenaria. Conheça as características e aplicações de cada um!

Qual é a função do prego?

Originado na Mesopotâmia há mais de 5 mil anos, o prego é um material versátil composto por corpo, cabeça e ponta. A cabeça achatada normalmente recebe o impacto do martelo, enquanto a ponta afiada penetra no material desejado (madeira, concreto…).

Dessa forma, os diferentes tipos de pregos existentes no mercado, respeitando as suas características de aplicação, servem para fixar elementos decorativos nas paredes (quadros, esculturas…), batente de portas e janelas, piso de madeira, rodapés, decks de madeira, cascos de embarcações e assim por diante.

Veja também: Conheça os 10 Tipos de Buchas Mais Usados e Suas Aplicações

Tipos de pregos: o prego é um material versátil composto por corpo, cabeça e ponta

1. Tipos de pregos: o prego é um material versátil composto por corpo, cabeça e ponta. Fonte: VistaCreate

Quais os tipos de pregos empregados na construção civil?

O prego adequado oferece uma fixação correta e segura entre as peças e não deixa o material rachar. Logo, diante de tantos tipos de pregos existentes no mercado é fundamental conhecer antes de comprar. Confira abaixo uma lista com os principais tipos de pregos empregados na construção civil e conheça as principais características e aplicações de cada um.

1. Tipos de pregos sem cabeça

O prego sem cabeça apresenta um corpo liso, fino e ao contrário do prego com cabeça que possui uma cabeça achatada, a cabeça desse prego possui praticamente o mesmo tamanho do seu corpo. Essa característica resulta em um acabamento mais bonito e discreto. Esses tipos de pregos sem cabeça são muito utilizados na finalização e acabamento de móveis em madeira, além de serem muito utilizados em portas, janelas, guarnições e rodapés.

Tipos de pregos: o prego sem cabeça traz um acabamento mais bonito e discreto

2. Tipos de pregos: o prego sem cabeça traz um acabamento mais bonito e discreto. Fonte: Loja do Mecânico

2. Tipos de pregos com cabeça

O prego com cabeça é um dos tipos de pregos mais conhecidos e usados. Esses tipos de pregos apresentam um corpo fino, liso e com uma ponta bem afiada. A outra ponta achatada facilita o trabalho do martelo na hora da fixação. O prego com cabeça é muito usado para fixação de objetos e elementos decorativos na parede como quadros e esculturas, além de contribuir com a montagem de móveis.

Veja também: 11 Tipos de Brocas Mais Usados: Saiba Qual Modelo Usar

O prego com cabeça é um dos tipos de pregos mais conhecidos e usados

3. O prego com cabeça é um dos tipos de pregos mais conhecidos e usados. Fonte: Loja ArcelorMittal

3. Tipos de pregos com cabeça dupla

O prego com cabeça dupla, como o próprio nome já diz, possui duas cabeças – uma logo abaixo da outra. Seu corpo é formado por essa característica para facilitar a sua retirada do material. Dessa forma, esses tipos de pregos são indicados para montar estruturas temporárias, especialmente na construção civil durante a fixação dos aprumadores, fechamento de formas e escoramento de lajes.

Pregos com cabeça dupla: esses tipos de pregos são indicados para montar estruturas temporárias

4. Pregos com cabeça dupla: esses tipos de pregos são indicados para montar estruturas temporárias. Fonte: Loja ArcelorMittal

4. Tipos de pregos anelado

O prego anelado possui corpo levemente espiralado (com pequenos anéis – por isso, o chamam de anelado) com uma das pontas afiadas e outra achatada. Esses tipos de pregos permitem maior aderência às fibras da madeira, o que resulta em encaixes mais seguros e resistentes. O prego anelado é muito indicado para trabalhos de marcenaria com madeiras maciças.

Tipos de pregos: o prego anelado é muito indicado para trabalhos de marcenaria com madeiras maciças

5. Tipos de pregos: o prego anelado é muito indicado para trabalhos de marcenaria com madeiras maciças. Fonte: Gasômetro Madeiras

5. Tipos de pregos quadrado

O prego quadrado possui corpo quadrado com uma das pontas afiadas e a outra circular e achatada. Seu formato inusitado impede que a madeira se solte do prego em decorrência da dilatação natural que pode ocorrer no material ao sofrer exposição direta ao sol e chuva. Esses tipos de pregos são muito utilizados em decks de piscinas e cascos de embarcações.

Veja também: Piscina de Alvenaria: Aprenda Como Fazer e Inspire-se com 10 Exemplos Lindos

Prego quadrado: esses tipos de pregos são muito utilizados em decks de piscinas e cascos de embarcações

6. Prego quadrado: esses tipos de pregos são muito utilizados em decks de piscinas e cascos de embarcações. Fonte: Fabricantes, Fornecedores e Produtos da China

6. Tipos de pregos para taco

O prego para taco possui um corpo liso, ponta afiada e uma cabeça em formato de “L”. Essas característica permite que esses tipos de pregos sejam usados na fixação de batentes de portas, tacos (assoalho de madeira) e pisos de madeira com maior aderência.

Veja também: Como Colocar Piso: Veja Como Instalar Laminado e Vinílico Sem Sufoco

Tipos de pregos: o prego para taco possui um corpo liso, ponta afiada e uma cabeça em formato de “L”

7. Tipos de pregos: o prego para taco possui um corpo liso, ponta afiada e uma cabeça em formato de “L”. Fonte: Ferragens e Bazar Gds

7. Tipos de pregos em U

O prego em U possui um corpo todo curvado, realmente em formato de “U”, o que o torna um dos tipos de pregos mais diferentes que existem no mercado. Além disso, ao contrário dos outros tipos de pregos, o prego em U possui as duas pontas afiadas. Essa característica permite que o prego em U seja usado para fixar arames e fios sem que eles precisem ser perfurados. Esses tipos de prego em U servem principalmente para montagem de cercas e telas de proteção, fixando e isolando fios e arames do imóvel.

Tipos de prego: o prego em U possui um corpo todo curvado, realmente em formato de U

8. Tipos de prego: o prego em U possui um corpo todo curvado, realmente em formato de U. Fonte: Fabricantes, Fornecedores e Produtos da China

8. Tipos de pregos telheiro

O prego telheiro é muito usado para fixação de telhas, ou seja, seu nome já entrega por completo a sua função. Esses tipos de pregos são fabricados em aço 100% galvanizado para evitar a corrosão do material. Apresentam corpo espiralado o que permite maior aderência das telhas, enquanto a cabeça soldada e emborrachada evita a passagem da água, o que evita possíveis infiltrações no teto. Os tipos de pregos telheiros servem para fixação de telhas de telhas de fibrocimento, zinco, alumínio e aço.

Veja também: Tipos de Chave: 9 Tipos Mais Usados e Suas Funções

Tipos de pregos: o prego telheiro é muito usado para fixação de telhas

9. Tipos de pregos: o prego telheiro é muito usado para fixação de telhas. Fonte: Mercado Lojista

9. Tipos de pregos ardox

Os tipos de pregos ardox possuem um corpo totalmente espiralado, muito similar a uma broca. Não é por menos que esses tipos de pregos são muito utilizados para trabalhos em materiais mais rígidos, como concreto e madeiras de alta densidade ou maior resistência superficial.

Tipos de pregos: os pregos ardox possuem um corpo totalmente espiralado, muito similar a uma broca

10. Tipos de pregos: os pregos ardox possuem um corpo totalmente espiralado, muito similar a uma broca. Fonte: Gasômetro Madeiras

Para que serve o prego galvanizado?

Os pregos galvanizados são pregos de ferro que receberam uma camada de proteção de outros metais para evitar a corrosão. Esses tipos de pregos galvanizados são ideais para uso em adornos, molduras e fixação externa na construção civil, uma vez que suas estruturas são bem mais resistentes à corrosão, garantindo maior durabilidade e segurança.

Agora que você já sabe quais são os tipos de pregos mais usados, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Limpeza Pós-Obra: 8 Passos Importantes e Quais Produtos Usar” e confira um texto repleto de dicas e passo a passo sobre como fazer limpeza pós-obra e quais produtos utilizar.

Comentários

comentários em "9 Tipos de Pregos Que Você Precisa Conhecer Antes de Comprar"